O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiaretti, Maria Leite
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-05092019-111047/
Resumo: A Tese examina o processo de criação e a forma final de filmes realizados por Jacques Rivette e John Cassavetes, entre 1968 e 1978, cuja invenção repousa numa poética da instabilidade. A partir de uma discussão mais abrangente das relações entre o método inaugurado pelos cineastas e a fronteira que ele instaura do cinema com outros campos, sobretudo o teatro, procedemos então às análises que confrontam dois pares de filmes: L\'Amour fou (Rivette, 1968) e A Woman Under The Influence (Cassavetes, 1974) e, em seguida, Out 1: noli me tangere (Rivette, 1970) e Opening Night (Cassavetes, 1978). Nesta abordagem comparativa, atentaremos para o modo pelo qual o estilo instável dos filmes prolonga, duplica e desdobra realidades dramatúrgicas igualmente instáveis, que eles tenderam a privilegiar. Para tanto, o estilo se deixa contaminar pelo happening, pela improvisação e pela teatralidade, radicalizando assim um impulso de experimentação permanente na obra de Rivette e Cassavetes, que lhe confere um lugar de destaque no cinema moderno.
id USP_d949204784f7079b22d738a1cf68b4f9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092019-111047
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade-Análise comparadaComparative analysishappeningimprovisaçãoimprovisationinstabilidadeinstabilityJacques RivetteJacques RivetteJohn CassavetesJohn Cassavetesteatralidadeteatrotheater, happeningtheatricalityA Tese examina o processo de criação e a forma final de filmes realizados por Jacques Rivette e John Cassavetes, entre 1968 e 1978, cuja invenção repousa numa poética da instabilidade. A partir de uma discussão mais abrangente das relações entre o método inaugurado pelos cineastas e a fronteira que ele instaura do cinema com outros campos, sobretudo o teatro, procedemos então às análises que confrontam dois pares de filmes: L\'Amour fou (Rivette, 1968) e A Woman Under The Influence (Cassavetes, 1974) e, em seguida, Out 1: noli me tangere (Rivette, 1970) e Opening Night (Cassavetes, 1978). Nesta abordagem comparativa, atentaremos para o modo pelo qual o estilo instável dos filmes prolonga, duplica e desdobra realidades dramatúrgicas igualmente instáveis, que eles tenderam a privilegiar. Para tanto, o estilo se deixa contaminar pelo happening, pela improvisação e pela teatralidade, radicalizando assim um impulso de experimentação permanente na obra de Rivette e Cassavetes, que lhe confere um lugar de destaque no cinema moderno.This thesis examines both Jacques Rivette\'s and John Cassavetes\' creative processes, as well as the final cinematic forms of films they made between 1968 and 1978. The invention on their films rests on the poetics of instability. Starting from a more general discussion which examines the relationship between their original methods and the correlated connections they establish with other artistic fields, mainly the theater, we proceed to analyze the similarities and differences presented by two pairs of films: L\'Amour fou (Rivette, 1968) and A Woman Under The Influence (Cassavetes, 1974); Out 1: noli me tangere (Rivette, 1970) and Opening Night (Cassavetes, 1978). Through a comparative approach, we will observe the way the unstable style of films prolongs, duplicates, and equally unfolds unstable dramaturgical realities that they tended to privilege. In order to accomplish our task we will focus on the forms by which these films allow themselves to be contaminated by the \"happening\", by improvisation and by theatricality. Radicalizing their impulse of permanent experimentation, Rivette and Cassavetes managed to acquire a prominent position in modern cinema.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPXavier, Ismail NorbertoChiaretti, Maria Leite2019-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-05092019-111047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:37:04Zoai:teses.usp.br:tde-05092019-111047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
-
title O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
spellingShingle O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
Chiaretti, Maria Leite
Análise comparada
Comparative analysis
happening
improvisação
improvisation
instabilidade
instability
Jacques Rivette
Jacques Rivette
John Cassavetes
John Cassavetes
teatralidade
teatro
theater, happening
theatricality
title_short O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
title_full O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
title_fullStr O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
title_full_unstemmed O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
title_sort O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade
author Chiaretti, Maria Leite
author_facet Chiaretti, Maria Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Ismail Norberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiaretti, Maria Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Análise comparada
Comparative analysis
happening
improvisação
improvisation
instabilidade
instability
Jacques Rivette
Jacques Rivette
John Cassavetes
John Cassavetes
teatralidade
teatro
theater, happening
theatricality
topic Análise comparada
Comparative analysis
happening
improvisação
improvisation
instabilidade
instability
Jacques Rivette
Jacques Rivette
John Cassavetes
John Cassavetes
teatralidade
teatro
theater, happening
theatricality
description A Tese examina o processo de criação e a forma final de filmes realizados por Jacques Rivette e John Cassavetes, entre 1968 e 1978, cuja invenção repousa numa poética da instabilidade. A partir de uma discussão mais abrangente das relações entre o método inaugurado pelos cineastas e a fronteira que ele instaura do cinema com outros campos, sobretudo o teatro, procedemos então às análises que confrontam dois pares de filmes: L\'Amour fou (Rivette, 1968) e A Woman Under The Influence (Cassavetes, 1974) e, em seguida, Out 1: noli me tangere (Rivette, 1970) e Opening Night (Cassavetes, 1978). Nesta abordagem comparativa, atentaremos para o modo pelo qual o estilo instável dos filmes prolonga, duplica e desdobra realidades dramatúrgicas igualmente instáveis, que eles tenderam a privilegiar. Para tanto, o estilo se deixa contaminar pelo happening, pela improvisação e pela teatralidade, radicalizando assim um impulso de experimentação permanente na obra de Rivette e Cassavetes, que lhe confere um lugar de destaque no cinema moderno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-05092019-111047/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-05092019-111047/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090418925633536