Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Edson Luciano
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-08122005-132842/
Resumo: O motor de combustão interna, embreagem, transmissão, diferencial, eixo Cardan, semi-eixos e rodas motrizes compõem o trem de potência de um veículo que, por diversas razões de refinamento e peso, oferecem baixa “resistência" aos ruídos decorrentes da irregularidade de rotação do motor. O presente trabalho reúne elementos para analisar os efeitos das flutuações de rotação (vibrações torcionais) presentes nos volantes de motores de quatro tempos, medidas em dinamômetro, no desenvolvimento de sistemas de embreagem. O uso de simulação matemática computacional permite amenizar ou eliminar os ruídos provenientes da transmissão no veículo protótipo, possibilitando assim ganhos significativos no tempo de desenvolvimento de discos de embreagem e/ou volantes de dupla massa.
id USP_e05c78df8042ac10356449a9b82b17a0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122005-132842
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular. Effects of torsional vibration of engine flywheels to define the automotive clutch system.automotive vehiclesclutchembreagemmachine vibrationveículos automotoresvibrações de máquinasO motor de combustão interna, embreagem, transmissão, diferencial, eixo Cardan, semi-eixos e rodas motrizes compõem o trem de potência de um veículo que, por diversas razões de refinamento e peso, oferecem baixa “resistência" aos ruídos decorrentes da irregularidade de rotação do motor. O presente trabalho reúne elementos para analisar os efeitos das flutuações de rotação (vibrações torcionais) presentes nos volantes de motores de quatro tempos, medidas em dinamômetro, no desenvolvimento de sistemas de embreagem. O uso de simulação matemática computacional permite amenizar ou eliminar os ruídos provenientes da transmissão no veículo protótipo, possibilitando assim ganhos significativos no tempo de desenvolvimento de discos de embreagem e/ou volantes de dupla massa.The internal combustion engine, clutch, transmission, differential, propeller shaft, half shafts and driven wheels compose the powerline of a vehicle which, due to several reasons of refinement and weight, offer low noise "counter resistance" to engine irregularity. This report is a collection of elements to analyze the effects of the engine revolution irregularity (torsional vibration) present on flywheels of 4-stroke engines, as measured in dynamometer, in the development of clutch systems. The use of computer simulation allows to soften or to eliminate the noise deriving from the transmission of prototype vehicles with new powertrain combination (clutch discs and/or dual-mass-flywheels), bringing considerable development time gains.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalvagni, Ronaldo de BreyneDuque, Edson Luciano2005-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-08122005-132842/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:03:09Zoai:teses.usp.br:tde-08122005-132842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
Effects of torsional vibration of engine flywheels to define the automotive clutch system.
title Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
spellingShingle Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
Duque, Edson Luciano
automotive vehicles
clutch
embreagem
machine vibration
veículos automotores
vibrações de máquinas
title_short Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
title_full Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
title_fullStr Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
title_full_unstemmed Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
title_sort Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
author Duque, Edson Luciano
author_facet Duque, Edson Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvagni, Ronaldo de Breyne
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Edson Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv automotive vehicles
clutch
embreagem
machine vibration
veículos automotores
vibrações de máquinas
topic automotive vehicles
clutch
embreagem
machine vibration
veículos automotores
vibrações de máquinas
description O motor de combustão interna, embreagem, transmissão, diferencial, eixo Cardan, semi-eixos e rodas motrizes compõem o trem de potência de um veículo que, por diversas razões de refinamento e peso, oferecem baixa “resistência" aos ruídos decorrentes da irregularidade de rotação do motor. O presente trabalho reúne elementos para analisar os efeitos das flutuações de rotação (vibrações torcionais) presentes nos volantes de motores de quatro tempos, medidas em dinamômetro, no desenvolvimento de sistemas de embreagem. O uso de simulação matemática computacional permite amenizar ou eliminar os ruídos provenientes da transmissão no veículo protótipo, possibilitando assim ganhos significativos no tempo de desenvolvimento de discos de embreagem e/ou volantes de dupla massa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-08122005-132842/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-08122005-132842/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256497350770688