"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-26092005-114110/ |
Resumo: | Analisa e descreve a atuação do profissional da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento das empresas, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito das pessoas, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, que é uma facilitadora, enquanto Tecnologia da Informação, do trabalho do profissional da Informação. Para atingir tal objetivo, os onceitos relativos ao tema foram aprofundados por meio de pesquisa e revisão bibliográfica nas literaturas nacional e internacional. Com a intenção de ilustrar a realidade, um estudo de caso é apresentado, o qual foi realizado no Knowledge Center da KPMG Auditores Independentes. Conclui-se que o Profissional da Informação tem potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possui especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, a organização, a estruturação e a disponibilização de dados e informações, que posteriormente são transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário. Faz-se, portanto, uma análise do perfil esperado deste profissional, relacionado-a a fatores comportamentais, técnicos e intelectuais. |
id |
USP_e0d1aba7f0d0f911d2c2c773ef35c2e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26092005-114110 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" HOMMERDING, Nádia Maria dos Santos. O profissional da informação e a Gestão do conhecimento nas empresas: um novo espaço de atuação com ênfase no processo de mapeamento do conhecimento e disponibilização por meio da Intranet. São Paulo, 2001. [ Dissertação de Mestrado Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/ USP]Gestão do ConhecimentoInformation ProfessionalsIntranetIntranetKnowledge ManagementProfissionais da InformaçãoAnalisa e descreve a atuação do profissional da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento das empresas, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito das pessoas, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, que é uma facilitadora, enquanto Tecnologia da Informação, do trabalho do profissional da Informação. Para atingir tal objetivo, os onceitos relativos ao tema foram aprofundados por meio de pesquisa e revisão bibliográfica nas literaturas nacional e internacional. Com a intenção de ilustrar a realidade, um estudo de caso é apresentado, o qual foi realizado no Knowledge Center da KPMG Auditores Independentes. Conclui-se que o Profissional da Informação tem potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possui especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, a organização, a estruturação e a disponibilização de dados e informações, que posteriormente são transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário. Faz-se, portanto, uma análise do perfil esperado deste profissional, relacionado-a a fatores comportamentais, técnicos e intelectuais. Analysis and description of the performance of the information professional involved in the processes of Knowledge Management within companies, with an emphasis on the mapping of tacit and explicit knowledge of people, as well as making available and sharing the mapped information, by means of the Intranet, which is a information technology facilitator of the information professional. To reach such objective, the relative concepts of the subject were based upon research and bibliographical review of national and international literature. With the intention to illustrate the reality, a case study is performed on the Knowledge Center of KPMG Brazil. It can be concluded that the information professional has potential to lead and manage processes of knowledge mapping in organizations, mainly, because he/she possess expertise inherent to his/her education, related to the location, organization, structure, and availability of data and information that are later transformed into knowledge. Another positive conclusion refers to the use of information technology, in this specific case, the Intranet, as an ally in the work of the librarian. An analysis of the expected profile of this professional, in relation to behavioral, technical and intellectual traits. KEY WORDS: Information Professionals; Knowledge Management; IntranetBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVergueiro, Waldomiro de Castro SantosHommerding, Nadia Maria dos Santos2001-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-26092005-114110/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-26092005-114110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" HOMMERDING, Nádia Maria dos Santos. O profissional da informação e a Gestão do conhecimento nas empresas: um novo espaço de atuação com ênfase no processo de mapeamento do conhecimento e disponibilização por meio da Intranet. São Paulo, 2001. [ Dissertação de Mestrado Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/ USP] |
title |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
spellingShingle |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" Hommerding, Nadia Maria dos Santos Gestão do Conhecimento Information Professionals Intranet Intranet Knowledge Management Profissionais da Informação |
title_short |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
title_full |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
title_fullStr |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
title_full_unstemmed |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
title_sort |
"O Profissional da Informação e a Gestão do Conhecimento nas Empresas: Um Novo Espaço para Atuação, com Ênfase no Processo de Mapeamento do Conhecimento e Disponibilização por Meio da Intranet" |
author |
Hommerding, Nadia Maria dos Santos |
author_facet |
Hommerding, Nadia Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hommerding, Nadia Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Information Professionals Intranet Intranet Knowledge Management Profissionais da Informação |
topic |
Gestão do Conhecimento Information Professionals Intranet Intranet Knowledge Management Profissionais da Informação |
description |
Analisa e descreve a atuação do profissional da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento das empresas, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito das pessoas, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, que é uma facilitadora, enquanto Tecnologia da Informação, do trabalho do profissional da Informação. Para atingir tal objetivo, os onceitos relativos ao tema foram aprofundados por meio de pesquisa e revisão bibliográfica nas literaturas nacional e internacional. Com a intenção de ilustrar a realidade, um estudo de caso é apresentado, o qual foi realizado no Knowledge Center da KPMG Auditores Independentes. Conclui-se que o Profissional da Informação tem potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possui especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, a organização, a estruturação e a disponibilização de dados e informações, que posteriormente são transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário. Faz-se, portanto, uma análise do perfil esperado deste profissional, relacionado-a a fatores comportamentais, técnicos e intelectuais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-26092005-114110/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-26092005-114110/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091105045610496 |