O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natal, Jaqueline França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/
Resumo: O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
id USP_dc01b0767a0604df4935043335d729ec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092020-083344
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das criançasThe impact of the quality of teaching methods and interactions on children\'s learning and developmentAprendizagem e desenvolvimentoEarly childhood educationEducação infantilLearning and developmentQualidade da pré-escolaQuality of preschoolO presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.This study aimed to contribute to the understanding of the role of preschools in the development and learning of children, through an investigation into the quality of teaching methods and interactions. For this, a database from the adaptation and application of the MELQO instrument \"Measuring Early Learning Quality and Outcomes\" for Brazil has been used, which is rich in information about the quality of the preschoolers\' learning environment, as well as children\'s development and learning and also about the characteristics of children\'s families. Considering the data level structure, the estimation strategy makes use of a multilevel model and the results suggest that there is a positive effect of the quality of interactions on children\'s learning and development. In addition, in order to investigate the type of teaching methods and the type of interaction that predicts children\'s development and learning, three strategies were developed to identify the practice commonly used by the teacher. The results are robust to the three strategies and suggest that the better the interaction used by the teacher, the greater the effect on children\'s learning and development. For Language and Literacy this effect is equivalent to 0.64 standard deviations (sd) and for Mathematics 0.5 sd. Finally, the study covers which dimensions of the quality of interactions predict children\'s learning and development. It was found that better interactions related to verbal disciplinary strategies, children\'s involvement, in addition to the children\'s not waiting for ten current minutes and children\'s supervision; seem to be relevant for children\'s learning and development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Daniel Domingues dosNatal, Jaqueline França2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-19T18:07:01Zoai:teses.usp.br:tde-01092020-083344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-19T18:07:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
The impact of the quality of teaching methods and interactions on children\'s learning and development
title O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
spellingShingle O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
Natal, Jaqueline França
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Educação infantil
Learning and development
Qualidade da pré-escola
Quality of preschool
title_short O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
title_full O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
title_fullStr O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
title_full_unstemmed O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
title_sort O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
author Natal, Jaqueline França
author_facet Natal, Jaqueline França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Daniel Domingues dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Natal, Jaqueline França
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Educação infantil
Learning and development
Qualidade da pré-escola
Quality of preschool
topic Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Educação infantil
Learning and development
Qualidade da pré-escola
Quality of preschool
description O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090284351389696