Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-14012009-225604/ |
Resumo: | Com o significativo crescimento da Educação a Distância (EaD), surge a preocupação e a necessidade de um olhar qualitativo diferenciado para todas as atividades que estão, direta ou indiretamente, relacionadas à área. Esse olhar qualitativo deve ser embasado em pressupostos científicos e não em empirismo, como se vê no encaminhamento dado por diversas instituições. Considerando que a qualidade do todo é conseguida pela qualidade das partes que o compõem, a da educação a distância é conseguida por meio da somatória da qualidade da execução de diversas atividades - como tutoria, gestão e coordenação de processo, dentre outras - e dos instrumentos utilizados - como material instrucional (MI) e sistemas gestores de aprendizagem -, que devem estar integrados não apenas ao contexto educacional ao qual pertencem, mas também a uma realidade flexível e dinâmica, imposta pela própria modalidade. O foco desse trabalho está na qualidade do processo de planejamento de um MI, considerado como o instrumento que integra agentes, atividades, tecnologias e estratégias de ensino e aprendizagem. A partir de uma profunda atividade de pesquisa bibliográfica relacionada à EaD, aos estilos de ensino e aprendizagem, à taxonomia de objetivos cognitivos e às mídias, de caráter exploratório e prático, propõe-se a utilização de uma diretriz para planejar materiais instrucionais, tendo como objetivo o efetivo desenvolvimento cognitivo, realizado por meio da estimulação e motivação para aquisição de novos conhecimentos, de competências, de habilidades, e direcionando para uma mudança de atitude em relação ao saber adquirido. |
id |
USP_de5d7cf326ffe4003272b4144e3c06b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14012009-225604 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distânciaA framework for planning instructional subject matter for distance educationDesign instrucionalDistance educationEducação à distânciaEstilos de ensino e aprendizagemInstructional contentInstructional designInstructional subject matterLearning and teaching stylesMaterial instrucionalTaxonomia de objetivos cognitivosTaxonomy of educational objectivesCom o significativo crescimento da Educação a Distância (EaD), surge a preocupação e a necessidade de um olhar qualitativo diferenciado para todas as atividades que estão, direta ou indiretamente, relacionadas à área. Esse olhar qualitativo deve ser embasado em pressupostos científicos e não em empirismo, como se vê no encaminhamento dado por diversas instituições. Considerando que a qualidade do todo é conseguida pela qualidade das partes que o compõem, a da educação a distância é conseguida por meio da somatória da qualidade da execução de diversas atividades - como tutoria, gestão e coordenação de processo, dentre outras - e dos instrumentos utilizados - como material instrucional (MI) e sistemas gestores de aprendizagem -, que devem estar integrados não apenas ao contexto educacional ao qual pertencem, mas também a uma realidade flexível e dinâmica, imposta pela própria modalidade. O foco desse trabalho está na qualidade do processo de planejamento de um MI, considerado como o instrumento que integra agentes, atividades, tecnologias e estratégias de ensino e aprendizagem. A partir de uma profunda atividade de pesquisa bibliográfica relacionada à EaD, aos estilos de ensino e aprendizagem, à taxonomia de objetivos cognitivos e às mídias, de caráter exploratório e prático, propõe-se a utilização de uma diretriz para planejar materiais instrucionais, tendo como objetivo o efetivo desenvolvimento cognitivo, realizado por meio da estimulação e motivação para aquisição de novos conhecimentos, de competências, de habilidades, e direcionando para uma mudança de atitude em relação ao saber adquirido.With the significant increase in Distance Education (DE) there is a significant and different concern about the quality related to all activities that are directly or indirectly related to it. Whereas the quality of the whole is achieved by the quality of its parts; at distance education this is achieved through the summation of the quality of different activities such as mentoring, tutoring, educational management, among others, as well as the instruments used as instructional subject matter (ISM), learning manager systems (LMS), which should be integrated not only to the educational context to which they belong, but also to a flexible and dynamic reality imposed by the modality. The focus of this work is at the quality of the process of planning ISM as it has been considered the instrument that integrates staffs, technology and learning/teaching strategies. Based on the bibliographical revision about distance education, learning and teaching styles, medias and taxonomy of educational objectives a framework for planning ISB was designed and it was submitted to specialists\' critiques, suggestions and considerations to verify its consistency and applicability toward the effectiveness cognitive development achieved by means of stimulation and motivation for new knowledge, skills, ability the acquisition and consequently to a change of attitude towards the of what has been perceived, discovered, or learned.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBelhot, Renato VairoFerraz, Ana Paula do Carmo Marcheti2008-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-14012009-225604/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-14012009-225604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância A framework for planning instructional subject matter for distance education |
title |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
spellingShingle |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti Design instrucional Distance education Educação à distância Estilos de ensino e aprendizagem Instructional content Instructional design Instructional subject matter Learning and teaching styles Material instrucional Taxonomia de objetivos cognitivos Taxonomy of educational objectives |
title_short |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
title_full |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
title_fullStr |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
title_sort |
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância |
author |
Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti |
author_facet |
Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belhot, Renato Vairo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Ana Paula do Carmo Marcheti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design instrucional Distance education Educação à distância Estilos de ensino e aprendizagem Instructional content Instructional design Instructional subject matter Learning and teaching styles Material instrucional Taxonomia de objetivos cognitivos Taxonomy of educational objectives |
topic |
Design instrucional Distance education Educação à distância Estilos de ensino e aprendizagem Instructional content Instructional design Instructional subject matter Learning and teaching styles Material instrucional Taxonomia de objetivos cognitivos Taxonomy of educational objectives |
description |
Com o significativo crescimento da Educação a Distância (EaD), surge a preocupação e a necessidade de um olhar qualitativo diferenciado para todas as atividades que estão, direta ou indiretamente, relacionadas à área. Esse olhar qualitativo deve ser embasado em pressupostos científicos e não em empirismo, como se vê no encaminhamento dado por diversas instituições. Considerando que a qualidade do todo é conseguida pela qualidade das partes que o compõem, a da educação a distância é conseguida por meio da somatória da qualidade da execução de diversas atividades - como tutoria, gestão e coordenação de processo, dentre outras - e dos instrumentos utilizados - como material instrucional (MI) e sistemas gestores de aprendizagem -, que devem estar integrados não apenas ao contexto educacional ao qual pertencem, mas também a uma realidade flexível e dinâmica, imposta pela própria modalidade. O foco desse trabalho está na qualidade do processo de planejamento de um MI, considerado como o instrumento que integra agentes, atividades, tecnologias e estratégias de ensino e aprendizagem. A partir de uma profunda atividade de pesquisa bibliográfica relacionada à EaD, aos estilos de ensino e aprendizagem, à taxonomia de objetivos cognitivos e às mídias, de caráter exploratório e prático, propõe-se a utilização de uma diretriz para planejar materiais instrucionais, tendo como objetivo o efetivo desenvolvimento cognitivo, realizado por meio da estimulação e motivação para aquisição de novos conhecimentos, de competências, de habilidades, e direcionando para uma mudança de atitude em relação ao saber adquirido. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-14012009-225604/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-14012009-225604/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256953876643840 |