Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Adriana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27042009-150326/
Resumo: Esta investigação teve por objetivos elaborar e experimentar uma proposta de intervenção colaborativa junto à professora que atua em Sala de Apoio Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo; analisar, criticamente, seu encaminhamento e discutir os resultados das ações pedagógicas, empreendidas e do percurso formativo da professora colaboradora. O desenvolvimento desta pesquisa-ação ocorreu ao longo de um semestre letivo, recorreu aos pressupostos teóricos da concepção construtivista de aprendizagem, e teve como referências a Psicogênese da Língua Escrita, a Sociolingüística e a Psicolingüística do ensino da Língua Portuguesa. As ações colaborativas desenvolvidas abrangeram o planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de rotinas alfabetizadoras, e potencializou a reflexão sobre a prática pedagógica, o registro como instrumento de investigação e as situações didáticas como organizadoras do ensino de leitura e escrita. A análise crítica do percurso permitiu constatar alterações significativas na concepção de ensino e aprendizagem da professora-colaboradora, na organização didática, metodologia de ensino e nas formas e entendimento das avaliações empregadas. Como descobertas relevantes, destacam-se a relação intrínseca entre a ação alfabetizadora e os conhecimentos dos pressupostos teóricos da abordagem citada, bem como dos aspectos didático-metodológicos com ela convergentes: planejamento, registro dos procedimentos de ensino, análise dos resultados das aprendizagens dos alunos e estabelecimento de parcerias e reflexões dialéticas entre profissionais.
id USP_de45f1cdf14d1d0ee2a19d241db10554
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042009-150326
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.School learning in the pedagogical support room: an pedagogical experience based on the constructivist presumption.AlfabetizaçãoAlphabetizationApoio pedagógicoAprendizagemDidacticDidáticaEnsinoLearning registrationPedagogical supportRegistroTeachingEsta investigação teve por objetivos elaborar e experimentar uma proposta de intervenção colaborativa junto à professora que atua em Sala de Apoio Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo; analisar, criticamente, seu encaminhamento e discutir os resultados das ações pedagógicas, empreendidas e do percurso formativo da professora colaboradora. O desenvolvimento desta pesquisa-ação ocorreu ao longo de um semestre letivo, recorreu aos pressupostos teóricos da concepção construtivista de aprendizagem, e teve como referências a Psicogênese da Língua Escrita, a Sociolingüística e a Psicolingüística do ensino da Língua Portuguesa. As ações colaborativas desenvolvidas abrangeram o planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de rotinas alfabetizadoras, e potencializou a reflexão sobre a prática pedagógica, o registro como instrumento de investigação e as situações didáticas como organizadoras do ensino de leitura e escrita. A análise crítica do percurso permitiu constatar alterações significativas na concepção de ensino e aprendizagem da professora-colaboradora, na organização didática, metodologia de ensino e nas formas e entendimento das avaliações empregadas. Como descobertas relevantes, destacam-se a relação intrínseca entre a ação alfabetizadora e os conhecimentos dos pressupostos teóricos da abordagem citada, bem como dos aspectos didático-metodológicos com ela convergentes: planejamento, registro dos procedimentos de ensino, análise dos resultados das aprendizagens dos alunos e estabelecimento de parcerias e reflexões dialéticas entre profissionais.This investigation objectives to experiment and elaborate a proposal of collaborative intervention, along with the responsible teacher, for the Pedagogical support room in a Municipal school of Ensino Fundamental in São Paulo; to analyze critically, its directions and to discuss the results of pedagogical action applied in the training process of the assistant teacher. The development of this action-research took place during one academic semester, in the light of the theory presumption of the constructivist learning approach, using as references the Psychogenesis of the Written language, the Socio-linguistic and the Psycho-linguistic of the Portuguese language teaching. The collaborative action developed included the planning, the organization, the follow-up and assessment of the routines for alphabetization, increased the reflection over pedagogical practice and the registration as an instrument of investigation, as well as the didactical proposals to organize the teaching of reading and writing. The critical analyses of the path used allow us to realize the significant changes in the teaching and learning concept of the assistant-teacher, in the didactical organization, the teaching methodology and the understanding and formats of the assessment used. As relevant discoveries we highlight the intrinsic relationship between the literace and the knowledge theory of the approach mentioned previously, and also the methodological-didactical convergent aspects with the approach such as: planning, register of the procedure of teaching, pupils learning results analyses, and establishment of partnership and professional dialectic reflection.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeira, Marcos GarciaWatanabe, Adriana2009-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27042009-150326/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-27042009-150326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
School learning in the pedagogical support room: an pedagogical experience based on the constructivist presumption.
title Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
spellingShingle Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
Watanabe, Adriana
Alfabetização
Alphabetization
Apoio pedagógico
Aprendizagem
Didactic
Didática
Ensino
Learning registration
Pedagogical support
Registro
Teaching
title_short Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
title_full Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
title_fullStr Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
title_full_unstemmed Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
title_sort Aprendizagem escolar na sala de apoio pedagógico - SAP: uma experiência pedagógica baseada nos pressupostos construtivistas.
author Watanabe, Adriana
author_facet Watanabe, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neira, Marcos Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Alphabetization
Apoio pedagógico
Aprendizagem
Didactic
Didática
Ensino
Learning registration
Pedagogical support
Registro
Teaching
topic Alfabetização
Alphabetization
Apoio pedagógico
Aprendizagem
Didactic
Didática
Ensino
Learning registration
Pedagogical support
Registro
Teaching
description Esta investigação teve por objetivos elaborar e experimentar uma proposta de intervenção colaborativa junto à professora que atua em Sala de Apoio Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo; analisar, criticamente, seu encaminhamento e discutir os resultados das ações pedagógicas, empreendidas e do percurso formativo da professora colaboradora. O desenvolvimento desta pesquisa-ação ocorreu ao longo de um semestre letivo, recorreu aos pressupostos teóricos da concepção construtivista de aprendizagem, e teve como referências a Psicogênese da Língua Escrita, a Sociolingüística e a Psicolingüística do ensino da Língua Portuguesa. As ações colaborativas desenvolvidas abrangeram o planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de rotinas alfabetizadoras, e potencializou a reflexão sobre a prática pedagógica, o registro como instrumento de investigação e as situações didáticas como organizadoras do ensino de leitura e escrita. A análise crítica do percurso permitiu constatar alterações significativas na concepção de ensino e aprendizagem da professora-colaboradora, na organização didática, metodologia de ensino e nas formas e entendimento das avaliações empregadas. Como descobertas relevantes, destacam-se a relação intrínseca entre a ação alfabetizadora e os conhecimentos dos pressupostos teóricos da abordagem citada, bem como dos aspectos didático-metodológicos com ela convergentes: planejamento, registro dos procedimentos de ensino, análise dos resultados das aprendizagens dos alunos e estabelecimento de parcerias e reflexões dialéticas entre profissionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27042009-150326/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27042009-150326/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091120067510272