Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crepaldi, Ubaldo Antônio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/
Resumo: Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.
id USP_def45a0ef2d56d7fdfb9c7105f00dc17
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042009-120940
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicosMethods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific ProcessesComunicação InstitucionalCorporate CommunicationCorporate ImageImagem CorporativaInvestimentoMarketingMarketingRetornoROIContribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.A contribution to allocate value to professional and academic work in Communication Science, as part of large companies´ corporate nature. Objective: Finding more information on organizational structure, methods of measuring the return on investments and evaluation of these processes by professionals of communication and their controllers, at Petrobras S.A., Basf S.A. and Bayer S.A. - Cropscience Division. Method: Case studies with organizational structure, report of the methodologies adopted in cultural sponsorship, corporate communication and internal communication areas and their professionals´ points of view collected in semi-structured interviews. Results: It is verified an acceleration in the adoption of these methodologies, a growing interest on planning and controlling investments in the Communication area, as well as and a starting process which includes results on investment in ownership accounting management and in reports on economical development and equity performance of these organizations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYanaze, Mitsuru HiguchiCrepaldi, Ubaldo Antônio2008-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-27042009-120940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
Methods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific Processes
title Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
spellingShingle Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
Crepaldi, Ubaldo Antônio
Comunicação Institucional
Corporate Communication
Corporate Image
Imagem Corporativa
Investimento
Marketing
Marketing
Retorno
ROI
title_short Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
title_full Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
title_fullStr Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
title_full_unstemmed Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
title_sort Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
author Crepaldi, Ubaldo Antônio
author_facet Crepaldi, Ubaldo Antônio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yanaze, Mitsuru Higuchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Crepaldi, Ubaldo Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Institucional
Corporate Communication
Corporate Image
Imagem Corporativa
Investimento
Marketing
Marketing
Retorno
ROI
topic Comunicação Institucional
Corporate Communication
Corporate Image
Imagem Corporativa
Investimento
Marketing
Marketing
Retorno
ROI
description Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257406998839296