Entre-Telas: o designer de moda nas imediações da cultura maker e indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Rafaela Blanch
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18012019-151934/
Resumo: Em fases transformadoras como a que se vive na atualidade com as tecnologias que impactam os processos produtivos de moda, os papéis desempenhados pelos designers se alteram. Neste contexto, o designer de moda parece se deparar entre as narrativas da cultura maker (influenciados por movimentos de contra-cultura, ao clamar por autonomia como o Arts & Crafts, DIY, movimento do software livre e open-source) e, por outro, os direcionamentos tomados pela indústria 4.0. (produção em escala, ultra-personalizadas, distribuída e com uso de dados). Estes dois âmbitos têm em comum interesse o uso de ferramentas de fabricação digital, por isso, os conhecimentos necessários para projetos desenvolvidos nestes espaços se difundem rapidamente. Contudo, ímpetos, narrativas, valores iniciais e interesses de diversas origens se mesclam de um modo difícil de distinguir (NASCIMENTO, S.; PÓLVORA, A.; 2016), mas que continuam a gerar agenciamentos. Esta investigação tem como objetivo apresentar um panorama dos percursos do designer de moda em meio ao contexto cultural e operacional da fabricação digital afim de destacar pontos de tensão e de disparidades sociais que passam pelo campo produtivo, afim de encontrar quais os próximos e melhores passos a serem dados. Deste modo, busca-se utilizar ferramentas digitais como impressoras 3D, escaners 3D e máquinas de corte a laser na com a intenção de trazer mais autonomia, acessibilidade, igualdade nas relações para designers de moda no Brasil.
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