Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tácito
Data de Publicação: 1973
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-153608/
Resumo: O presente trabalho foi orientado no sentido de apresentar um estudo simplificado da análise da covariância curvilínea, com ajustamento de uma equação de regressão do segundo grau. A partir do modelo matemático yij = u + ti + rj + b1 xij + b2 x2ij + eij foram deduzidas fórmulas para determinação das estimativas dos parâmetros b1 e b2, assim também como foram deduzidas fórmulas simples para determinação das variâncias de b̂1 e b̂2 e sua covariância. A análise da covariância é apresentada de modo semelhante à da covariância linear, sendo os efeitos tratamentos + resíduo e resíduo ajustados também por meio de fórmulas de fácil execução. Os testes de hipóteses são realizados utilizando-se o método recomendado por KEMPTHORNE (1952) pelo teste de F. Como aplicação são utilizados os dados de 38 experimentos de competição de variedades de algodão e de 16 experimentos de competição de variedades de soja. São apresentadas com detalhes as análises de covariância e testes de hipóteses em dois ensaios de competição de algodão e em um ensaio de competição de variedades de soja. Finalmente são apresentadas conclusões cuja principal, pelos resultados obtidos é a de que não pode ser generalizado o ajustamento da equação de regressão linear na análise da covariância pois em 25% dos ensaios de soja e em 10% dos ensaios com algodão a regressão que se mostrou mais adequada foi a curvilínea (2º grau).
id USP_d79eb5ff4234a327c6a93122ef024b27
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-153608
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sobre um modelo quadrático para as análises de covariânciaANÁLISE DE COVARIÂNCIAMODELO QUADRÁTICOO presente trabalho foi orientado no sentido de apresentar um estudo simplificado da análise da covariância curvilínea, com ajustamento de uma equação de regressão do segundo grau. A partir do modelo matemático yij = u + ti + rj + b1 xij + b2 x2ij + eij foram deduzidas fórmulas para determinação das estimativas dos parâmetros b1 e b2, assim também como foram deduzidas fórmulas simples para determinação das variâncias de b̂1 e b̂2 e sua covariância. A análise da covariância é apresentada de modo semelhante à da covariância linear, sendo os efeitos tratamentos + resíduo e resíduo ajustados também por meio de fórmulas de fácil execução. Os testes de hipóteses são realizados utilizando-se o método recomendado por KEMPTHORNE (1952) pelo teste de F. Como aplicação são utilizados os dados de 38 experimentos de competição de variedades de algodão e de 16 experimentos de competição de variedades de soja. São apresentadas com detalhes as análises de covariância e testes de hipóteses em dois ensaios de competição de algodão e em um ensaio de competição de variedades de soja. Finalmente são apresentadas conclusões cuja principal, pelos resultados obtidos é a de que não pode ser generalizado o ajustamento da equação de regressão linear na análise da covariância pois em 25% dos ensaios de soja e em 10% dos ensaios com algodão a regressão que se mostrou mais adequada foi a curvilínea (2º grau).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNogueira, Izaias RangelSilva, Tácito1973-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-153608/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T21:14:03Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-153608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T21:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
title Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
spellingShingle Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
Silva, Tácito
ANÁLISE DE COVARIÂNCIA
MODELO QUADRÁTICO
title_short Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
title_full Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
title_fullStr Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
title_full_unstemmed Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
title_sort Sobre um modelo quadrático para as análises de covariância
author Silva, Tácito
author_facet Silva, Tácito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Izaias Rangel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tácito
dc.subject.por.fl_str_mv ANÁLISE DE COVARIÂNCIA
MODELO QUADRÁTICO
topic ANÁLISE DE COVARIÂNCIA
MODELO QUADRÁTICO
description O presente trabalho foi orientado no sentido de apresentar um estudo simplificado da análise da covariância curvilínea, com ajustamento de uma equação de regressão do segundo grau. A partir do modelo matemático yij = u + ti + rj + b1 xij + b2 x2ij + eij foram deduzidas fórmulas para determinação das estimativas dos parâmetros b1 e b2, assim também como foram deduzidas fórmulas simples para determinação das variâncias de b̂1 e b̂2 e sua covariância. A análise da covariância é apresentada de modo semelhante à da covariância linear, sendo os efeitos tratamentos + resíduo e resíduo ajustados também por meio de fórmulas de fácil execução. Os testes de hipóteses são realizados utilizando-se o método recomendado por KEMPTHORNE (1952) pelo teste de F. Como aplicação são utilizados os dados de 38 experimentos de competição de variedades de algodão e de 16 experimentos de competição de variedades de soja. São apresentadas com detalhes as análises de covariância e testes de hipóteses em dois ensaios de competição de algodão e em um ensaio de competição de variedades de soja. Finalmente são apresentadas conclusões cuja principal, pelos resultados obtidos é a de que não pode ser generalizado o ajustamento da equação de regressão linear na análise da covariância pois em 25% dos ensaios de soja e em 10% dos ensaios com algodão a regressão que se mostrou mais adequada foi a curvilínea (2º grau).
publishDate 1973
dc.date.none.fl_str_mv 1973-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-153608/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-153608/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090947900768256