O Clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-19102022-165928/ |
Resumo: | O presente estudo investiga o Clube de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), de modo a identificar como este se constitui em um espaço de aprendizagem da docência. A fundamentação teórica da pesquisa tem como referências principais a teoria histórico-cultural desenvolvida por Vygotsky e uma de suas vertentes, a teoria da atividade, proposta por Leontiev. Este estudo respalda-se, também, nos pressupostos teóricos e metodológicos da atividade orientadora de ensino, tal como defende Moura. A questão que move esta pesquisa é: Quais as contribuições do Clube de Matemática para a aprendizagem inicial de professores? Para a produção de dados da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre pesquisas que utilizam a mesma perspectiva teórica para investigação de formação docente, em espaços considerados como Clube de Matemática, onde são desenvolvidas propostas de formação inicial de professores; questionários respondidos por um grupo de estagiários; gravações das reuniões de preparação coletiva de situações de ensino, leitura e análise dos relatórios finais produzidos pelos estagiários e das teses e dissertações que utilizaram o Clube de Matemática como campo de pesquisa. Os dados são apresentados a partir da constituição de isolados na perspectiva de Caraça. Parte deles será composta por episódios de formação, descritos por Moura e formados pelos elementos constituintes do pensamento teórico: reflexão, análise e plano interior das ações. Outro isolado ocupa-se do estudo e da verificação das manifestações das pesquisas sobre a formação de professores e dos relatórios finais dos estagiários do Clube que se revelam por meio de nuvem de palavras. Da análise dos dados foi possível concluir que o Clube de Matemática se constitui como um espaço de aprendizagem da docência, pois possibilita ao futuro professor a compreensão do modo geral de sua atividade: o ensino. Foram encontrados indicadores do que deve estar presente em um espaço de formação, para que este se constitua como um espaço de aprendizagem docente. Pretende-se, dessa forma, a partir dos resultados da pesquisa, contribuir para que a criação de espaços onde ocorrem a formação de professores à semelhança do que se investiga possa respaldar-se nas orientações deduzidas de nossa investigação, tanto nos Clubes já existentes no Brasil, como quiçá nos que venham a ser criados em outros centros de formação de professores. |
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O Clube de Matemática como espaço de aprendizagem da docênciaThe Mathematics Club as an environment to learn teachingActivity theoryAtividade orientadora de ensinoClube de MatemáticaFormação inicial de professoresHistorical-cultural theoryInitial teacher´s trainingTeaching guidance activity, Mathematics ClubTeoria da atividadeTeoria histórico-culturalO presente estudo investiga o Clube de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), de modo a identificar como este se constitui em um espaço de aprendizagem da docência. A fundamentação teórica da pesquisa tem como referências principais a teoria histórico-cultural desenvolvida por Vygotsky e uma de suas vertentes, a teoria da atividade, proposta por Leontiev. Este estudo respalda-se, também, nos pressupostos teóricos e metodológicos da atividade orientadora de ensino, tal como defende Moura. A questão que move esta pesquisa é: Quais as contribuições do Clube de Matemática para a aprendizagem inicial de professores? Para a produção de dados da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre pesquisas que utilizam a mesma perspectiva teórica para investigação de formação docente, em espaços considerados como Clube de Matemática, onde são desenvolvidas propostas de formação inicial de professores; questionários respondidos por um grupo de estagiários; gravações das reuniões de preparação coletiva de situações de ensino, leitura e análise dos relatórios finais produzidos pelos estagiários e das teses e dissertações que utilizaram o Clube de Matemática como campo de pesquisa. Os dados são apresentados a partir da constituição de isolados na perspectiva de Caraça. Parte deles será composta por episódios de formação, descritos por Moura e formados pelos elementos constituintes do pensamento teórico: reflexão, análise e plano interior das ações. Outro isolado ocupa-se do estudo e da verificação das manifestações das pesquisas sobre a formação de professores e dos relatórios finais dos estagiários do Clube que se revelam por meio de nuvem de palavras. Da análise dos dados foi possível concluir que o Clube de Matemática se constitui como um espaço de aprendizagem da docência, pois possibilita ao futuro professor a compreensão do modo geral de sua atividade: o ensino. Foram encontrados indicadores do que deve estar presente em um espaço de formação, para que este se constitua como um espaço de aprendizagem docente. Pretende-se, dessa forma, a partir dos resultados da pesquisa, contribuir para que a criação de espaços onde ocorrem a formação de professores à semelhança do que se investiga possa respaldar-se nas orientações deduzidas de nossa investigação, tanto nos Clubes já existentes no Brasil, como quiçá nos que venham a ser criados em outros centros de formação de professores.This study investigates the Mathematics Club of the School of Education of Universidade de São Paulo (FEUSP), in order to identify how it provides an environment to learn teaching. The theoretical foundation of the research has as main references the cultural-historical theory developed by Vygotsky and one of its aspects, the activity theory, proposed by Leontiev. We also based our study on the theoretical and methodological assumptions of the teaching guidance activity, as defended by Moura. One main issue led to this research: what are the contributions of the Mathematics Club to teachers\' initial learning? The production of research data involved several activities: A bibliographic survey of researches that use the same theoretical perspective to investigate teacher training, in environments considered to belong to the Mathematics Club, in which proposals for initial teacher´s training are developed. Questionnaires answered by a group of interns. Recordings of collective preparation meetings for teaching activities. Reading and analysis of the final reports produced by the interns, as well as theses and dissertations that used the Mathematics Club as a research field. We present the data in accordance with Caraça, B. J.\'s definition of isolate composition. Some of the data are \"educational episodes,\" as described by Moura, and these are the constituent elements of theoretical thinking: reflection, analysis, and the inner plan of actions. Another isolate deals with the study and verification of word clouds, based on research on teacher training and the final reports of the club\'s interns. From the data analysis, it was possible to conclude that the Mathematics Club is an environment to learn teaching, as it allows the future teacher to understand the general mode of organization of his activity, which is teaching. We identified indicators of what should be present in a training environment, so that it becomes suitable for learning teaching. Therefore, from the results of the research, we intend to contribute to the creation of environments where the formation of teachers takes place, similar to the one we investigated. These can be supported by the guidelines deduced from our investigation, both the Clubs that already exist in Brazil and perhaps those that will be created in other teacher training centers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deSchuck, Daniela Grätner2022-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-19102022-165928/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-20T21:19:31Zoai:teses.usp.br:tde-19102022-165928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-20T21:19:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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