Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Diogo Henrique de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01022017-160814/
Resumo: Esta dissertação aborda o problema de redução do consumo de combustível para veículos. Com esse objetivo, realiza-se o levantamento de um modelo estocástico e de seus parâmetros, o desenvolvimento de um controlador para o veículo, e análise dos resultados. O problema considera a interação com o trânsito de outros veículos, que limita a aplicação de resultados antes disponíveis. Para isto, propõe-se modelar a dinâmica do problema de maneira aproximada, usando sistemas com saltos markovianos, e levantar as probabilidades de transição dos estados da cadeia através de um modelo mais completo para o trânsito no percurso.
id USP_dd91e38f958536d36f40899e6f062e1a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01022017-160814
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianosOptimization of fuel consumption in vehicles using a simplified traffic model and Markov jump system.Cadeias de MarkovControle ótimoDynamic programmingMarkov chainsMarkov jump parametersOptimal control.Programação dinâmicaSaltos markovianosEsta dissertação aborda o problema de redução do consumo de combustível para veículos. Com esse objetivo, realiza-se o levantamento de um modelo estocástico e de seus parâmetros, o desenvolvimento de um controlador para o veículo, e análise dos resultados. O problema considera a interação com o trânsito de outros veículos, que limita a aplicação de resultados antes disponíveis. Para isto, propõe-se modelar a dinâmica do problema de maneira aproximada, usando sistemas com saltos markovianos, e levantar as probabilidades de transição dos estados da cadeia através de um modelo mais completo para o trânsito no percurso.This dissertation deals with control of vehicles aiming at the fuel consumption optimization, taking into account the interference of traffic. Stochastic interferences like this and other real world phenomena prevents us from directly applying available results. We propose to employ a relatively simple system with Markov jumping parameters as a model for the vehicle subject to traffic interference, and to obtain the transition probabilities from a separate model for the traffic. This dissertation presents the model identification, the solution of the new problem using dynamic programming, and simulation of the obtained control.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Eduardo FontouraMelo, Diogo Henrique de2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01022017-160814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-01022017-160814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
Optimization of fuel consumption in vehicles using a simplified traffic model and Markov jump system.
title Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
spellingShingle Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
Melo, Diogo Henrique de
Cadeias de Markov
Controle ótimo
Dynamic programming
Markov chains
Markov jump parameters
Optimal control.
Programação dinâmica
Saltos markovianos
title_short Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
title_full Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
title_fullStr Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
title_full_unstemmed Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
title_sort Otimização de consumo de combustível em veículos usando um modelo simplificado de trânsito e sistemas com saltos markovianos
author Melo, Diogo Henrique de
author_facet Melo, Diogo Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Eduardo Fontoura
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Diogo Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeias de Markov
Controle ótimo
Dynamic programming
Markov chains
Markov jump parameters
Optimal control.
Programação dinâmica
Saltos markovianos
topic Cadeias de Markov
Controle ótimo
Dynamic programming
Markov chains
Markov jump parameters
Optimal control.
Programação dinâmica
Saltos markovianos
description Esta dissertação aborda o problema de redução do consumo de combustível para veículos. Com esse objetivo, realiza-se o levantamento de um modelo estocástico e de seus parâmetros, o desenvolvimento de um controlador para o veículo, e análise dos resultados. O problema considera a interação com o trânsito de outros veículos, que limita a aplicação de resultados antes disponíveis. Para isto, propõe-se modelar a dinâmica do problema de maneira aproximada, usando sistemas com saltos markovianos, e levantar as probabilidades de transição dos estados da cadeia através de um modelo mais completo para o trânsito no percurso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01022017-160814/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01022017-160814/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256569909084160