A disciplina Sociologia no ensino médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leodoro, Silvana Aparecida Pires
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032010-141607/
Resumo: Esta pesquisa analisa situações de diálogo e interação pelo computador e web motivados por temas, autores e conceitos da disciplina Sociologia. Investiga as potencialidades dialógicas de construção do conhecimento em situações de diálogos virtuais entre alunos e o professor da disciplina - em uma modalidade de ensino apoiado por recursos da web que ocorrem fora do espaço-tempo da aula tradicional. Tem como hipóteses verificar se o compartilhamento de informações através da rede e a mediação tecnológica são demandas incorporadas pela escola e se a comunicação em ambientes virtuais amplia a perspectiva dialógica de construção do conhecimento escolar, na qual o professor enquanto provocador cognitivo (PICONEZ) possa (re)avaliar as relações ensino-aprendizagem na disciplina Sociologia. Sob a perspectiva da pesquisa-ação, foi estruturada na observação e participação direta e análise qualitativa de situações concretas de diálogos educacionais em ambiência virtual envolvendo as seguintes ferramentas tecnológicas: correio eletrônico (e-mail), pesquisa pela internet, análise a partir da exibição de filmes em DVD, interações através de um BLOG publicado pela professora e reuniões através do MSN. A proposta dos temas e a análise dos diálogos dão-se a partir da perspectiva de uma rede sinérgica, isto é, de que o conhecimento é resultado da articulação de reflexões individuais. Estas reflexões são orientadas e motivadas pelos objetivos da disciplina Sociologia, explicitados nas Orientações Curriculares Nacionais (OCN), documento oficial do governo, elaborado por especialistas das Ciências Humanas e complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tais objetivos estão representados no processo da disciplina Sociologia e sua abordagem requer a presença de um professor que oriente sua prática pelos princípios dialógicos da construção do conhecimento a partir da reflexão de todos os envolvidos no ato educativo; pelo compromisso com a educação problematizadora (FREIRE), em seu papel transformador e emancipatório representada pela função social da escola. Os resultados apontam que o uso das tecnologias de comunicação amplia o espaço-tempo da aula presencial e permite que os objetos da disciplina se articulem ao cotidiano do aluno. Também apontam para a necessidade de inserção - pela escola - do uso dessas tecnologias e o reconhecimento de suas potencialidades pedagógicas. As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) ampliam a função social dos conteúdos da disciplina ao permitir que a reflexão sobre a própria realidade - pelo aluno - possa ser complementada sob perspectiva da interatividade como elemento constitutivo do novo modelo conversacional, descentrado e bidirecional. A mediação tecnológica, nos diálogos virtuais, proporciona terreno fértil de novos (outros) contornos à prática (mediação) pedagógica orientada pelos princípios da dialogicidade ao permitir, entre outros aspectos, que os alunos proponham novos temas para as aulas, realizem novas leituras e interpretações e tenham acesso permanente ao professor. Tal postura metodológica constata a presença de transformações na arquitetura de poder da sala de aula tradicional polarizada na figura do mestre. As TIC possibilitam pela cooperação e diálogo crítico-reflexiva, ampliação da rede sinérgica do conhecimento favorecendo a dialogicidade, interação e mediação pedagógica e tecnológica incrementando a qualidade da relação entre os atores do ato educativo abrindo novos caminhos para construção do conhecimento em Sociologia.
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Tem como hipóteses verificar se o compartilhamento de informações através da rede e a mediação tecnológica são demandas incorporadas pela escola e se a comunicação em ambientes virtuais amplia a perspectiva dialógica de construção do conhecimento escolar, na qual o professor enquanto provocador cognitivo (PICONEZ) possa (re)avaliar as relações ensino-aprendizagem na disciplina Sociologia. Sob a perspectiva da pesquisa-ação, foi estruturada na observação e participação direta e análise qualitativa de situações concretas de diálogos educacionais em ambiência virtual envolvendo as seguintes ferramentas tecnológicas: correio eletrônico (e-mail), pesquisa pela internet, análise a partir da exibição de filmes em DVD, interações através de um BLOG publicado pela professora e reuniões através do MSN. A proposta dos temas e a análise dos diálogos dão-se a partir da perspectiva de uma rede sinérgica, isto é, de que o conhecimento é resultado da articulação de reflexões individuais. Estas reflexões são orientadas e motivadas pelos objetivos da disciplina Sociologia, explicitados nas Orientações Curriculares Nacionais (OCN), documento oficial do governo, elaborado por especialistas das Ciências Humanas e complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tais objetivos estão representados no processo da disciplina Sociologia e sua abordagem requer a presença de um professor que oriente sua prática pelos princípios dialógicos da construção do conhecimento a partir da reflexão de todos os envolvidos no ato educativo; pelo compromisso com a educação problematizadora (FREIRE), em seu papel transformador e emancipatório representada pela função social da escola. Os resultados apontam que o uso das tecnologias de comunicação amplia o espaço-tempo da aula presencial e permite que os objetos da disciplina se articulem ao cotidiano do aluno. Também apontam para a necessidade de inserção - pela escola - do uso dessas tecnologias e o reconhecimento de suas potencialidades pedagógicas. As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) ampliam a função social dos conteúdos da disciplina ao permitir que a reflexão sobre a própria realidade - pelo aluno - possa ser complementada sob perspectiva da interatividade como elemento constitutivo do novo modelo conversacional, descentrado e bidirecional. A mediação tecnológica, nos diálogos virtuais, proporciona terreno fértil de novos (outros) contornos à prática (mediação) pedagógica orientada pelos princípios da dialogicidade ao permitir, entre outros aspectos, que os alunos proponham novos temas para as aulas, realizem novas leituras e interpretações e tenham acesso permanente ao professor. Tal postura metodológica constata a presença de transformações na arquitetura de poder da sala de aula tradicional polarizada na figura do mestre. As TIC possibilitam pela cooperação e diálogo crítico-reflexiva, ampliação da rede sinérgica do conhecimento favorecendo a dialogicidade, interação e mediação pedagógica e tecnológica incrementando a qualidade da relação entre os atores do ato educativo abrindo novos caminhos para construção do conhecimento em Sociologia.This research examines situations of dialogue and interaction through the computer and web motivated by subject, authors and concepts of the Sociology discipline. Investigates the potential of dialogical construction of knowledge in situations of virtual dialogues between students and teacher of the discipline - in a mode of teaching supported by web resources that occur outside the space-time of traditional classroom. It has as hypothesis to verify if the sharing of information through the network and the technological mediation demands are incorporated by the school and whether the communication in virtual environments broadens the dialogical perspective of scholar knowledges construction, in which the teacher as a provocative cognitive (PICONEZ) may (re)evaluate the relationships in the teaching-learning Sociology discipline. From the perspective of the action research, it was structured in the observation and direct participation and qualitative analysis of concrete situations of conversations involving virtual educational environment, the following technology tools: electronic mail (e-mail), researches on the internet, analysis from the exhibition of DVD movies, interactions through a blog published by the teacher and meetings through MSN. The proposal of the issues and analysis of the dialogues from the perspective are from a synergistic network, that is, that knowledge is the result of the articulation of individual thoughts. These thoughts are guided and motivated by the goals of the Sociology discipline, explained in the National Curriculum Guidelines (OCN), official government document, prepared by experts from the Social Sciences and complementary to the National Curriculum Parameters (PCN). Such goals are represented in the process of Sociology discipline and its approach requires the presence of a teacher to guide the practice through the dialogical principles of the construction of knowledge from the reflection of all those involved in the education act; the commitment to education problematizing (FREIRE), its role as a transformers and emancipator represented by the social function of the school. The results indicate that the use of communication technologies broadens the space-time of the presential class and allows the objects of discipline to articulate the student\'s daily life. They also point the need of integration for the school for the use of these technologies and the recognition of their educational potential. The Information and Communication Technologies (ICT) expand the social content of the discipline by allowing the discussion about the reality -by the student may be supplemented under the perspective of interactivity as a component of the new conversational model, off center and bidirectional. The technological mediation, in virtual dialogues, provides fertile ground for new (other) outlines to practice (mediation) guided by the principles of dialogicality when allowing, among other things, that the students propose new topics for classes, performing new interpretations and readings and have permanent access to the teacher. This methodological posture constates the presence of changes in the architecture power in the classroom in the traditional figure of the polarized master. The ICT allows by the cooperation and critical-reflexive dialogue, synergistic expansion of the network of knowledge favoring dialogicality, interaction and pedagogical and technological mediation increasing the quality of the relationship between the actors of the education action opening new avenues for the construction of knowledge in Sociology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiconez, Stela Conceicao BertholoLeodoro, Silvana Aparecida Pires2009-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032010-141607/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-29032010-141607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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