Entre-Telas: o designer de moda nas imediações da cultura maker e indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Blanch Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-18012019-151934
Resumo: Em fases transformadoras como a que se vive na atualidade com as tecnologias que impactam os processos produtivos de moda, os papéis desempenhados pelos designers se alteram. Neste contexto, o designer de moda parece se deparar entre as narrativas da cultura maker (influenciados por movimentos de contra-cultura, ao clamar por autonomia como o Arts & Crafts, DIY, movimento do software livre e open-source) e, por outro, os direcionamentos tomados pela indústria 4.0. (produção em escala, ultra-personalizadas, distribuída e com uso de dados). Estes dois âmbitos têm em comum interesse o uso de ferramentas de fabricação digital, por isso, os conhecimentos necessários para projetos desenvolvidos nestes espaços se difundem rapidamente. Contudo, ímpetos, narrativas, valores iniciais e interesses de diversas origens se mesclam de um modo difícil de distinguir (NASCIMENTO, S.; PÓLVORA, A.; 2016), mas que continuam a gerar agenciamentos. Esta investigação tem como objetivo apresentar um panorama dos percursos do designer de moda em meio ao contexto cultural e operacional da fabricação digital afim de destacar pontos de tensão e de disparidades sociais que passam pelo campo produtivo, afim de encontrar quais os próximos e melhores passos a serem dados. Deste modo, busca-se utilizar ferramentas digitais como impressoras 3D, escaners 3D e máquinas de corte a laser na com a intenção de trazer mais autonomia, acessibilidade, igualdade nas relações para designers de moda no Brasil.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Entre-Telas: o designer de moda nas imediações da cultura maker e indústria 4.0 Inbetween: the fashion designer at the intersection of the maker culture and the 4.0 industry 2018-05-07Sergio Regis Moreira MartinsPaulo Eduardo Fonseca de CamposLuisa Angélica Paraguai DonatiSuzana Helena de Avelar GomesDorival Campos RossiRafaela Blanch PiresUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR 4.0 industry Cultura maker Designer Designer Digital fabrication Fabricação digital Fashion Indústria 4.0 Maker culture Moda Em fases transformadoras como a que se vive na atualidade com as tecnologias que impactam os processos produtivos de moda, os papéis desempenhados pelos designers se alteram. Neste contexto, o designer de moda parece se deparar entre as narrativas da cultura maker (influenciados por movimentos de contra-cultura, ao clamar por autonomia como o Arts & Crafts, DIY, movimento do software livre e open-source) e, por outro, os direcionamentos tomados pela indústria 4.0. (produção em escala, ultra-personalizadas, distribuída e com uso de dados). Estes dois âmbitos têm em comum interesse o uso de ferramentas de fabricação digital, por isso, os conhecimentos necessários para projetos desenvolvidos nestes espaços se difundem rapidamente. Contudo, ímpetos, narrativas, valores iniciais e interesses de diversas origens se mesclam de um modo difícil de distinguir (NASCIMENTO, S.; PÓLVORA, A.; 2016), mas que continuam a gerar agenciamentos. Esta investigação tem como objetivo apresentar um panorama dos percursos do designer de moda em meio ao contexto cultural e operacional da fabricação digital afim de destacar pontos de tensão e de disparidades sociais que passam pelo campo produtivo, afim de encontrar quais os próximos e melhores passos a serem dados. Deste modo, busca-se utilizar ferramentas digitais como impressoras 3D, escaners 3D e máquinas de corte a laser na com a intenção de trazer mais autonomia, acessibilidade, igualdade nas relações para designers de moda no Brasil. In a phase of deep transformations with new technologies that impact the productive processes in the fashion field. In this context, the fashion designer finds himself between narratives devired from the the maker culture (following counter-culture movements, claiming for autonomy with the Arts & Crafts movement, DIY, later the free software movement, open-source) and the 4.0 industry (scale, ultrapersonalized, distributed production based on data). Both areas have the interest on digital fabrication in common, therefore, the required knowledge for projects developed in these spaces spreads rapidly. Yet, impulses, narratives and initial values cultuated by the maker movement seems to be mixed and dispersed (NASCIMENTO, S.; PÓLVORA, A.; 2016) while agency keep happening. The present investigation\'s aim is to present the paths followed by the fashion designer immersed in a cultural context and in the operational digital fabrication\'s context in order to find which are the best actions to be taken. In this sense, digital fabrication tools such as 3D printers, 3D scanners, laser cutter machines can be used to bring more autonomy, accessibility, equality in the relations and in the ways of producing for fashion designers in Brasil. https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-18012019-151934info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:16:13Zoai:teses.usp.br:tde-18012019-151934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:50:15.378648Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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