Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-17032023-113637/ |
Resumo: | Os principais objetivos da engenharia de desenvolvimento de assentos automotivos, durante anos, visava atender requisitos governamentais e especificados pelos clientes nas áreas de segurança e posicionamento dos ocupantes. Com o aumento do nível de exigências dos clientes e do crescimento da competitividade do mercado automotivo brasileiro, outras características dos assentos passaram a ser avaliadas e destacadas pelos consumidores finais. Atenção foi direcionada a ergonomia proporcionada pelos assentos, especialmente após certo período de exposição. O desenvolvimento de assentos automotivos focado no conforto pode tornar-se um diferencial de produto. No entanto, os projetos desenvolvidos nos últimos anos adaptaram-se rapidamente ao contexto automobilístico nacional: redução de custos. Projetar assentos confortáveis e de baixo custo passou a ser um grande desafio. Por meio do presente trabalho introdutório enfatiza-se a importância e entendimento básico dos principais conceitos relacionados às seguintes variáveis: opinião e antropometria dos condutores e as vibrações a que estão sujeitos. Dessa forma pode-se direcionar o desenvolvimento de assentos confortáveis e de baixo custo avaliando antecipadamente o impacto de certas decisões de projeto sobre o conforto de novos produtos. A análise das variáveis destacadas propiciou ao autor apresentar algumas recomendações relacionadas ao desenvolvimento de assentos automotivos ergonômicos. Dentre estas recomendaçõesdestacam-se: definição dos percentis foco do estudo, levantamento da opinião do público alvo e análise das propriedades dos componentes dos assentos visando reduzir vibrações. |
id |
USP_de25b526bb6a716fce2933bd13e6429d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17032023-113637 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto.Untitled in englishConforto veicularDesenvolvimento de produtosEngenharia automotivaErgonomiaNo keywordsTecnologiaOs principais objetivos da engenharia de desenvolvimento de assentos automotivos, durante anos, visava atender requisitos governamentais e especificados pelos clientes nas áreas de segurança e posicionamento dos ocupantes. Com o aumento do nível de exigências dos clientes e do crescimento da competitividade do mercado automotivo brasileiro, outras características dos assentos passaram a ser avaliadas e destacadas pelos consumidores finais. Atenção foi direcionada a ergonomia proporcionada pelos assentos, especialmente após certo período de exposição. O desenvolvimento de assentos automotivos focado no conforto pode tornar-se um diferencial de produto. No entanto, os projetos desenvolvidos nos últimos anos adaptaram-se rapidamente ao contexto automobilístico nacional: redução de custos. Projetar assentos confortáveis e de baixo custo passou a ser um grande desafio. Por meio do presente trabalho introdutório enfatiza-se a importância e entendimento básico dos principais conceitos relacionados às seguintes variáveis: opinião e antropometria dos condutores e as vibrações a que estão sujeitos. Dessa forma pode-se direcionar o desenvolvimento de assentos confortáveis e de baixo custo avaliando antecipadamente o impacto de certas decisões de projeto sobre o conforto de novos produtos. A análise das variáveis destacadas propiciou ao autor apresentar algumas recomendações relacionadas ao desenvolvimento de assentos automotivos ergonômicos. Dentre estas recomendaçõesdestacam-se: definição dos percentis foco do estudo, levantamento da opinião do público alvo e análise das propriedades dos componentes dos assentos visando reduzir vibrações.During years, the main objectives of the automotive seat development engineering were to respond to government requirements also specified by customers on safety and body positioning areas. Due to the increase of requirements from customers and to the competitiveness in the Brazilian automotive market other characteristics of automotive sear became important and began to be considered within evaluations, also being point-out by end-users. Special attention was directed to ergonomic comfort provided by automotive seats, especially after a specific exposition period of time. The automotive seat development focused on ergonomic comfort can become a \"stand-out\" for the product. However, projects developed during the last years have been quickly adapted to the national automotive context: cost reduction. To design comfortable and low cost automotive seats have become the greatest challenge. The current introductive work emphasizes the importance and basic understanding of the main concepts related to such variables: driver\'s opinion and anthropometry and vibrations, thus directing the development of comfortable and low-cost automotive seats, previously evaluating the impact of certain project decisions about the comfort of new products. The analysis of the referred variables has allowed the author to present recommendations regarding seats ergonomics during the development stage. Among these recommendations some stand-out: definition of focus-biotype for the study,intended public opinion and seat properties analysis aiming to reduce vibrations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTribess, ArlindoLima, Andre Ricardo de2007-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-17032023-113637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-17T14:44:36Zoai:teses.usp.br:tde-17032023-113637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-17T14:44:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. Untitled in english |
title |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
spellingShingle |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. Lima, Andre Ricardo de Conforto veicular Desenvolvimento de produtos Engenharia automotiva Ergonomia No keywords Tecnologia |
title_short |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
title_full |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
title_fullStr |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
title_full_unstemmed |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
title_sort |
Estudo introdutório das variáveis que influenciam o conforto ergonômico de assentos automotivos durante o desenvolvimento de produto. |
author |
Lima, Andre Ricardo de |
author_facet |
Lima, Andre Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tribess, Arlindo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Andre Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conforto veicular Desenvolvimento de produtos Engenharia automotiva Ergonomia No keywords Tecnologia |
topic |
Conforto veicular Desenvolvimento de produtos Engenharia automotiva Ergonomia No keywords Tecnologia |
description |
Os principais objetivos da engenharia de desenvolvimento de assentos automotivos, durante anos, visava atender requisitos governamentais e especificados pelos clientes nas áreas de segurança e posicionamento dos ocupantes. Com o aumento do nível de exigências dos clientes e do crescimento da competitividade do mercado automotivo brasileiro, outras características dos assentos passaram a ser avaliadas e destacadas pelos consumidores finais. Atenção foi direcionada a ergonomia proporcionada pelos assentos, especialmente após certo período de exposição. O desenvolvimento de assentos automotivos focado no conforto pode tornar-se um diferencial de produto. No entanto, os projetos desenvolvidos nos últimos anos adaptaram-se rapidamente ao contexto automobilístico nacional: redução de custos. Projetar assentos confortáveis e de baixo custo passou a ser um grande desafio. Por meio do presente trabalho introdutório enfatiza-se a importância e entendimento básico dos principais conceitos relacionados às seguintes variáveis: opinião e antropometria dos condutores e as vibrações a que estão sujeitos. Dessa forma pode-se direcionar o desenvolvimento de assentos confortáveis e de baixo custo avaliando antecipadamente o impacto de certas decisões de projeto sobre o conforto de novos produtos. A análise das variáveis destacadas propiciou ao autor apresentar algumas recomendações relacionadas ao desenvolvimento de assentos automotivos ergonômicos. Dentre estas recomendaçõesdestacam-se: definição dos percentis foco do estudo, levantamento da opinião do público alvo e análise das propriedades dos componentes dos assentos visando reduzir vibrações. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-17032023-113637/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-17032023-113637/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257093825888256 |