Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/ |
Resumo: | Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações. |
id |
USP_def45a0ef2d56d7fdfb9c7105f00dc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27042009-120940 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicosMethods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific ProcessesComunicação InstitucionalCorporate CommunicationCorporate ImageImagem CorporativaInvestimentoMarketingMarketingRetornoROIContribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações.A contribution to allocate value to professional and academic work in Communication Science, as part of large companies´ corporate nature. Objective: Finding more information on organizational structure, methods of measuring the return on investments and evaluation of these processes by professionals of communication and their controllers, at Petrobras S.A., Basf S.A. and Bayer S.A. - Cropscience Division. Method: Case studies with organizational structure, report of the methodologies adopted in cultural sponsorship, corporate communication and internal communication areas and their professionals´ points of view collected in semi-structured interviews. Results: It is verified an acceleration in the adoption of these methodologies, a growing interest on planning and controlling investments in the Communication area, as well as and a starting process which includes results on investment in ownership accounting management and in reports on economical development and equity performance of these organizations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYanaze, Mitsuru HiguchiCrepaldi, Ubaldo Antônio2008-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-27042009-120940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos Methods of Analysis of Return on Investment in Corporate Communication: Contribution of Three Large Enterprises in Specific Processes |
title |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
spellingShingle |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos Crepaldi, Ubaldo Antônio Comunicação Institucional Corporate Communication Corporate Image Imagem Corporativa Investimento Marketing Marketing Retorno ROI |
title_short |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
title_full |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
title_fullStr |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
title_full_unstemmed |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
title_sort |
Metodologias de análise de retorno do investimento em comunicação institucional: contribuição de três empresas de grande porte em processos específicos |
author |
Crepaldi, Ubaldo Antônio |
author_facet |
Crepaldi, Ubaldo Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yanaze, Mitsuru Higuchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crepaldi, Ubaldo Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Institucional Corporate Communication Corporate Image Imagem Corporativa Investimento Marketing Marketing Retorno ROI |
topic |
Comunicação Institucional Corporate Communication Corporate Image Imagem Corporativa Investimento Marketing Marketing Retorno ROI |
description |
Contribui na atribuição de valor ao exercício profissional e acadêmico da Ciência da Comunicação, enquanto elemento constitutivo do caráter institucional de organizações de grande porte com fins lucrativos. Objetivo: Buscar mais informações sobre a estrutura organizacional, os métodos de mensuração do retorno dos investimentos e a avaliação destes processos pelos profissionais da área e pelos seus controladores, na Petrobras S. A., na Basf S. A. e na Bayer S. A. Divisão Cropscience. Método: Estudo de casos com relato da estrutura organizacional, das metodologias adotadas e entrevistas semi-estruturadas dos principais envolvidos nos processos de patrocínios culturais, comunicação corporativa e comunicação interna, respectivamente. Resultados: Constata-se a aceleração na adoção destas metodologias, o interesse crescente sobre o planejamento e controle dos investimentos na área, bem como o início de um processo de sua inclusão na apropriação contábil gerencial e nos relatórios de desempenho econômico e de evolução patrimonial destas organizações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27042009-120940/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257406998839296 |