Estratégias de redução de danos em estudantes universitários que fazem uso de drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Diogo Filippini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-01092021-071909/
Resumo: A literatura aponta que o uso de álcool e outras drogas entre universitários é uma questão de grande relevância pelo fato de que ocorre um consumo mais intenso nessa fase da vida. Esse consumo em maior escala está associado a comportamentos de risco e consequências negativas. Faz-se necessário a formulação de estratégias de redução de danos para que esses comportamentos e consequências possam diminuir de intensidade e frequência, reduzindo os prejuízos decorrentes do consumo. No contexto universitário existem poucos estudos que examinam comportamentos de redução de danos, tornando necessário um melhor exame desses. O objetivo deste estudo é compreender percepções de estudantes universitários que fazem uso de álcool e outras drogas sobre seu consumo e quais suas estratégias de redução de danos para se proteger de possíveis prejuízos decorrentes de seu uso, e, mais especificamente, compreender como o modo de vida universitário pode tornar o jovem mais vulnerável em seu consumo de substâncias e conhecer o processo de construção das estratégias de redução de danos desenvolvidas pelos estudantes. Para tal, foram realizadas entrevistas com quarenta e quatro estudantes no formato de grupos focais. Os participantes foram convidados a partir do método \"snowball\", e após receberem o convite do pesquisador lhes foi pedido que estendessem o convite a conhecidos que poderiam contribuir com a pesquisa, tornando os grupos um ambiente mais próximo de sua rede social. Ocorreram oito grupos, variando entre quatro e oito participantes, sendo um total de dezenove mulheres e vinte e cinco homens. Todos preencheram o AUDIT auto-aplicável e obtiveram escores entre 7 e 26, com uma média de 13,5, indicando um padrão médio de uso de risco, mantendo esse padrão quando responderam ao ASSIST, principalmente para ácool, tabaco e maconha. Dentre as consequências negativas que mais frequentemente citadas pelos participantes estão a maior probabilidade de sofrerem danos físicos e sociais, e perda de memória, além de prejuízos financeiros e acadêmicos. Ao levantar essas consequências, descrevem que o que as torna negativas geralmente se relaciona com a perda de autocontrole ao usar a substância, e entendem que as situações de risco também giram em torno de não ter o controle do que pode acontecer, principalmente em festas \"open bar\". A partir dessa percepção, ressaltam um sentimento de vulnerabilidade em seu consumo. Quanto às suas estratégias de redução de danos para lidar com as questões descritas acima estão: beber água enquanto consome drogas, se alimentar antes de fazer o consumo, fazer esse consumo acompanhado de pessoas de confiança, não dirigir quando for realizar consumo exagerado, e buscar conversar com amigos e usar de sua rede de apoio social para proteção nesse sentido. Também deve ser ressaltada a diferença do nível de preocupação com o autocuidado entre estudantes dependendo de sua idade e ano no curso, sendo os alunos mais novos os que menos se preocupam em reduzir seus danos. Conforme se desenvolvem no curso, usam de suas experiências com o consumo e de seu aprendizado com os amigos da rede de apoio para desenvolver e manter estratégias de redução de danos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em abril e 2018.
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O objetivo deste estudo é compreender percepções de estudantes universitários que fazem uso de álcool e outras drogas sobre seu consumo e quais suas estratégias de redução de danos para se proteger de possíveis prejuízos decorrentes de seu uso, e, mais especificamente, compreender como o modo de vida universitário pode tornar o jovem mais vulnerável em seu consumo de substâncias e conhecer o processo de construção das estratégias de redução de danos desenvolvidas pelos estudantes. Para tal, foram realizadas entrevistas com quarenta e quatro estudantes no formato de grupos focais. Os participantes foram convidados a partir do método \"snowball\", e após receberem o convite do pesquisador lhes foi pedido que estendessem o convite a conhecidos que poderiam contribuir com a pesquisa, tornando os grupos um ambiente mais próximo de sua rede social. Ocorreram oito grupos, variando entre quatro e oito participantes, sendo um total de dezenove mulheres e vinte e cinco homens. Todos preencheram o AUDIT auto-aplicável e obtiveram escores entre 7 e 26, com uma média de 13,5, indicando um padrão médio de uso de risco, mantendo esse padrão quando responderam ao ASSIST, principalmente para ácool, tabaco e maconha. Dentre as consequências negativas que mais frequentemente citadas pelos participantes estão a maior probabilidade de sofrerem danos físicos e sociais, e perda de memória, além de prejuízos financeiros e acadêmicos. Ao levantar essas consequências, descrevem que o que as torna negativas geralmente se relaciona com a perda de autocontrole ao usar a substância, e entendem que as situações de risco também giram em torno de não ter o controle do que pode acontecer, principalmente em festas \"open bar\". A partir dessa percepção, ressaltam um sentimento de vulnerabilidade em seu consumo. Quanto às suas estratégias de redução de danos para lidar com as questões descritas acima estão: beber água enquanto consome drogas, se alimentar antes de fazer o consumo, fazer esse consumo acompanhado de pessoas de confiança, não dirigir quando for realizar consumo exagerado, e buscar conversar com amigos e usar de sua rede de apoio social para proteção nesse sentido. Também deve ser ressaltada a diferença do nível de preocupação com o autocuidado entre estudantes dependendo de sua idade e ano no curso, sendo os alunos mais novos os que menos se preocupam em reduzir seus danos. Conforme se desenvolvem no curso, usam de suas experiências com o consumo e de seu aprendizado com os amigos da rede de apoio para desenvolver e manter estratégias de redução de danos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em abril e 2018.Literature points out that alcohol consumption and other drugs among university students is a question of extreme matter, since the consumption during this stage of life is the highest. This consumption in higher doses is associated with risk behaviors and negative consequences. To decrease these behaviors and consequences in intensity and frequency, the formulation of damage reducing strategies is needed, also lowering the hazards of consumption. In the university scenario, there are few studies that examine behaviors of damage reduction, making a better analysis of great importance. The objective of this study is to comprehend perceptions of university students that consume alcohol and other drugs on their consumption and what their damage reduction strategies are to protect themselves from possible injuries they may encounter due to their use, and more specifically, comprehend how the university lifestyle can make the youth more vulnerable to consumption of substances and to know the process behind the construction of damage reduction strategies developed by students. For such, interviews with forty-four students were realized in focal group format. The participants were invited through the \"snowball\" method, after receiving the invitation from the researcher, they were asked to invite fellow colleagues that could contribute to the research, making the groups a close friendly environment. Eight groups were analyzed, varying between four and eight participants, totaling nineteen women and twenty-five men. All of them filled out the self-applied AUDIT and achieved scores between 7 and 26, with a mean score of 13,5, indicating a medium standard risk of use, maintaining this standard when answering to the ASSIST, specially for alcohol, tobacco and marijuana. Among the most mentioned negative consequences by patients are a higher probability to suffer physical and social damage, memory loss, aside from the financial and learning loss. Bringing these consequences to mind, one can see what turns them negative is generally related to the loss of auto control when using the substance, and understand that the risk situations are also related to losing the control of what can happen, specially at \"open bar\" parties. From this perspective, a feeling of vulnerability of consumption stands out. As for their damage reduction strategies to deal with the questions described above there are: drinking water while consuming drugs, eating before the use, consuming along trustworthy people, not driving when consuming in excess, and talking with friends to build a trust zone for protection in this sense. The difference in level of worry with selfcare between students should be brought depending on their age and year of entrance in the university, being the youngest the ones who worry less with damage reduction. As the students develop in their courses, they use their experiences with consumption and learnings with friends from their trust zone to develop and maintain damage reduction strategies. The project has been approved by the Committee of Ethics on April of 2018.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWebster, Clarissa Mendonça CorradiFernandes, João Diogo Filippini2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-01092021-071909/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-01T13:00:09Zoai:teses.usp.br:tde-01092021-071909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-01T13:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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