Heurísticas de programação linear inteira para resolução de problemas de programação de frota com restrições de sincronização.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-14082019-140954/ |
Resumo: | A presente pesquisa aborda um problema de programação de veículos rico, em que a característica mais importante é a demanda de múltiplas embarcações para atendimento a uma única tarefa. Trata-se de uma aplicação real do setor de apoio marítimo \"offshore\", das embarcações que fazem o reboque e o lançamento de linhas de ancoragem de sondas de perfuração e unidades de produção. Como método de solução, aplicaram-se duas heurísticas com uma abordagem híbrida que incluem uma inserção baseada em programação linear inteira, visando a minimização do custo total da operação, dentro de um tempo de processamento aceitável. |
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Heurísticas de programação linear inteira para resolução de problemas de programação de frota com restrições de sincronização.Integer linear programming heuristics to solve fleet scheduling problems with synchronization constraints.HeurísticaInteger linear programmingMathematical modellingMatheuristicModelagem matemáticaProgramação de veículosProgramação linearVehicle schedulingA presente pesquisa aborda um problema de programação de veículos rico, em que a característica mais importante é a demanda de múltiplas embarcações para atendimento a uma única tarefa. Trata-se de uma aplicação real do setor de apoio marítimo \"offshore\", das embarcações que fazem o reboque e o lançamento de linhas de ancoragem de sondas de perfuração e unidades de produção. Como método de solução, aplicaram-se duas heurísticas com uma abordagem híbrida que incluem uma inserção baseada em programação linear inteira, visando a minimização do custo total da operação, dentro de um tempo de processamento aceitável.This research deals with a rich vehicle scheduling problem, having as the most important feature the demand of multiple vessels per task. It is a real problem present in the oil industry related to the vessels that undertake the towing and the launching of mooring lines of drilling and production units. As a solution method, two heuristics with a hybrid approach were applied which include an insertion based on integer linear programming, aiming at minimizing the total cost of the operation, within an acceptable processing time.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, André BergstenTamura, Kelvin Yuso2019-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-14082019-140954/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-22T21:20:20Zoai:teses.usp.br:tde-14082019-140954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-22T21:20:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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