"Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elifas Levi da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras ou são claramente apáticas, ou simplesmente desistem? A busca por respostas a esta questão foi empreendida através da análise do conteúdo de uma série de entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a cinco (05) professores e onze (11) alunos, todos voluntários. Esta análise se deu de tal forma que os aspectos motivacionais modelaram um instrumento específico de estudo, convenientemente desenhado para este trabalho. Da análise dos dados emergiram dimensões que evidenciam um importante papel motivacional, positivo e negativo, dos conteúdos e das interações, tanto para alunos quanto para professores. Já para os professores, além destas duas dimensões, o exercício profissional impôs-se com bastante importância. Por fim, a interpretação dos dados, das categorias e das dimensões revelou-nos encontros e desencontros importantes entre professores e alunos. Dentre eles destacam-se a prática inconsciente (os professores motivam e desmotivam seus alunos e nem sequer se dão conta disso) e a percepção da variedade motivacional (grande diferença na variedade de situações motivacionais quando vistas por professores ou alunos).
id USP_dff971b94211d362f2232fb2f3281e98
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27072004-144016
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo" Motivational Aspects in action during Physics classes on high Schools of São Pauloensino aprendizagemmotivação do alunomotivação para a aprendizagem de físicamotivação para o ensino de físicamotivational relationship teacher studentPhysics learning motivationPhysics teching motivationrelação motivacional professor alunostudent's motivationteaching and learningA presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras ou são claramente apáticas, ou simplesmente desistem? A busca por respostas a esta questão foi empreendida através da análise do conteúdo de uma série de entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a cinco (05) professores e onze (11) alunos, todos voluntários. Esta análise se deu de tal forma que os aspectos motivacionais modelaram um instrumento específico de estudo, convenientemente desenhado para este trabalho. Da análise dos dados emergiram dimensões que evidenciam um importante papel motivacional, positivo e negativo, dos conteúdos e das interações, tanto para alunos quanto para professores. Já para os professores, além destas duas dimensões, o exercício profissional impôs-se com bastante importância. Por fim, a interpretação dos dados, das categorias e das dimensões revelou-nos encontros e desencontros importantes entre professores e alunos. Dentre eles destacam-se a prática inconsciente (os professores motivam e desmotivam seus alunos e nem sequer se dão conta disso) e a percepção da variedade motivacional (grande diferença na variedade de situações motivacionais quando vistas por professores ou alunos).The subject of this research is to study the motivational aspects that play a role in the relationship between teachers and students during Physics classes on High School in public schools of São Paulo. It was conducted by the following question: why, in relation to the act of studying, some people like it and made efforts in order to learn, while others are clearly apathetic or simply give up? The search for answers to this question was made by analysing the content of many semi-structured interviews with five (05) teachers and eleven (11) students, all volunteers. This analysis was done in such a way that the motivational aspects modelled an specific tool of study, specifically designed for this work. From the analysis of the data arose dimensions that show an important motivational role (positive and negative) of the content, even to students as for teachers. To teachers, beyond this two dimensions, the professional experience is very important. And finally, the interpretation of data, category and dimensions revealed to us significant matches and mismatches between students and teachers. Some of them would be the unconsious practice (teaches motivate their pupils whitout even noticing they are doing it) and the perceptions of motivational variety (great diference in the variety of motivational situations when faced by teachers or students).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacca, Jesuina Lopes de AlmeidaSilva, Elifas Levi da2004-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-27072004-144016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
Motivational Aspects in action during Physics classes on high Schools of São Paulo
title "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
spellingShingle "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
Silva, Elifas Levi da
ensino aprendizagem
motivação do aluno
motivação para a aprendizagem de física
motivação para o ensino de física
motivational relationship teacher student
Physics learning motivation
Physics teching motivation
relação motivacional professor aluno
student's motivation
teaching and learning
title_short "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
title_full "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
title_fullStr "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
title_full_unstemmed "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
title_sort "Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo"
author Silva, Elifas Levi da
author_facet Silva, Elifas Levi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elifas Levi da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino aprendizagem
motivação do aluno
motivação para a aprendizagem de física
motivação para o ensino de física
motivational relationship teacher student
Physics learning motivation
Physics teching motivation
relação motivacional professor aluno
student's motivation
teaching and learning
topic ensino aprendizagem
motivação do aluno
motivação para a aprendizagem de física
motivação para o ensino de física
motivational relationship teacher student
Physics learning motivation
Physics teching motivation
relação motivacional professor aluno
student's motivation
teaching and learning
description A presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras ou são claramente apáticas, ou simplesmente desistem? A busca por respostas a esta questão foi empreendida através da análise do conteúdo de uma série de entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a cinco (05) professores e onze (11) alunos, todos voluntários. Esta análise se deu de tal forma que os aspectos motivacionais modelaram um instrumento específico de estudo, convenientemente desenhado para este trabalho. Da análise dos dados emergiram dimensões que evidenciam um importante papel motivacional, positivo e negativo, dos conteúdos e das interações, tanto para alunos quanto para professores. Já para os professores, além destas duas dimensões, o exercício profissional impôs-se com bastante importância. Por fim, a interpretação dos dados, das categorias e das dimensões revelou-nos encontros e desencontros importantes entre professores e alunos. Dentre eles destacam-se a prática inconsciente (os professores motivam e desmotivam seus alunos e nem sequer se dão conta disso) e a percepção da variedade motivacional (grande diferença na variedade de situações motivacionais quando vistas por professores ou alunos).
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091125624963072