Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065 |
Resumo: | À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo. |
id |
UFRN_a85053bee35b42c0754e2dac709868df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46065 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Ana Luísa Holandahttp://lattes.cnpq.br/7181424788540177Carvalho, Breno da SilvaLira, LigiaBurgos, Taciana de Lima2022-02-18T01:14:25Z2022-02-18T01:14:25Z2022-02-03PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo.As globalization connects more people with businesses and fosters the competitiveness of markets, Digital Transformation has become an increasingly present agenda in companies' agendas. In the pandemic scenario, experienced since 2020, this process has intensified. In this sense, the present monographic work aims to delve into the theme to understand in what ways Digital Transformation can impact on communication strategies, customer relationship and sales of a segment. Therefore, the food retail segment was chosen to be analyzed, from a local perspective, through a case study that evaluates three supermarket chains in Natal-RN, comparing how these companies applied an omnichannel strategy in their retail actions, since broadcast on digital social networks, websites and mobile applications. It was found that the analyzed companies need to continue to transform themselves digitally and consequently mature the connection between their channels, in order to maintain their competitiveness in the market in the long term.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia..Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic.Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfTransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfapplication/pdf11607032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/1/TransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdfe0b617192b2581271e0e9747a96392e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/460652023-01-12 17:21:38.875oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:21:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
title |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
spellingShingle |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense Pinheiro, Ana Luísa Holanda Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia.. Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic. |
title_short |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
title_full |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
title_fullStr |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
title_full_unstemmed |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
title_sort |
Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense |
author |
Pinheiro, Ana Luísa Holanda |
author_facet |
Pinheiro, Ana Luísa Holanda |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7181424788540177 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lira, Ligia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ana Luísa Holanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burgos, Taciana de Lima |
contributor_str_mv |
Burgos, Taciana de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia.. Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic. |
topic |
Transformação Digital; Varejo Alimentar; Supermercados; Natal-RN, Omnichannel; Pandemia.. Digital Transformation; Food Retail; Supermarkets; Natal-RN; Omnichannel; Pandemic. |
description |
À medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-18T01:14:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-18T01:14:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Ana Luísa Holanda. Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/1/TransformacaoDigitalnoVarejoAlimentar_Pinheiro_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46065/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0b617192b2581271e0e9747a96392e5 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832763100987392 |