Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação. |
id |
UFCG_0d9cb66a9cc3ce73574b0b55f2a9da01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13120 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente.Reading: reading as a constructor of a critical and conscious reader.LeituraFormação do leitorLivro didáticoSala de aula - trabalho de leituraReadingReader trainingTextbookClassroom - reading assignmentEste trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581PINHEIRO, Maria Anália Dias.20092020-07-02T13:17:12Z2020-07-022020-07-02T13:17:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:51:26Zoai:localhost:riufcg/13120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:51:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. Reading: reading as a constructor of a critical and conscious reader. |
title |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
spellingShingle |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura Formação do leitor Livro didático Sala de aula - trabalho de leitura Reading Reader training Textbook Classroom - reading assignment |
title_short |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
title_full |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
title_fullStr |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
title_full_unstemmed |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
title_sort |
Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. |
author |
PINHEIRO, Maria Anália Dias. |
author_facet |
PINHEIRO, Maria Anália Dias. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Maria Anália Dias. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação do leitor Livro didático Sala de aula - trabalho de leitura Reading Reader training Textbook Classroom - reading assignment |
topic |
Leitura Formação do leitor Livro didático Sala de aula - trabalho de leitura Reading Reader training Textbook Classroom - reading assignment |
description |
Este trabalho visa analisar o processo de leitura; buscando subsídios para a formação de leitores capazes de criar seu próprio significado, de reconstruir seus pensamentos através de suas experiências pessoais. Escolhemos o livro didático como objeto de investigação do trabalho de leitura dentro da sala de aula, pois acreditamos que ele e um dos principais motivos da ma formação dos leitores, uma vez que os exercícios geralmente são de reprodução restringindo assim a capacidade de analise e reflexão, limitando muitas vezes o aluno. Intencionamos, também, ressaltar a importância da leitura em diferentes situações de interação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T13:17:12Z 2020-07-02 2020-07-02T13:17:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120 PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13120 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Maria Anália Dias. Leitura: a leitura como construtora de um leitor crítico e consciente. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892211723403264 |