Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Murad Quintero
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-13042017-114109
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre análises no domínio do tempo e análises espectrais, como forma de sugerir uma abordagem alternativa para o projeto de pontes de seção celular submetidas à ação de terremotos. Com esse propósito, desenvolveu-se um programa em linguagem JAVA para a geração de sismos artificiais, usando como base o Eurocode 8. A saída do programa foi utilizada para o desenvolvimento de um estudo de caso, que consiste em uma modelagem simplificada no software ADINA, de um vão de 21 m da Ponte Alverca, em Portugal. Após a extração e comparação de resultados dos dois métodos, é possível perceber que o método alternativo proposto - no domínio do tempo, que consiste na aplicação de acelerogramas artificiais ao modelo - possui resultados bastante coerentes com a análise espectral, além de ser mais recomendado se efeitos geométricos ou fisicamente não lineares forem considerados na modelagem.
id USP_ddf91d56aad4afe232c7c56dfd2c8787
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13042017-114109
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular. Time-verssus frequency-domain seismic analysis of a cell-section bridge. 2017-02-01Carlos Eduardo Nigro MazzilliRui Nobhiro OyamadaSergio Hampshire de Carvalho SantosPatrícia Murad QuinteroUniversidade de São PauloEngenharia CivilUSPBR Accelerograms Acelerogramas ADINA ADINA Análise espectral Bridges Domínio do tempo Earthquakes Pontes Spectral analysis Terremotos Time-domain Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre análises no domínio do tempo e análises espectrais, como forma de sugerir uma abordagem alternativa para o projeto de pontes de seção celular submetidas à ação de terremotos. Com esse propósito, desenvolveu-se um programa em linguagem JAVA para a geração de sismos artificiais, usando como base o Eurocode 8. A saída do programa foi utilizada para o desenvolvimento de um estudo de caso, que consiste em uma modelagem simplificada no software ADINA, de um vão de 21 m da Ponte Alverca, em Portugal. Após a extração e comparação de resultados dos dois métodos, é possível perceber que o método alternativo proposto - no domínio do tempo, que consiste na aplicação de acelerogramas artificiais ao modelo - possui resultados bastante coerentes com a análise espectral, além de ser mais recomendado se efeitos geométricos ou fisicamente não lineares forem considerados na modelagem. This work presents a comparative study between time-domain analysis and spectral analysis, as a way of suggesting an alternative approach for treating cell section bridges subjected to earthquakes. To reach this goal, it was developed a program in JAVA language for the artificial earthquakes generation, using the Eurocode 8 as a basis. The program output was used for a case study that consists in a simplified modeling using ADINA software, of a twenty-one-meter-long span of Alverca Bridge, in Portugal. After the results extraction of both methods, it is possible to notice that the alternative method - in the time-domain, which consists of the application of artificial accelerograms to the model - has fairly consistent results with spectral analysis, not to mention that it is the most suitable one, in case geometrical or physical non-linearities are considered in the modelling. https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-13042017-114109info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:50:58Zoai:teses.usp.br:tde-13042017-114109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:35:31.058590Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Time-verssus frequency-domain seismic analysis of a cell-section bridge.
title Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
spellingShingle Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
Patrícia Murad Quintero
title_short Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
title_full Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
title_fullStr Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
title_full_unstemmed Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
title_sort Análise sísmica no domínio do tempo versus no domínio da frequência para uma ponte em seção celular.
author Patrícia Murad Quintero
author_facet Patrícia Murad Quintero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Eduardo Nigro Mazzilli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rui Nobhiro Oyamada
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sergio Hampshire de Carvalho Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Murad Quintero
contributor_str_mv Carlos Eduardo Nigro Mazzilli
Rui Nobhiro Oyamada
Sergio Hampshire de Carvalho Santos
description Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre análises no domínio do tempo e análises espectrais, como forma de sugerir uma abordagem alternativa para o projeto de pontes de seção celular submetidas à ação de terremotos. Com esse propósito, desenvolveu-se um programa em linguagem JAVA para a geração de sismos artificiais, usando como base o Eurocode 8. A saída do programa foi utilizada para o desenvolvimento de um estudo de caso, que consiste em uma modelagem simplificada no software ADINA, de um vão de 21 m da Ponte Alverca, em Portugal. Após a extração e comparação de resultados dos dois métodos, é possível perceber que o método alternativo proposto - no domínio do tempo, que consiste na aplicação de acelerogramas artificiais ao modelo - possui resultados bastante coerentes com a análise espectral, além de ser mais recomendado se efeitos geométricos ou fisicamente não lineares forem considerados na modelagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-13042017-114109
url https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-13042017-114109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502701743079424