Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/ |
Resumo: | No contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho. |
id |
USP_e26cc56f427377c03bf02c53454299f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23042007-170254 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáuticaSuccess partnerships attributes in supply chains: a case study on buyer-supplier relationship in an aerospace industryAdministração de comprasBuyer-supplier relationshipEmpresasGestão do fornecimentoPartnershipRede de suprimentos - GerenciamentoSupply chain managementNo contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho.In the current context of enterprise environmental, supply chain management appear as a vehicle through which a company can get competitive advantage. Companies started to be pushed to change the traditional far away and short term relationship model - arm\'s length - with their suppliers for a long term collaborative relation - partnership. The relevant literature about partnership points out a series of attributes and characteristics that should be present in this kind of relationship in order to allow companies to attain proposed results. This research develops an analysis of relevant literature concerning supply chain management and relationship management, and provides a conceptual model, developed by Mohr and Spekman and revisited by this author, that shows the factors associated with successful partnership. A case study is dropped, during 2006, showing the evolution of such buyer-supplier relationship model, in a Brazilian aerospace industry, searching to verify the presence or not of those attributes presented in the conceptual model. Results from the study generates a perception that, although have been noticed an evolution on buyer-supplier relationship toward the collaborative model, there is a long way ahead to meet the partnership referenced at the conceptual model presented in this study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoncalves, Marilson AlvesBastos, Carlos Eduardo2007-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-23042007-170254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica Success partnerships attributes in supply chains: a case study on buyer-supplier relationship in an aerospace industry |
title |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
spellingShingle |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica Bastos, Carlos Eduardo Administração de compras Buyer-supplier relationship Empresas Gestão do fornecimento Partnership Rede de suprimentos - Gerenciamento Supply chain management |
title_short |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
title_full |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
title_fullStr |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
title_full_unstemmed |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
title_sort |
Atributos de parcerias de sucesso em cadeias de suprimentos: um estudo de caso na relação fabricante-fornecedor na indústria aeronáutica |
author |
Bastos, Carlos Eduardo |
author_facet |
Bastos, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goncalves, Marilson Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de compras Buyer-supplier relationship Empresas Gestão do fornecimento Partnership Rede de suprimentos - Gerenciamento Supply chain management |
topic |
Administração de compras Buyer-supplier relationship Empresas Gestão do fornecimento Partnership Rede de suprimentos - Gerenciamento Supply chain management |
description |
No contexto atual do ambiente empresarial, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um veículo através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. As empresas passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional de relacionamento distante e de curto prazo - mercado puro, com seus fornecedores, por uma relação colaborativa de longo prazo - parceria. A literatura relevante sobre parceria destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as empresas possam atingir os resultados a que se propuseram. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma análise da literatura relevante em gestão de cadeia de suprimentos e gestão de relacionamentos, e apresenta-se um modelo conceitual, desenvolvido por Mohr e Spekman e revisitado pelo autor, que expõe os fatores associados a parcerias de sucesso. Um estudo de caso foi realizado, durante o ano de 2006, mostrando a evolução do modelo de relacionamento entre fabricante e fornecedor, em uma indústria aeronáutica brasileira, buscando verificar a presença ou não das características do modelo apresentado. O resultado do estudo gera a percepção de que, embora tenha havido uma evolução no relacionamento fabricante-fornecedor em direção ao modelo colaborativo, ainda existe um bom caminho a ser trilhado pela empresa para atingir a relação de parceria preconizada pelo modelo referencial utilizado neste trabalho. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23042007-170254/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257296853270528 |