Realidade virtual como ferramenta de avaliação de projetos de arquitetura: uma experiência museológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Pedro Sávio Jobim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-03042021-214450/
Resumo: A Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta capaz de reproduzir um ambiente digital que pode ser experimentado de forma interativa pelo usuário, por meio do rastreio de seus movimentos. Esta pesquisa teve por objetivo expandir a compreensão das potencialidades e limitações da RV aplicadas à avaliação de projetos de Arquitetura e contribuir ao desenvolvimento de procedimentos metodológicos de avaliação de ambientes virtuais. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um conjunto de procedimentos metodológicos: Revisão Sistemática de Literatura (RSL), walkthrough, mapas comportamentais, mapas de fluxos e levantamento in situ realizado no pátio interno norte do edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para o levantamento in situ, o pátio interno norte do edifício da Pinacoteca foi modelado digitalmente e os usuários foram convidados a utilizar o Dispositivo Visualmente Acoplado (DVA) Oculus Rift para responder a um questionário de avaliação das características arquitetônicas do pátio virtual, desenvolvido a partir de questionários de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Um vídeo demonstrativo do modelo imersivo virtual está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=nbLtSsGnf0o&t=5s. O questionário visou obter a avaliação dos usuários em relação à iluminação, materialidade, dimensões, proporções, percepções de conforto e wayfinding. Após a aplicação do questionário de avaliação do espaço virtual, os usuários foram levados ao ambiente construído análogo para avaliar o nível de semelhança entre as versões virtual e construída do mesmo ambiente. Este levantamento in situ foi realizado em duas etapas: um pré-teste com a participação de 25 usuários voluntários e uma aplicação de questionários definitivos com 100 usuários. Com os resultados obtidos, foi possível perceber dois tipos de influência na percepção dos usuários em ambientes virtuais imersivos: o primeiro referente às características da modelagem do ambiente virtual, o segundo referente às características dos próprios usuários. Os usuários tiveram a avaliar as características arquitetônicas do pátio a partir da posição e ponto de vista em que se encontravam no momento da pergunta e a presença de insolação também exerceu influência considerável em suas avaliações. Em relação à avaliação comparativa entre os ambientes virtual e construído, a modelagem obteve alto grau de semelhança com o ambiente construído correlato, indicando potencial para utilização da RV como ferramenta para avaliação de projetos de arquitetura.
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Para o levantamento in situ, o pátio interno norte do edifício da Pinacoteca foi modelado digitalmente e os usuários foram convidados a utilizar o Dispositivo Visualmente Acoplado (DVA) Oculus Rift para responder a um questionário de avaliação das características arquitetônicas do pátio virtual, desenvolvido a partir de questionários de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Um vídeo demonstrativo do modelo imersivo virtual está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=nbLtSsGnf0o&t=5s. O questionário visou obter a avaliação dos usuários em relação à iluminação, materialidade, dimensões, proporções, percepções de conforto e wayfinding. Após a aplicação do questionário de avaliação do espaço virtual, os usuários foram levados ao ambiente construído análogo para avaliar o nível de semelhança entre as versões virtual e construída do mesmo ambiente. Este levantamento in situ foi realizado em duas etapas: um pré-teste com a participação de 25 usuários voluntários e uma aplicação de questionários definitivos com 100 usuários. Com os resultados obtidos, foi possível perceber dois tipos de influência na percepção dos usuários em ambientes virtuais imersivos: o primeiro referente às características da modelagem do ambiente virtual, o segundo referente às características dos próprios usuários. Os usuários tiveram a avaliar as características arquitetônicas do pátio a partir da posição e ponto de vista em que se encontravam no momento da pergunta e a presença de insolação também exerceu influência considerável em suas avaliações. Em relação à avaliação comparativa entre os ambientes virtual e construído, a modelagem obteve alto grau de semelhança com o ambiente construído correlato, indicando potencial para utilização da RV como ferramenta para avaliação de projetos de arquitetura.Virtual Reality (VR) is a tool that reproduces a digital environment which can be experienced interactively by users through the execution of their movements. This research aimed to expand the understanding of the potentials and limitations of this tool and apply the VR to the evaluation of architectural design thus contributing to the development of methodological procedures for the evaluation of immersive virtual environments. The research was developed based on a set of methodological procedures: Systematic Literature Review (SLR), walkthrough, behavioral maps, flow maps and an in situ survey carried out in the north inner atrium of the Pinacoteca do Estado de São Paulo. For in situ survey, the atrium was digitally modeled and users were invited to use the Head-Mounted Display (HMD) Oculus Rift to answer a questionnaire to evaluate the virtual atrium. A video that presents the immersive model is available at: www.youtube.com/watch?v=nbLtSsGnf0o&t=5s. The questionnaire was developed based on Post-Occupancy Evaluation (POE) examples and its main goal was to conduct a user evaluation towards lighting, materiality, dimensions, proportions, perceptions of comfort and guidance. After applying the virtual environment assessment questionnaire, users were conducted to the built atrium to assess the similarity level between the virtual and the built version of the same atrium. This in situ survey was carried out in two stages: a pre-test with 25 users and an application of consolidated questionnaires with 100 users. With the results, it was possible to detect two types of user influences in immersive virtual environments: the first type refers to the characteristics of the virtual environment model itself whereas the second refers to the personal characteristics of the users. The results show that the evaluation of the virtual atrium were directly related to the position and point of view of users at the time they answered the questions. In addition, the presence of heat stroke in the scene also results in different users\' evaluation. Comparing both virtual and built atriums, this study concludes that the immersive virtual model had a high level of similarity with the built environment. This demonstrates the potential of using VR as an assessment tool for designing buildings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrnstein, Sheila WalbeShimomura, Alessandra Rodrigues PrataPinheiro, Pedro Sávio Jobim2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-03042021-214450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-07T22:27:04Zoai:teses.usp.br:tde-03042021-214450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-07T22:27:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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