O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Nathália Theophilo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032019-125542/
Resumo: Esta pesquisa trata de estratégias de venda da loja de departamento Mappin Stores na cidade de São Paulo entre os anos de 1913 e 1920. Trataremos de como o Mappin Stores, única loja de departamentos existente ligada ao tradicional fabricante de prataria e joias Mappin & Webb praticou seus preços, desenvolveu narrativas publicitárias e incentivou práticas de consumo. Sustentamos que o Mappin Stores, apontado como uma loja que subvertia os padrões de lojas de departamento europeias e norte-americanas pelo fato de ter-se mantido uma loja para as elites, almejava, desde sua abertura, um alargamento do espectro social da sua clientela. Esta pesquisa apoia-se em estudos que identificam, na sociedade paulistana, desde finais do século XIX, a existência de segmentos sociais médios que, na ausência de meios para cultivar tradições herdadas geracionalmente, encontraram no consumo formas de marcar sua ascensão social, distinção e identidade. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos anúncios do Mappin Stores, dos preços praticados pela loja e de um inédito estudo sobre o Custo de Vida na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, tentaremos circunscrever quais eram os públicos que frequentavam e consumiam no Mappin Stores.
id USP_e524da5979ce7b42fa51654663d198dc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14032019-125542
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920Chic Style at Modest Prices? tastes and publics of the Mappin Stores in São Paulo, 1913-1920ConsumoConsumptionCultura materialCusto de vidaLiving costMappin storesMappin StoresMaterial cultureSão PauloSão PauloEsta pesquisa trata de estratégias de venda da loja de departamento Mappin Stores na cidade de São Paulo entre os anos de 1913 e 1920. Trataremos de como o Mappin Stores, única loja de departamentos existente ligada ao tradicional fabricante de prataria e joias Mappin & Webb praticou seus preços, desenvolveu narrativas publicitárias e incentivou práticas de consumo. Sustentamos que o Mappin Stores, apontado como uma loja que subvertia os padrões de lojas de departamento europeias e norte-americanas pelo fato de ter-se mantido uma loja para as elites, almejava, desde sua abertura, um alargamento do espectro social da sua clientela. Esta pesquisa apoia-se em estudos que identificam, na sociedade paulistana, desde finais do século XIX, a existência de segmentos sociais médios que, na ausência de meios para cultivar tradições herdadas geracionalmente, encontraram no consumo formas de marcar sua ascensão social, distinção e identidade. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos anúncios do Mappin Stores, dos preços praticados pela loja e de um inédito estudo sobre o Custo de Vida na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, tentaremos circunscrever quais eram os públicos que frequentavam e consumiam no Mappin Stores.This dissertation recounts the Mappin Stores department store´s selling strategies in São Paulo city between 1913 and 1920. We will deal with how Mappin Stores, - the only existing department store linked to the traditional silverware and jewelry manufacturer Mappin & Webb - practiced its prices, developed its advertising narratives and encouraged consumer practices. We support that Mappin Stores, known as a magasin that subverted the European and North American department stores standards for having maintained itself as a high class shop, sought from its opening a social spectrum widening of its clientele. This research is based on studies that identify, in São Paulo society, since the end of the 19th century, the existence of medium social segments that, in the absence of the means to cultivate traditions inherited generationally, found in consumption ways of marking their social ascent, distinction and identity. Based on a quantitative and qualitative analysis of Mappin Stores\' publicity, the prices charged and an until now unpublished study about São Paulo city Living Cost in the first decades of the twentieth century, we will attempt to circumscribe the publics that attended and consumed in Mappin Stores.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Vânia Carneiro deLobato, Nathália Theophilo2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032019-125542/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-14032019-125542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
Chic Style at Modest Prices? tastes and publics of the Mappin Stores in São Paulo, 1913-1920
title O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
spellingShingle O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
Lobato, Nathália Theophilo
Consumo
Consumption
Cultura material
Custo de vida
Living cost
Mappin stores
Mappin Stores
Material culture
São Paulo
São Paulo
title_short O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
title_full O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
title_fullStr O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
title_full_unstemmed O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
title_sort O Estylo Chic a Preços Módicos: gostos e públicos da loja Mappin Stores em São Paulo, 1913-1920
author Lobato, Nathália Theophilo
author_facet Lobato, Nathália Theophilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Vânia Carneiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Nathália Theophilo
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Consumption
Cultura material
Custo de vida
Living cost
Mappin stores
Mappin Stores
Material culture
São Paulo
São Paulo
topic Consumo
Consumption
Cultura material
Custo de vida
Living cost
Mappin stores
Mappin Stores
Material culture
São Paulo
São Paulo
description Esta pesquisa trata de estratégias de venda da loja de departamento Mappin Stores na cidade de São Paulo entre os anos de 1913 e 1920. Trataremos de como o Mappin Stores, única loja de departamentos existente ligada ao tradicional fabricante de prataria e joias Mappin & Webb praticou seus preços, desenvolveu narrativas publicitárias e incentivou práticas de consumo. Sustentamos que o Mappin Stores, apontado como uma loja que subvertia os padrões de lojas de departamento europeias e norte-americanas pelo fato de ter-se mantido uma loja para as elites, almejava, desde sua abertura, um alargamento do espectro social da sua clientela. Esta pesquisa apoia-se em estudos que identificam, na sociedade paulistana, desde finais do século XIX, a existência de segmentos sociais médios que, na ausência de meios para cultivar tradições herdadas geracionalmente, encontraram no consumo formas de marcar sua ascensão social, distinção e identidade. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos anúncios do Mappin Stores, dos preços praticados pela loja e de um inédito estudo sobre o Custo de Vida na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, tentaremos circunscrever quais eram os públicos que frequentavam e consumiam no Mappin Stores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032019-125542/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032019-125542/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090705568563200