Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/
Resumo: No contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho.
id USP_e26cc56f427377c03bf02c53454299f6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23042007-170254
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáuticaSuccess partnerships attributes in supply chains: a case study on buyer-supplier relationship in an aerospace industryAdministração de comprasBuyer-supplier relationshipEmpresasGestão do fornecimentoPartnershipRede de suprimentos - GerenciamentoSupply chain managementNo contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho.In the current context of enterprise environmental, supply chain management appear as a vehicle through which a company can get competitive advantage. Companies started to be pushed to change the traditional far away and short term relationship model - arm\'s length - with their suppliers for a long term collaborative relation - partnership. The relevant literature about partnership points out a series of attributes and characteristics that should be present in this kind of relationship in order to allow companies to attain proposed results. This research develops an analysis of relevant literature concerning supply chain management and relationship management, and provides a conceptual model, developed by Mohr and Spekman and revisited by this author, that shows the factors associated with successful partnership. A case study is dropped, during 2006, showing the evolution of such buyer-supplier relationship model, in a Brazilian aerospace industry, searching to verify the presence or not of those attributes presented in the conceptual model. Results from the study generates a perception that, although have been noticed an evolution on buyer-supplier relationship toward the collaborative model, there is a long way ahead to meet the partnership referenced at the conceptual model presented in this study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoncalves, Marilson AlvesBastos, Carlos Eduardo2007-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-23042007-170254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
Success partnerships attributes in supply chains: a case study on buyer-supplier relationship in an aerospace industry
title Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
spellingShingle Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
Bastos, Carlos Eduardo
Administração de compras
Buyer-supplier relationship
Empresas
Gestão do fornecimento
Partnership
Rede de suprimentos - Gerenciamento
Supply chain management
title_short Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
title_full Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
title_fullStr Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
title_full_unstemmed Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
title_sort Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
author Bastos, Carlos Eduardo
author_facet Bastos, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goncalves, Marilson Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de compras
Buyer-supplier relationship
Empresas
Gestão do fornecimento
Partnership
Rede de suprimentos - Gerenciamento
Supply chain management
topic Administração de compras
Buyer-supplier relationship
Empresas
Gestão do fornecimento
Partnership
Rede de suprimentos - Gerenciamento
Supply chain management
description No contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257296853270528