Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Luísa Holanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065
Resumo: À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo.
id UFRN_a85053bee35b42c0754e2dac709868df
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46065
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinheiro, Ana Luísa Holandahttp://lattes.cnpq.br/7181424788540177Carvalho, Breno da SilvaLira, LigiaBurgos, Taciana de Lima2022-02-18T01:14:25Z2022-02-18T01:14:25Z2022-02-03PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo.As globalization connects more people with businesses and fosters the competitiveness of markets, Digital Transformation has become an increasingly present agenda in companies' agendas. In the pandemic scenario, experienced since 2020, this process has intensified. In this sense, the present monographic work aims to delve into the theme to understand in what ways Digital Transformation can impact on communication strategies, customer relationship and sales of a segment. Therefore, the food retail segment was chosen to be analyzed, from a local perspective, through a case study that evaluates three supermarket chains in Natal-RN, comparing how these companies applied an omnichannel strategy in their retail actions, since broadcast on digital social networks, websites and mobile applications. It was found that the analyzed companies need to continue to transform themselves digitally and consequently mature the connection between their channels, in order to maintain their competitiveness in the market in the long term.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia..Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic.Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfTransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfapplication/pdf11607032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/1/TransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfe0b617192b2581271e0e9747a96392e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/460652023-01-12 17:21:38.875oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46065Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:21:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
title Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
spellingShingle Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
Pinheiro, Ana Luísa Holanda
Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia..
Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic.
title_short Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
title_full Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
title_fullStr Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
title_full_unstemmed Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
title_sort Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
author Pinheiro, Ana Luísa Holanda
author_facet Pinheiro, Ana Luísa Holanda
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7181424788540177
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lira, Ligia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Luísa Holanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burgos, Taciana de Lima
contributor_str_mv Burgos, Taciana de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia..
Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic.
topic Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia..
Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic.
description À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-18T01:14:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-18T01:14:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065
identifier_str_mv PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/1/TransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0b617192b2581271e0e9747a96392e5
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832763100987392