O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/ |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. |
id |
USP_dc01b0767a0604df4935043335d729ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01092020-083344 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das criançasThe impact of the quality of teaching methods and interactions on children\'s learning and developmentAprendizagem e desenvolvimentoEarly childhood educationEducação infantilLearning and developmentQualidade da pré-escolaQuality of preschoolO presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.This study aimed to contribute to the understanding of the role of preschools in the development and learning of children, through an investigation into the quality of teaching methods and interactions. For this, a database from the adaptation and application of the MELQO instrument \"Measuring Early Learning Quality and Outcomes\" for Brazil has been used, which is rich in information about the quality of the preschoolers\' learning environment, as well as children\'s development and learning and also about the characteristics of children\'s families. Considering the data level structure, the estimation strategy makes use of a multilevel model and the results suggest that there is a positive effect of the quality of interactions on children\'s learning and development. In addition, in order to investigate the type of teaching methods and the type of interaction that predicts children\'s development and learning, three strategies were developed to identify the practice commonly used by the teacher. The results are robust to the three strategies and suggest that the better the interaction used by the teacher, the greater the effect on children\'s learning and development. For Language and Literacy this effect is equivalent to 0.64 standard deviations (sd) and for Mathematics 0.5 sd. Finally, the study covers which dimensions of the quality of interactions predict children\'s learning and development. It was found that better interactions related to verbal disciplinary strategies, children\'s involvement, in addition to the children\'s not waiting for ten current minutes and children\'s supervision; seem to be relevant for children\'s learning and development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Daniel Domingues dosNatal, Jaqueline França2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-19T18:07:01Zoai:teses.usp.br:tde-01092020-083344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-19T18:07:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças The impact of the quality of teaching methods and interactions on children\'s learning and development |
title |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
spellingShingle |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças Natal, Jaqueline França Aprendizagem e desenvolvimento Early childhood education Educação infantil Learning and development Qualidade da pré-escola Quality of preschool |
title_short |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
title_full |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
title_fullStr |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
title_full_unstemmed |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
title_sort |
O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças |
author |
Natal, Jaqueline França |
author_facet |
Natal, Jaqueline França |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Daniel Domingues dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natal, Jaqueline França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem e desenvolvimento Early childhood education Educação infantil Learning and development Qualidade da pré-escola Quality of preschool |
topic |
Aprendizagem e desenvolvimento Early childhood education Educação infantil Learning and development Qualidade da pré-escola Quality of preschool |
description |
O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-01092020-083344/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256586650648576 |