Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ernani Eugenio Baltazar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-154520/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inclusão de plataformas de ensino de matemática nas escolas, com ênfase na plataforma Khan Academy. As plataformas de estudo possibilitam uma revolução na área desta ciência, provocando uma mudança no comportamento do aluno estático para transformá-lo em um sujeito capaz de produzir seu próprio conhecimento. Desta forma, o presente estudo buscou destacar a importância destas ferramentas no meio educativo visando o processo de construção do conhecimento. Assim, nota-se que, em prol de um melhor entendimento relacionado aos conceitos matemáticos, faz-se necessário a relação entre educando e educador, propiciando assim, uma maior integração e motivação no processo de ensino aprendizagem. A presente pesquisa fundamentou-se em um estudo qualitativo, na qual foram feitos levantamentos bibliográficos, com busca em literatura realizada com base em artigos de periódicos, dissertações, teses e livros fundamentados no tema. Com isto, este estudo buscou contribuir para que a matemática seja vista sob um aspecto mais prazeroso, a fim de despertar maior interesse no aluno ao estuda-la.
id USP_e1959157aca57f0f2f5824162ae57fc1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102018-154520
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemáticaTecnology and games for teaching x learning of linear systems: a new perspective for teaching mthematicsAprendizagemEnsinoLearningLinearLinearesMatemáticaMathematicsSistemasSystemsTeachingO presente trabalho tem como objetivo investigar a inclusão de plataformas de ensino de matemática nas escolas, com ênfase na plataforma Khan Academy. As plataformas de estudo possibilitam uma revolução na área desta ciência, provocando uma mudança no comportamento do aluno estático para transformá-lo em um sujeito capaz de produzir seu próprio conhecimento. Desta forma, o presente estudo buscou destacar a importância destas ferramentas no meio educativo visando o processo de construção do conhecimento. Assim, nota-se que, em prol de um melhor entendimento relacionado aos conceitos matemáticos, faz-se necessário a relação entre educando e educador, propiciando assim, uma maior integração e motivação no processo de ensino aprendizagem. A presente pesquisa fundamentou-se em um estudo qualitativo, na qual foram feitos levantamentos bibliográficos, com busca em literatura realizada com base em artigos de periódicos, dissertações, teses e livros fundamentados no tema. Com isto, este estudo buscou contribuir para que a matemática seja vista sob um aspecto mais prazeroso, a fim de despertar maior interesse no aluno ao estuda-la.The present work aims to include math teaching modules with emphasis on a Khan Academy platform. Study platforms can be a revolution in the area of science, triggering a behavior change, transforming a passive student into an individual capable of produce its own knowledge. In this sense, this work intends to highlight the importance of tools used for the process of knowledge construction. Therefore, in order to have a better understanding of mathematical concepts, educator and the student must have a closer relationship, providing a greater integration and motivation in the teaching-learning process. The present research was based on a bibliographical study, with a search in literature based on articles from periodicals, dissertations, theses and books on the theme. Based on that, the present study tried to contribute so that the mathematics is seen in a more pleasant aspect, in which it will arise pleasure and interest for the student while studying it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Karla Roberta Pereira SampaioFerreira, Ernani Eugenio Baltazar2018-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-154520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T11:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-29102018-154520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T11:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
Tecnology and games for teaching x learning of linear systems: a new perspective for teaching mthematics
title Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
spellingShingle Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
Ferreira, Ernani Eugenio Baltazar
Aprendizagem
Ensino
Learning
Linear
Lineares
Matemática
Mathematics
Sistemas
Systems
Teaching
title_short Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
title_full Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
title_fullStr Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
title_sort Tecnologia e jogos para ensino x aprendizagem de sistemas lineares: uma nova ótica para o ensino da matemática
author Ferreira, Ernani Eugenio Baltazar
author_facet Ferreira, Ernani Eugenio Baltazar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Karla Roberta Pereira Sampaio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ernani Eugenio Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Learning
Linear
Lineares
Matemática
Mathematics
Sistemas
Systems
Teaching
topic Aprendizagem
Ensino
Learning
Linear
Lineares
Matemática
Mathematics
Sistemas
Systems
Teaching
description O presente trabalho tem como objetivo investigar a inclusão de plataformas de ensino de matemática nas escolas, com ênfase na plataforma Khan Academy. As plataformas de estudo possibilitam uma revolução na área desta ciência, provocando uma mudança no comportamento do aluno estático para transformá-lo em um sujeito capaz de produzir seu próprio conhecimento. Desta forma, o presente estudo buscou destacar a importância destas ferramentas no meio educativo visando o processo de construção do conhecimento. Assim, nota-se que, em prol de um melhor entendimento relacionado aos conceitos matemáticos, faz-se necessário a relação entre educando e educador, propiciando assim, uma maior integração e motivação no processo de ensino aprendizagem. A presente pesquisa fundamentou-se em um estudo qualitativo, na qual foram feitos levantamentos bibliográficos, com busca em literatura realizada com base em artigos de periódicos, dissertações, teses e livros fundamentados no tema. Com isto, este estudo buscou contribuir para que a matemática seja vista sob um aspecto mais prazeroso, a fim de despertar maior interesse no aluno ao estuda-la.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-154520/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-154520/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257489295278080