A educação de pessoas idosas na cidade de São Paulo: políticas e programas educacionais em Ermelino Matarazzo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-04122023-123941/ |
Resumo: | A pesquisa se inscreve no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e empreende estudo na educação de pessoas idosas no distrito de Ermelino Matarazzo, situado na zona leste do município de São Paulo. Motivada pela constatação dos dados demográficos e educacionais da Pesquisa Nacional por Domicílios (PNAD) de 2019 que confirmam a intensificação do envelhecimento populacional e que evidenciam o maior índice de analfabetismo e de baixa escolarização da população idosa, este trabalho objetiva evidenciar o papel assumido pelo Estado na promoção de políticas públicas voltadas para a educação das pessoas idosas, bem como identificar e analisar as principais lógicas político-pedagógicas de programas educacionais que os idosos podem aceder. A opção por um distrito periférico de São Paulo deve-se à compreensão de que a problemática de estudo se acentua na maior cidade da América Latina, já que a mesma abriga um grande número de pessoas idosas e possui uma história de desigualdade territorial que influencia a oferta educativa (CATELLI JR; DI PIERRO; GIROTTO, 2019). A metodologia qualitativa utilizada para compreender o fenômeno de estudo no contexto de sobreposição de desigualdades da periferia paulistana baseia-se no Estudo de Caso Comparativo proposto Bartlett e Vavrus (2017). Para tanto, foram selecionadas quatro unidades da EJA que atendem a população idosa em Ermelino Matarazzo, sendo uma escola estadual, uma escola municipal, um centro integrado de EJA, e uma unidade do Movimento de Alfabetização. Por se tratar de uma pesquisa multissituada e multiescalar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, grupos focais com professores e entrevistas e aplicação de questionários com alunos idosos, totalizando uma amostra de 40 participantes. Os dados coletados foram organizados de acordo com a unidade temática prevista na Análise Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados indicam que as contribuições teóricas da Gerontologia e as legislações que tratam da educação de pessoas idosas são pouco conhecidas pelos profissionais das redes estadual e municipal de educação, e que as formações continuadas ofertadas por estas redes aos seus professores e gestores não abordaram a temática do envelhecimento. Os dados evidenciaram que na visão dos professores os alunos idosos são os mais frequentes e comprometidos, e que na visão dos alunos as formas de atendimento da EJA com abordagens pedagógicas mais diversificadas e com maior flexibilidade da carga horária atendem melhor as suas necessidades. Além disso, os conflitos geracionais relatados pelos alunos se mostraram mais recorrentes nas ofertas da EJA em que as metodologias são mais próximas à abordagem tradicional de ensino e em que os professores possuem condições de trabalho mais precárias. Concluiu-se que apesar do reconhecimento do direito à educação de pessoas idosas estar previsto em diferentes legislações, as especificidades educacionais deste grupo etário não têm sido contempladas na oferta pública restrita às oportunidades de alfabetização e de elevação da escolaridade, normalmente desenvolvida pela visão compensatória da EJA e pelo princípio de aceleração de estudos (DI PIERRO, 2017), sendo recomendável a produção de políticas públicas intersetoriais que constituam um sistema de Educação ao Longo da Vida para pessoas jovens, adultas e idosas. |
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A educação de pessoas idosas na cidade de São Paulo: políticas e programas educacionais em Ermelino MatarazzoThe education of elderly people in the city of São Paulo: educational policies and programs in Ermelino MatarazzoAdult EducationEducação de jovens e adultosEducação na terceira idadeEducação permanenteEducation of the Third AgeLifelong EducationSão Paulo (Municipality)São Paulo (Município)A pesquisa se inscreve no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e empreende estudo na educação de pessoas idosas no distrito de Ermelino Matarazzo, situado na zona leste do município de São Paulo. Motivada pela constatação dos dados demográficos e educacionais da Pesquisa Nacional por Domicílios (PNAD) de 2019 que confirmam a intensificação do envelhecimento populacional e que evidenciam o maior índice de analfabetismo e de baixa escolarização da população idosa, este trabalho objetiva evidenciar o papel assumido pelo Estado na promoção de políticas públicas voltadas para a educação das pessoas idosas, bem como identificar e analisar as principais lógicas político-pedagógicas de programas educacionais que os idosos podem aceder. A opção por um distrito periférico de São Paulo deve-se à compreensão de que a problemática de estudo se acentua na maior cidade da América Latina, já que a mesma abriga um grande número de pessoas idosas e possui uma história de desigualdade territorial que influencia a oferta educativa (CATELLI JR; DI PIERRO; GIROTTO, 2019). A metodologia qualitativa utilizada para compreender o fenômeno de estudo no contexto de sobreposição de desigualdades da periferia paulistana baseia-se no Estudo de Caso Comparativo proposto Bartlett e Vavrus (2017). Para tanto, foram selecionadas quatro unidades da EJA que atendem a população idosa em Ermelino Matarazzo, sendo uma escola estadual, uma escola municipal, um centro integrado de EJA, e uma unidade do Movimento de Alfabetização. Por se tratar de uma pesquisa multissituada e multiescalar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, grupos focais com professores e entrevistas e aplicação de questionários com alunos idosos, totalizando uma amostra de 40 participantes. Os dados coletados foram organizados de acordo com a unidade temática prevista na Análise Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados indicam que as contribuições teóricas da Gerontologia e as legislações que tratam da educação de pessoas idosas são pouco conhecidas pelos profissionais das redes estadual e municipal de educação, e que as formações continuadas ofertadas por estas redes aos seus professores e gestores não abordaram a temática do envelhecimento. Os dados evidenciaram que na visão dos professores os alunos idosos são os mais frequentes e comprometidos, e que na visão dos alunos as formas de atendimento da EJA com abordagens pedagógicas mais diversificadas e com maior flexibilidade da carga horária atendem melhor as suas necessidades. Além disso, os conflitos geracionais relatados pelos alunos se mostraram mais recorrentes nas ofertas da EJA em que as metodologias são mais próximas à abordagem tradicional de ensino e em que os professores possuem condições de trabalho mais precárias. Concluiu-se que apesar do reconhecimento do direito à educação de pessoas idosas estar previsto em diferentes legislações, as especificidades educacionais deste grupo etário não têm sido contempladas na oferta pública restrita às oportunidades de alfabetização e de elevação da escolaridade, normalmente desenvolvida pela visão compensatória da EJA e pelo princípio de aceleração de estudos (DI PIERRO, 2017), sendo recomendável a produção de políticas públicas intersetoriais que constituam um sistema de Educação ao Longo da Vida para pessoas jovens, adultas e idosas.The research study the field of Adult Education (EA) and undertakes a study on the education of elderly people in the district of Ermelino Matarazzo, located in the east zone of the city of São Paulo. Motivated by the observation of demographic and educational data from the 2019 National Household Survey (PNAD) that confirm the intensification of population aging and that highlight the highest rate of illiteracy and low education among the elderly population, this research aims to highlight the role assumed by the State in promoting public policies aimed at the education of elderly people, as well as identifying and analyzing the main political-pedagogical logics of educational programs that elderly people can access. The option for a peripheral district of São Paulo is due to the understanding that a study problem is accentuated in the largest city in Latin America, as it is home to a large number of elderly people and has a history of territorial inequality that influences the educational offer (CATELLI JR; DI PIERRO; GIROTTO, 2019). A qualitative methodology used to understand the characteristics of the study in the context of overlapping inequalities in the outskirts of São Paulo is based on the Comparative Case Study proposed by Bartlett and Vavrus (2017). To this end, four EJA units that serve the elderly population in Ermelino Matarazzo were selected, being a State School, a Municipal School, an Integrated EJA Center, and a Literacy Movement Unit. To be a multi-sited and multi-scale research, semi-structured interviews were carried out with managers, focus groups with teachers and interviews and questionnaires with elderly students, totaling a sample of 40 participants. The data collected was organized according to the thematic unit provided for in the Content Analysis (BARDIN, 2009). The results indicate that the theoretical contributions of Gerontology and the legislation that deal with the education of elderly people are little known by professionals in state and municipal education networks, and that the continued training offered by these networks to their teachers and managers did not address the aging theme. The data showed that the teachers\' view of elderly students is the most frequent and committed, and that the students\' view of EJA\'s forms of service with more offered pedagogical approaches and greater flexibility in workload better meet their needs. Furthermore, the generational conflicts reported by students were more recurrent in EJA offers where the methodologies are closer to the traditional teaching approach and where teachers have more precarious working conditions. It is concluded that despite the recognition of the right to education for elderly people being provided for in different legislation, the educational specificities of this age group have not been included in the public offer restricted to opportunities for literacy and increased education, normally elaborated by the compensatory vision of EJA and the principle of acceleration studies (DI PIERRO, 2017), Therefore, it is recommended to produce intersectoral public policies that constitute a Permanent Education system for young people, adults and the elderly.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPierro, Maria Clara diPereira, Marcelo Dante2023-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-04122023-123941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-06T21:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122023-123941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-06T21:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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