Elementos motivadores e inibidores no comportamento de compra no varejo online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissaro, Renato Cortopassi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06102009-154348/
Resumo: O crescimento da Internet ao longo dos últimos anos como canal de vendas e canal de relacionamento entre as empresas e seus consumidores acabou por torná-la uma das principais apostas das grandes redes de varejo para a expansão dos negócios e aumento de sua performance operacional. Dentro deste contexto, o objetivo desta dissertação é contribuir à formação do conhecimento na área pesquisando o comportamento do comprador online brasileiro, especificamente alguns dos elementos motivadores e inibidores de compra, além de outros aspectos relacionados à frequência de compra, satisfação com o meio e indicadores demográficos. Para cumprir tais objetivos, foi realizada uma revisão bibliográfica passando pela literatura acerca de comportamento do consumidor e de estudos empíricos voltados especificamente à área de Internet. Complementarmente, foi conduzida uma pesquisa de campo quantitativa com 238 usuários de Internet brasileiros, visando contrapor os resultados às referências teóricas pesquisadas. Os resultados do estudo apontam a existência de diferentes níveis de importância entre os elementos determinantes do meio de compra (a destacar os fatores de preço e facilidade de acesso), além de identificar relações significativas positivas entre a intensidade de uso da Internet e a quantidade de compras realizadas online; e também entre a satisfação com as compras online e a intenção de realização de compras futuras pelo meio.
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