Cultura e emancipação através de T.W. Adorno: formação e arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-02052011-150524/ |
Resumo: | O presente trabalho investiga algumas das articulações entre indivíduo e obra de arte através de quatro conceitos fundamentais encontrados na obra de T. W. Adorno: cultura, emancipação, formação e arte, abordados de forma constelacional. O método utilizado foi a análise de textos do próprio autor, de alguns escritos em conjunto com Horkheimer, de alguns de outros autores da Teoria Crítica (Benjamim e Marcuse) e de outros de autores tradicionais do pensamento alemão (Kant, Schiller e Goethe); assim como textos de seus comentadores. A hipótese que nos guia é a de que, apesar da tendência dominante de desaparecimento do sujeito e da arte autônomos, apontados por Adorno, sua própria teoria, ao fazer tal diagnóstico criticamente, já é parte da cura possível; que a crítica da formação e a crítica da arte, intrinsecamente conectadas, são uma práxis transformadora no caminho de uma emancipação de ambos. E concluímos que o conteúdo de verdade e a dimensão histórica também intrínsecos que emergem necessariamente de toda crítica à formação, quanto de toda crítica às obras de arte, apontam para o sofrimento vivido, e o reconhecimento desse sofrimento, na educação de arte, promove, dentro do possível, nas condições atuais, a verdadeira experiência com as obras de arte e com isso, ao mesmo tempo, pode promover uma formação emancipatória |
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Cultura e emancipação através de T.W. Adorno: formação e arteCulture and emancipation through T. W. Adorno: formation and artArt and societyArt educationArte e sociedadeArte-educaçãoCritical TheoryCulturaCultureEmancipaçãoEmancipationFormação do indivíduoIndividual formationTeoria críticaO presente trabalho investiga algumas das articulações entre indivíduo e obra de arte através de quatro conceitos fundamentais encontrados na obra de T. W. Adorno: cultura, emancipação, formação e arte, abordados de forma constelacional. O método utilizado foi a análise de textos do próprio autor, de alguns escritos em conjunto com Horkheimer, de alguns de outros autores da Teoria Crítica (Benjamim e Marcuse) e de outros de autores tradicionais do pensamento alemão (Kant, Schiller e Goethe); assim como textos de seus comentadores. A hipótese que nos guia é a de que, apesar da tendência dominante de desaparecimento do sujeito e da arte autônomos, apontados por Adorno, sua própria teoria, ao fazer tal diagnóstico criticamente, já é parte da cura possível; que a crítica da formação e a crítica da arte, intrinsecamente conectadas, são uma práxis transformadora no caminho de uma emancipação de ambos. E concluímos que o conteúdo de verdade e a dimensão histórica também intrínsecos que emergem necessariamente de toda crítica à formação, quanto de toda crítica às obras de arte, apontam para o sofrimento vivido, e o reconhecimento desse sofrimento, na educação de arte, promove, dentro do possível, nas condições atuais, a verdadeira experiência com as obras de arte e com isso, ao mesmo tempo, pode promover uma formação emancipatóriaThis study investigates some of the intersections between individual and artwork through four key concepts found in the work of T. W. Adorno: culture, emancipation, formation and art, in a constellational approach. The employed method was the analysis of the authors texts, some written along with Horkheimer, some by other Critical Theory authors (Benjamin and Marcuse) and some by authors of the German tradition (Kant, Schiller and Goethe) so as texts of their critics. The hypothesis that guides us is that despite the dominant tendency of the disappearance of the subject and the autonomous art, pointed out by Adorno, his own theory, through making such a diagnosis critically, is part of a possible healing; that the critique of formation and art criticism, intrinsically linked, are a transformative praxis in the way of their emancipation. We conclude that the truth content and historical dimension also intrinsic that emerge necessarily from all critic of formation, the same way as any criticism of artworks, pointed out to the suffering, and the recognition of this suffering in art education promotes, within possibility, under current social conditions, the true experience towards the artworks, and that might promote an emancipatory formationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarone, IrayNascimento, Rafael Baioni do2011-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-02052011-150524/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-02052011-150524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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