Dimensões utilizadas na avaliação da qualidade organizacional dos serviços que atendem pessoas com tuberculose: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adania, Carolina Simone Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-13082021-095202/
Resumo: INTRODUÇÃO: Os serviços de saúde possuem papel central no controle da tuberculose, pois seu diagnóstico e tratamento adequado podem diminuir fortemente a mortalidade e a transmissão da doença na sociedade. A qualidade da assistência prestada é um elemento importante, desde o diagnóstico até a cura. As características organizacionais dos serviços de saúde são fundamentais para a qualidade do atendimento, no entanto são pouco estudadas. OBJETIVOS: Identificar, selecionar, avaliar criticamente e sistematizar o conhecimento científico sobre as dimensões utilizadas na avaliação da qualidade organizacional de serviços que atendem pessoas com tuberculose. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática de métodos mistos. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (via PubMed), Excerpta Medica database, Cochrane library, Web of Science, Scopus Citation Index e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Registros adicionais foram identificados através das fontes de literatura não indexada Open Gray, BMC Meeting Abstracts, BioMedCentral, Banco de Teses da Universidade de São Paulo e Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os critérios de inclusão foram tratar de ações ou indicadores do plano organizacional e comunicacional de serviços de saúde que atendem pessoas com tuberculose, que abordassem dimensões de estrutura ou de processo. Não houve restrição de idioma. Duplas de revisores independentes selecionaram artigos relevantes de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. As principais características dos estudos foram extraídas e comparadas. A qualidade dos estudos foi aferida utilizando os instrumentos Mixed Methods Appraisal Tool para os estudos primários e o Assessing the Methodological Quality of Systematic Reviews 2 para as revisões sistemáticas. RESULTADOS: Foram identificados 13.197 estudos e desses, 46 foram incluídos na análise, publicados entre 1998 e 2019. Grande parte dos estudos dedicou-se à países da África (14), Ásia (13) e América do Sul (10). Os estudos foram analisados com base no referencial metodológico de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, e as informações coletadas foram agrupadas em três dimensões: Assistência ao paciente, gerenciamento técnico e disponibilidade de recursos. Quinze artigos abordaram questões relativas às três dimensões e nove abordaram apenas uma. A maior parte das evidências era relacionada ao domínio assistência ao paciente, identificada em 38 estudos. A dimensão recursos esteve presente em 34, e gerenciamento técnico, em 27 estudos. CONCLUSÃO: Esta revisão sistemática acrescenta informações sobre como a qualidade organizacional é avaliada nos serviços de saúde que atendem pessoas com TB, e contribui com o desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de referência em tuberculose, visando o aprimoramento da organização assistencial e gerencial dos desses serviços no SUS
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spelling Dimensões utilizadas na avaliação da qualidade organizacional dos serviços que atendem pessoas com tuberculose: uma revisão sistemáticaDimensions used in the evaluations of tuberculosis care services: a systematic reviewAvaliação em saúdeGestão em saúdeHealth evaluationHealth managementHealth services researchPesquisa sobre serviços de saúdeQualidade da assistência à saúdeQuality of health careRevisão sistemáticaSystematic reviewTuberculoseTuberculosisINTRODUÇÃO: Os serviços de saúde possuem papel central no controle da tuberculose, pois seu diagnóstico e tratamento adequado podem diminuir fortemente a mortalidade e a transmissão da doença na sociedade. A qualidade da assistência prestada é um elemento importante, desde o diagnóstico até a cura. As características organizacionais dos serviços de saúde são fundamentais para a qualidade do atendimento, no entanto são pouco estudadas. OBJETIVOS: Identificar, selecionar, avaliar criticamente e sistematizar o conhecimento científico sobre as dimensões utilizadas na avaliação da qualidade organizacional de serviços que atendem pessoas com tuberculose. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática de métodos mistos. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (via PubMed), Excerpta Medica database, Cochrane library, Web of Science, Scopus Citation Index e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Registros adicionais foram identificados através das fontes de literatura não indexada Open Gray, BMC Meeting Abstracts, BioMedCentral, Banco de Teses da Universidade de São Paulo e Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os critérios de inclusão foram tratar de ações ou indicadores do plano organizacional e comunicacional de serviços de saúde que atendem pessoas com tuberculose, que abordassem dimensões de estrutura ou de processo. Não houve restrição de idioma. Duplas de revisores independentes selecionaram artigos relevantes de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. As principais características dos estudos foram extraídas e comparadas. A qualidade dos estudos foi aferida utilizando os instrumentos Mixed Methods Appraisal Tool para os estudos primários e o Assessing the Methodological Quality of Systematic Reviews 2 para as revisões sistemáticas. RESULTADOS: Foram identificados 13.197 estudos e desses, 46 foram incluídos na análise, publicados entre 1998 e 2019. Grande parte dos estudos dedicou-se à países da África (14), Ásia (13) e América do Sul (10). Os estudos foram analisados com base no referencial metodológico de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, e as informações coletadas foram agrupadas em três dimensões: Assistência ao paciente, gerenciamento técnico e disponibilidade de recursos. Quinze artigos abordaram questões relativas às três dimensões e nove abordaram apenas uma. A maior parte das evidências era relacionada ao domínio assistência ao paciente, identificada em 38 estudos. A dimensão recursos esteve presente em 34, e gerenciamento técnico, em 27 estudos. CONCLUSÃO: Esta revisão sistemática acrescenta informações sobre como a qualidade organizacional é avaliada nos serviços de saúde que atendem pessoas com TB, e contribui com o desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de referência em tuberculose, visando o aprimoramento da organização assistencial e gerencial dos desses serviços no SUSINTRODUCTION: The health services have a central role in the tuberculosis control. The appropriate treatment of the tuberculosis can strongly decrease mortality and transmission of the disease in society. The quality of the care provided is an important element, since the diagnosis until the cure. The organizational characteristics of the care facilities are critical to the quality of care, however, they are little studied. OBJECTIVES: This study aims to identify, select, evaluate and systematize scientific knowledge which has been produced around organizational quality of facilities that diagnose and treat tuberculosis. METHODOLOGY: A mixed method systematic review of the literature was applied. The search was conducted in the electronic databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (on PubMed), Excerpta Medica database, Cochrane library, Web of Science, Scopus Citation Index and Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Additional records were identified through nonindexed sources Open Gray and BMC Meeting Abstracts, BioMedCentral, Digital Library of Theses and Dissertations of the University of São Paulo and Thesis Catalog of the Brazilian Ministry of Education. The inclusion criteria were to deal with actions or indicators of the organizational and communicational scope of health services that serve people with tuberculosis, which addressed dimensions of structure or process. There was no language restriction. Pairs of independent reviewers selected relevant articles according to inclusion and exclusion criteria. The main characteristics of the studies were extracted and compared. The quality assessment used the Mixed Methods Appraisal Tool for primary studies and AMSTAR 2 for systematic reviews. RESULTS: The search resulted in 13.197 identified studiens and 46 included studies published between 1998 and 2019. Most of the studies were conducted in Africa (14), Asia (13) and South America (10). The studies were analyzed based on the methodological framework for assessing the quality of health services. The information collected was grouped into three dimensions: Patient care, Technical Management and Availability of Resources. Fifteen articles addressed issues related to the three dimensions and nine addressed only one. Most of the evidence was related to the patient care dimension, identified in 38 studies. The Availability of Resources dimension was presente in 34 and Technical Management in 27 studies. CONCLUSION: This systematic review adds information on how organizational quality is assessed in tuberculosis health services. Also, it contributes to the development and validation of a methodology for the evaluation of reference services in tuberculosis, for the improvement of the organization of assistance and management of health services that assist people with tuberculosis in Brazilian Health SystemBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNemes, Maria Ines BaptistellaAdania, Carolina Simone Souza2021-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-13082021-095202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T12:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-13082021-095202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T12:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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