Escala Multidimensional de Mensuração e de Avaliação de Dor (EMMADOR-SABER): percepção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarindo, Amanda Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09112022-172310/
Resumo: A dor é caracterizada como o quinto sinal vital e a capacitação dos profissionais de saúde torna-se fundamental para que o manejo seja realizado de forma efetiva, considerando que o fenômeno dor é multidimensional. Trata-se de pesquisa qualitativa. O foco de nossa geração de conhecimento está nos estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia, e profissionais docentes das mesmas áreas, tendo como propósito a identificação da percepção do conhecimento e o uso de instrumentos de mensuração e de avaliação de dor disponíveis na literatura. Foi desenvolvida a escala EMMADOR-SABER após o levantamento dos instrumentos. Após a validação quanto à aparência e conteúdo por 5 juízes convidados, foi realizado o teste piloto com 9 participantes. Em sua forma definitiva, 153 participantes responderam quais os instrumentos que conhecem e já fizeram uso na prática clínica, bem como indicar qual a importância atribuída a cada instrumento. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, em concordância com a Resolução número 466/2012. Os dados foram analisados qualitativamente de forma descritiva e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Dentre os participantes da pesquisa, 73,2% foram docentes e 26,8% alunos. Os instrumentos referidos como mais conhecidos foram: Escala Analógica Visual (EVA), seguida da Escala Numérica, Escala Facial de Dor (FPS - R), Escala Descritiva ou Qualitativa e Questionário de McGill. Os instrumentos referidos como mais utilizados foram: Escala Analógica Visual (EVA), Escala Numérica (EN), Escala Facial de Dor (FPS-R), Escala Descritiva ou Qualitativa e Coloured Analogue Scale (CAS). A mediana da importância atribuída aos instrumentos foi de 7,10 numa escala de 0 a 10. O teste não paramétrico de Mann-Whitney verificou que não houve diferença estatisticamente significativa sobre o conhecimento e utilização dos instrumentos quando comparado o grupo de docentes com o grupo de alunos.
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Após a validação quanto à aparência e conteúdo por 5 juízes convidados, foi realizado o teste piloto com 9 participantes. Em sua forma definitiva, 153 participantes responderam quais os instrumentos que conhecem e já fizeram uso na prática clínica, bem como indicar qual a importância atribuída a cada instrumento. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, em concordância com a Resolução número 466/2012. Os dados foram analisados qualitativamente de forma descritiva e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Dentre os participantes da pesquisa, 73,2% foram docentes e 26,8% alunos. Os instrumentos referidos como mais conhecidos foram: Escala Analógica Visual (EVA), seguida da Escala Numérica, Escala Facial de Dor (FPS - R), Escala Descritiva ou Qualitativa e Questionário de McGill. 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The focus of our knowledge generation is on students of Nursing, Physiotherapy, Medicine, Dentistry and Psychology courses, and teaching professionals in the same areas, with the purpose of identifying the perception of knowledge and the use of measurement and evaluation instruments pain available in the literature. The EMMADOR-SABER scale was developed after surveying the instruments. After validation regarding appearance and content by 5 guest judges, a pilot test was carried out with 9 participants. In its definitive form, 153 participants answered which instruments they know and have already used in clinical practice, as well as indicating the importance attributed to each instrument. The project was sent to the Research Ethics Committee of the Ribeirão Preto School of Nursing, in accordance with Resolution number 466/2012. Data were qualitatively analyzed in a descriptive way and presented through graphs and tables. Among the research participants, 73.2% were professors and 26.8% were students. The instruments referred to as the best known were: Visual Analog Scale (VAS), followed by Numerical Scale, Facial Pain Scale (FPS - R), Descriptive or Qualitative Scale and McGill Questionnaire. The instruments referred to as the most used were: Visual Analogue Scale (VAS), Numerical Scale (EN), Facial Pain Scale (FPS-R), Descriptive or Qualitative Scale and Colored Analogue Scale (CAS). The median of importance attributed to the instruments was 7.10 on a scale from 0 to 10. The non-parametric Mann-Whitney test found that there was no statistically significant difference in the knowledge and use of the instruments when comparing the group of professors with the group of students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Fatima Aparecida Emm FaleirosVilarindo, Amanda Batista2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09112022-172310/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-22T14:53:06Zoai:teses.usp.br:tde-09112022-172310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-22T14:53:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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