Entre o efêmero e as continuidades: tendências da pesquisa na interface comunicação, moda e consumo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-25042022-151438/ |
Resumo: | A moda é um tema recente para o campo acadêmico. Sua institucionalização se dá a partir do conhecimento produzido em diversas áreas do saber, entre elas, a Comunicação. Esta pesquisa investiga a dimensão e as características da contribuição do campo da comunicação para o desenvolvimento da moda no âmbito acadêmico, principalmente, pela interface com os estudos do consumo. Para isso, elabora uma bibliometria de teses e dissertações, cujo objetivo é construir indicadores capazes de demonstrar o quanto se produz, quem produz, onde produz e sobre o que falam as pesquisas da área da comunicação que incluem a moda em seus objetos. O corpus de análise reuniu teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2018 nos programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil. Teoricamente, discute-se a teoria do campo, de Pierre Bourdieu, as condições históricas específicas da institucionalização da moda no país, os primeiros estudos que formaram pesquisadores dedicados ao tema, e as teorias do consumo que justificam a interface entre a moda e a comunicação. Em seguida, a partir dos resultados empíricos da exploração quantitativa feita por técnicas bibliométricas, são apontadas as tendências da produção de conhecimento analisada, considerando as recorrências entre os autores e as teorias mais influentes, as escolas e pesquisadores com maior envolvimento, e os temas mais abordados, mapeando os objetos possíveis na interface proposta. Os resultados mostram que, apesar de ser um tema incipiente, a moda conta com aspectos consolidados no campo da comunicação, em uma interface articulada por mediações teóricas, institucionais e culturais. |
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Entre o efêmero e as continuidades: tendências da pesquisa na interface comunicação, moda e consumo.Between the ephemeral and the continuities: research trends in the communication, fashion and consumption interfaceBibliometriaBibliometriaCommunicationComunicaçãoConsumoConsumptionFashionModaTeses e DissertaçõesTheses and DissertationsA moda é um tema recente para o campo acadêmico. Sua institucionalização se dá a partir do conhecimento produzido em diversas áreas do saber, entre elas, a Comunicação. Esta pesquisa investiga a dimensão e as características da contribuição do campo da comunicação para o desenvolvimento da moda no âmbito acadêmico, principalmente, pela interface com os estudos do consumo. Para isso, elabora uma bibliometria de teses e dissertações, cujo objetivo é construir indicadores capazes de demonstrar o quanto se produz, quem produz, onde produz e sobre o que falam as pesquisas da área da comunicação que incluem a moda em seus objetos. O corpus de análise reuniu teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2018 nos programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil. Teoricamente, discute-se a teoria do campo, de Pierre Bourdieu, as condições históricas específicas da institucionalização da moda no país, os primeiros estudos que formaram pesquisadores dedicados ao tema, e as teorias do consumo que justificam a interface entre a moda e a comunicação. Em seguida, a partir dos resultados empíricos da exploração quantitativa feita por técnicas bibliométricas, são apontadas as tendências da produção de conhecimento analisada, considerando as recorrências entre os autores e as teorias mais influentes, as escolas e pesquisadores com maior envolvimento, e os temas mais abordados, mapeando os objetos possíveis na interface proposta. Os resultados mostram que, apesar de ser um tema incipiente, a moda conta com aspectos consolidados no campo da comunicação, em uma interface articulada por mediações teóricas, institucionais e culturais.Fashion is a recent topic in the academic field. Its institutionalization is based on knowledge produced in different areas, among them, Communications Sciences. This research investigates the dimension and the characteristics of the contribution from the field of communications to the development of fashion in the academic scope, mainly, through the interface with the consumer studies. It elaborates a bibliometry of theses and dissertations, aiming to create indicators to demonstrate how much is produced, who produces it, where it is produced and what the research in the area of Communications that includes fashion in its objects are about. The corpus of analysis brought together theses and dissertations produced between 2006 and 2018 in postgraduate programs in Communications in Brazil. Theoretically, it discusses Pierre Bourdieu\'s field theory, the specific historical conditions of the institutionalization of fashion in the country, the early studies that educated researchers dedicated to the subject, and the consumption theories that justify the interface between fashion and communications. Then, from the empirical results of the quantitative exploration carried out by bibliometric techniques, the trends in the analyzed production are pointed out, considering the recurrences between the most influential authors and theories, the schools and researchers with greater involvement, and the most addressed themes, mapping the possible objects in the proposed interface. The results show that, despite being an incipient area, fashion has consolidated aspects in the field of Communications, in an interface articulated by theoretical, institutional and cultural mediations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto Filho, Eneus TrindadeCarvalho, Priscila Rezende2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-25042022-151438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T14:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-25042022-151438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T14:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A moda é um tema recente para o campo acadêmico. Sua institucionalização se dá a partir do conhecimento produzido em diversas áreas do saber, entre elas, a Comunicação. Esta pesquisa investiga a dimensão e as características da contribuição do campo da comunicação para o desenvolvimento da moda no âmbito acadêmico, principalmente, pela interface com os estudos do consumo. Para isso, elabora uma bibliometria de teses e dissertações, cujo objetivo é construir indicadores capazes de demonstrar o quanto se produz, quem produz, onde produz e sobre o que falam as pesquisas da área da comunicação que incluem a moda em seus objetos. O corpus de análise reuniu teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2018 nos programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil. Teoricamente, discute-se a teoria do campo, de Pierre Bourdieu, as condições históricas específicas da institucionalização da moda no país, os primeiros estudos que formaram pesquisadores dedicados ao tema, e as teorias do consumo que justificam a interface entre a moda e a comunicação. Em seguida, a partir dos resultados empíricos da exploração quantitativa feita por técnicas bibliométricas, são apontadas as tendências da produção de conhecimento analisada, considerando as recorrências entre os autores e as teorias mais influentes, as escolas e pesquisadores com maior envolvimento, e os temas mais abordados, mapeando os objetos possíveis na interface proposta. Os resultados mostram que, apesar de ser um tema incipiente, a moda conta com aspectos consolidados no campo da comunicação, em uma interface articulada por mediações teóricas, institucionais e culturais. |
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