\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11032019-134328/ |
Resumo: | Esta tese reflete sobre as inquietações decorrentes da entrada e da presença, no ensino superior, de estudantes indígenas Tenetehara/Guajajara, povo Tupi-Guarani localizado na Amazônia Oriental no estado do Maranhão. É pela via etnográfica que este trabalho se constitui, através da observação participante, conversas informais e entrevistas, documentos, leis, portarias e resoluções referentes ao ensino superior para indígenas. A tese analisa duas experiências vivenciadas pelos índios: a primeira, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), e a segunda vivenciada no curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A partir dessas experiências, reflexões sobre indianidade, guerra, cultura com aspas são realizadas no presente trabalho. |
id |
USP_da10bceea4c6ce4885157658318f5ea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11032019-134328 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão\'The Pen is our Borduna\': an ethnographic study on the Tenetehara / Guajajara indigenous experiences in higher education in Maranhão.Affirmative policiesCultura com aspasCulture with quotation marksEnsino superior indígenaEthnographyEtnografiaIndigenous higher educationPolíticas afirmativasTenetehara / GuajajaraTenetehara/GuajajaraEsta tese reflete sobre as inquietações decorrentes da entrada e da presença, no ensino superior, de estudantes indígenas Tenetehara/Guajajara, povo Tupi-Guarani localizado na Amazônia Oriental no estado do Maranhão. É pela via etnográfica que este trabalho se constitui, através da observação participante, conversas informais e entrevistas, documentos, leis, portarias e resoluções referentes ao ensino superior para indígenas. A tese analisa duas experiências vivenciadas pelos índios: a primeira, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), e a segunda vivenciada no curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A partir dessas experiências, reflexões sobre indianidade, guerra, cultura com aspas são realizadas no presente trabalho.This thesis reflects on the concerns about the entrance and presence in higher education of Tenetehara / Guajajara indigenous students, Tupi-Guarani people located in the Eastern Amazon in the state of Maranhão. It is through the ethnographic way that this work constitutes, through participant observation, informal conversations and interviews, documents, laws, ordinances and resolutions concerning higher education for indigenous people. The thesis analyzes two experiences lived by the Indians: the first, at the Federal University of Maranhão (UFMA), and the second one experienced in the Intercultural Licentiate course for Indigenous Teachers of Basic Education by the State University of Maranhão (UEMA). From these experiences, reflections on indianity, war, culture with quotation marks are carried out in the present work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoisés, Beatriz PerroneOliveira, Ana Caroline Amorim2018-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11032019-134328/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-11032019-134328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão \'The Pen is our Borduna\': an ethnographic study on the Tenetehara / Guajajara indigenous experiences in higher education in Maranhão. |
title |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
spellingShingle |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão Oliveira, Ana Caroline Amorim Affirmative policies Cultura com aspas Culture with quotation marks Ensino superior indígena Ethnography Etnografia Indigenous higher education Políticas afirmativas Tenetehara / Guajajara Tenetehara/Guajajara |
title_short |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
title_full |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
title_fullStr |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
title_full_unstemmed |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
title_sort |
\'A Caneta é nossa Borduna\': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão |
author |
Oliveira, Ana Caroline Amorim |
author_facet |
Oliveira, Ana Caroline Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moisés, Beatriz Perrone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Caroline Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Affirmative policies Cultura com aspas Culture with quotation marks Ensino superior indígena Ethnography Etnografia Indigenous higher education Políticas afirmativas Tenetehara / Guajajara Tenetehara/Guajajara |
topic |
Affirmative policies Cultura com aspas Culture with quotation marks Ensino superior indígena Ethnography Etnografia Indigenous higher education Políticas afirmativas Tenetehara / Guajajara Tenetehara/Guajajara |
description |
Esta tese reflete sobre as inquietações decorrentes da entrada e da presença, no ensino superior, de estudantes indígenas Tenetehara/Guajajara, povo Tupi-Guarani localizado na Amazônia Oriental no estado do Maranhão. É pela via etnográfica que este trabalho se constitui, através da observação participante, conversas informais e entrevistas, documentos, leis, portarias e resoluções referentes ao ensino superior para indígenas. A tese analisa duas experiências vivenciadas pelos índios: a primeira, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), e a segunda vivenciada no curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A partir dessas experiências, reflexões sobre indianidade, guerra, cultura com aspas são realizadas no presente trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11032019-134328/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11032019-134328/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090608805969920 |