"Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Priscila de Arruda
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-17042006-105553/
Resumo: Os objetivos do presente estudo foram avaliar os perfis de sensibilidade a antimicrobianos de MRSA isolados de sangue, identificar o tipo de SCCmec e analisar o perfil de DNA desses isolados para verificar a existência de linhagens predominantes. Amostras de MRSA isoladas de sangue foram submetidas ao teste de triagem em ágar para detecção de resistência a oxacilina, teste de sensibilidade aos antimicrobianos, PCR multiplex para detecção dos genes mecA e coa e do tipo de SCCmec, tipagem molecular por PFGE. 89% das amostras de MRSA foi de origem hospitalar. Foi observado multirresistência em 69% dos isolados. 83% dos isolados apresentaram SCCmec tipo IIIA e um perfil PFGE predominante. Foram observadas amostras de MRSA sensíveis a diversas classes de antimicrobianos, portando SCCmec tipo IV, associadas a infecção de origem hospitalar e a tipagem molecular permitiu observar o predomínio de um clone, disseminado em todo o complexo HC
id USP_db66056f8666254d732cc12f4dd22bf7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17042006-105553
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários" Cross infectionEpidemiologia molecularEpidemiology molecularInfecção hospitalarMethicillin resistanceResistência à meticilinaStaphylococcus aureusStaphylococcus aureusOs objetivos do presente estudo foram avaliar os perfis de sensibilidade a antimicrobianos de MRSA isolados de sangue, identificar o tipo de SCCmec e analisar o perfil de DNA desses isolados para verificar a existência de linhagens predominantes. Amostras de MRSA isoladas de sangue foram submetidas ao teste de triagem em ágar para detecção de resistência a oxacilina, teste de sensibilidade aos antimicrobianos, PCR multiplex para detecção dos genes mecA e coa e do tipo de SCCmec, tipagem molecular por PFGE. 89% das amostras de MRSA foi de origem hospitalar. Foi observado multirresistência em 69% dos isolados. 83% dos isolados apresentaram SCCmec tipo IIIA e um perfil PFGE predominante. Foram observadas amostras de MRSA sensíveis a diversas classes de antimicrobianos, portando SCCmec tipo IV, associadas a infecção de origem hospitalar e a tipagem molecular permitiu observar o predomínio de um clone, disseminado em todo o complexo HCThe aims of this study were to evaluate the susceptibility profile of MRSA strains isolated from blood, identify the SCCmec types and analyze the DNA profile in order to determine if there were predominant lineages. Consecutive MRSA blood isolates were submitted to oxacillin agar screening test, antimicrobial susceptibility test, multiplex PCR to detect mecA and coa genes, SCCmec typing and molecular typing by PFGE. 89% of the isolates were nosocomial-acquired. 69% of strains were observed to be multiresistant. 83% of the 223 isolates had SCCmec type IIIA and had a predominant DNA pattern by PFGE. Some strains nosocomial-acquired had SCCmec type IV, resistance only to beta-lactams and demonstrated PFGE pattern with one predominant cloneBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLevin, Anna Sara ShaffermanMamizuka, Elsa MasaeTrindade, Priscila de Arruda2005-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-17042006-105553/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-17042006-105553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
title "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
spellingShingle "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
Trindade, Priscila de Arruda
Cross infection
Epidemiologia molecular
Epidemiology molecular
Infecção hospitalar
Methicillin resistance
Resistência à meticilina
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus
title_short "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
title_full "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
title_fullStr "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
title_full_unstemmed "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
title_sort "Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários"
author Trindade, Priscila de Arruda
author_facet Trindade, Priscila de Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Levin, Anna Sara Shafferman
Mamizuka, Elsa Masae
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Priscila de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Cross infection
Epidemiologia molecular
Epidemiology molecular
Infecção hospitalar
Methicillin resistance
Resistência à meticilina
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus
topic Cross infection
Epidemiologia molecular
Epidemiology molecular
Infecção hospitalar
Methicillin resistance
Resistência à meticilina
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus
description Os objetivos do presente estudo foram avaliar os perfis de sensibilidade a antimicrobianos de MRSA isolados de sangue, identificar o tipo de SCCmec e analisar o perfil de DNA desses isolados para verificar a existência de linhagens predominantes. Amostras de MRSA isoladas de sangue foram submetidas ao teste de triagem em ágar para detecção de resistência a oxacilina, teste de sensibilidade aos antimicrobianos, PCR multiplex para detecção dos genes mecA e coa e do tipo de SCCmec, tipagem molecular por PFGE. 89% das amostras de MRSA foi de origem hospitalar. Foi observado multirresistência em 69% dos isolados. 83% dos isolados apresentaram SCCmec tipo IIIA e um perfil PFGE predominante. Foram observadas amostras de MRSA sensíveis a diversas classes de antimicrobianos, portando SCCmec tipo IV, associadas a infecção de origem hospitalar e a tipagem molecular permitiu observar o predomínio de um clone, disseminado em todo o complexo HC
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-17042006-105553/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-17042006-105553/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257094469713920