As confluências das escolhas de representações de notações musicais de crianças como material didático no ensino de música infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112024-124308/ |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir sobre como as crianças do Projeto Guri Regional São Carlos elaboram e interpretam partituras não convencionais, ou notação analógica (França, 2010; Brito, 2011). As crianças do curso Iniciação Musical foram incentivadas a compor músicas e depois notá-las, para que os colegas pudessem posteriormente executá-las e notá-las também. O principal objetivo deste projeto é verificar as similaridades entre as notações e interpretações das composições das crianças (Schafer, 2011, Boal Palheiros, 2011; Moreira, 2019). Para isso, é necessário entender as características dessas produções a partir da psicologia do desenho infantil e da educação (Marino, 1957; Iavelberg, 2013; Iavelberg, 1993; Meridieu, 1974; Padilha, 1990, Luquet, 1927), entendê-las como notação musical (Salles, 1996; Lino, 1998, Furlan, 2007), e as características das interpretações a partir dos desenhos (Zagonel,1991; Beineke, 2009). Para a análise das produções e dos diferentes elementos contidos nessas partituras, uma proposta de pesquisa qualitativa e detalhada deve ser considerada (Bardin, 1997; Ludke e Andre, 1986). Essa pesquisa pretende também gerar discussões entre a equipe educacional do Projeto Guri para ampliar o leque de conteúdos e atividades no curso de Iniciação Musical, proporcionar mais momentos de criação por parte das crianças e utilizar as próprias produções dos alunos como base do processo de ensino e aprendizagem, colocando a criança como centro da educação musical (Brito, 2011, 2019; Fonterrada, 2008). |
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As confluências das escolhas de representações de notações musicais de crianças como material didático no ensino de música infantil-Analog notationChild drawingChildren's notationCriação musicalDesenho infantilGênes da notaçãoGenesis of notationMusical creationNotação analógicaNotação de criançasEste trabalho pretende discutir sobre como as crianças do Projeto Guri Regional São Carlos elaboram e interpretam partituras não convencionais, ou notação analógica (França, 2010; Brito, 2011). As crianças do curso Iniciação Musical foram incentivadas a compor músicas e depois notá-las, para que os colegas pudessem posteriormente executá-las e notá-las também. O principal objetivo deste projeto é verificar as similaridades entre as notações e interpretações das composições das crianças (Schafer, 2011, Boal Palheiros, 2011; Moreira, 2019). Para isso, é necessário entender as características dessas produções a partir da psicologia do desenho infantil e da educação (Marino, 1957; Iavelberg, 2013; Iavelberg, 1993; Meridieu, 1974; Padilha, 1990, Luquet, 1927), entendê-las como notação musical (Salles, 1996; Lino, 1998, Furlan, 2007), e as características das interpretações a partir dos desenhos (Zagonel,1991; Beineke, 2009). Para a análise das produções e dos diferentes elementos contidos nessas partituras, uma proposta de pesquisa qualitativa e detalhada deve ser considerada (Bardin, 1997; Ludke e Andre, 1986). Essa pesquisa pretende também gerar discussões entre a equipe educacional do Projeto Guri para ampliar o leque de conteúdos e atividades no curso de Iniciação Musical, proporcionar mais momentos de criação por parte das crianças e utilizar as próprias produções dos alunos como base do processo de ensino e aprendizagem, colocando a criança como centro da educação musical (Brito, 2011, 2019; Fonterrada, 2008).This work aims to discuss how the children of the Projeto Guri Regional São Carlos develop and interpret unconventional scores or analog notation (França, 2010; Brito, 2011). The children in the Musical Initiation course were encouraged to compose music and then notate it so that their peers could later perform and notate it as well. The main objective of this project is to verify the similarities between the notations and interpretations of the children\'s compositions (Schafer, 2011, Boal Palheiros, 2011; Moreira, 2019). To achieve this, it is necessary to understand the characteristics of these productions from the perspective of child drawing psychology and education (Marino, 1957; Iavelberg, 2013; Iavelberg, 1993; Meridieu, 1974; Padilha, 1990, Luquet, 1927), understand them as musical notation (Salles, 1996; Lino, 1998, Furlan, 2007), and the characteristics of the interpretations from the drawings (Zagonel, 1991; Beineke, 2009). For the analysis of the productions and the different elements contained in these scores, a proposal for qualitative and detailed research should be considered (Bardin, 1997; Ludke and Andre, 1986). This research also aims to generate discussions among the educational team of Projeto Guri to broaden the range of content and activities in the Musical Initiation course, provide more moments of creation by the children, and use the students\' own productions as the basis of the teaching and learning process, placing the child at the center of musical education (Brito, 2011, 2019; Fonterrada, 2008).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFridman, Ana LuisaBezerra, Alaide Nunes2024-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112024-124308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-05T17:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112024-124308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-05T17:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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