A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vanessa de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-21102010-113332/
Resumo: Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.
id USP_f2acbe474439177dd39d66a354a05a56
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102010-113332
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.The strategy relationship with suppliers in the aeronautic industry in Brazil: the Embraer case.Aeronautic industryBuyer-supplier relationshipIndústria aeronáuticaParceriaPartnershipRelacionamento fabricante-fornecedorEste trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.This paper discusses the strategy for relationship with the suppliers at high-tech and complex product companies. Therefore, the case studied was the manufacture of aircraft produced by Embraer and its unique strategy of partnering with suppliers, mainly when dealing the products of the ERJ145 and E-Jets families. In the company\'s latest line of products a particular strategy is observed in terms of relationship with suppliers, which led to our research question. This paper discusses the options of supplier relationships, from simple supply to shared investments and risks, and the rationales that underly them. The techniques used in this study were direct observation and research on secondary data, journals, websites linked to the aircraft industry and associations, academic papers, and the company\'s documents. In addition, semi-structured interviews were conducted with both current and former employees. The results show that despite the fact that large companies like Boeing and Airbus use the partnership model of risk adopted by the company under study, Embraer is currently adopting a hybrid model focusing on lessons learned earlier in its supply chain.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalerno, Mario SergioFerreira, Vanessa de Lima2010-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-21102010-113332/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-21102010-113332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
The strategy relationship with suppliers in the aeronautic industry in Brazil: the Embraer case.
title A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
spellingShingle A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
Ferreira, Vanessa de Lima
Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Indústria aeronáutica
Parceria
Partnership
Relacionamento fabricante-fornecedor
title_short A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
title_full A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
title_fullStr A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
title_full_unstemmed A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
title_sort A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.
author Ferreira, Vanessa de Lima
author_facet Ferreira, Vanessa de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salerno, Mario Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vanessa de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Indústria aeronáutica
Parceria
Partnership
Relacionamento fabricante-fornecedor
topic Aeronautic industry
Buyer-supplier relationship
Indústria aeronáutica
Parceria
Partnership
Relacionamento fabricante-fornecedor
description Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-21102010-113332/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-21102010-113332/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257251757162496