Um estudo das práticas de tecnologia da informação em empresas varejistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17042023-112422/ |
Resumo: | A informação é um dos elementos principais para as empresas alcancarem vantagem competitiva, e se esta afirmação é uma realidade para empresas em geral, é em especial para empresas varejistas. Devido ao alto grau de competitividade no mercado atual, as organizações se vêem obrigadas a buscarem constantemente novas vantagens competitivas, novos mercados, a segmentar seus consumidores para procurar compreendê-los e atendê-los de forma diferenciada, a criar um relacionamento mais próximo com as outras partes da cadeia de suprimentos. As organizações se veem obrigadas a monitorar, coletar, organizar, processor e manter a informação de forma a criar diferenciais competitivos de mercado. Nota-se no varejo, que grande parte das empresas estão preocupadas em capturar dados sobre suas vendas, porém poucos varejistas estão efetivamente empenhados em transformar tais dados em informação que leve a um diferencial competitivo. Segundo Marchand et al (2000) pode-se medir o grau de orientação de uma organização a informação através das práticas de tecnologia da informação, práticas de gerenciamento da informação e comportamentos e valores de informação. O foco deste trabalho será estudar as práticas de tecnologia da informação e do gerenciamento da informação em empresas brasileiras de varejo. |
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Um estudo das práticas de tecnologia da informação em empresas varejistasA study of information technology practices in retail companiesInformação - GerencimentoInformation - ManagementInformation systemsInformation technologyRetailSistemas de informaçãoTecnologia da informaçãoVarejoA informação é um dos elementos principais para as empresas alcancarem vantagem competitiva, e se esta afirmação é uma realidade para empresas em geral, é em especial para empresas varejistas. Devido ao alto grau de competitividade no mercado atual, as organizações se vêem obrigadas a buscarem constantemente novas vantagens competitivas, novos mercados, a segmentar seus consumidores para procurar compreendê-los e atendê-los de forma diferenciada, a criar um relacionamento mais próximo com as outras partes da cadeia de suprimentos. As organizações se veem obrigadas a monitorar, coletar, organizar, processor e manter a informação de forma a criar diferenciais competitivos de mercado. Nota-se no varejo, que grande parte das empresas estão preocupadas em capturar dados sobre suas vendas, porém poucos varejistas estão efetivamente empenhados em transformar tais dados em informação que leve a um diferencial competitivo. Segundo Marchand et al (2000) pode-se medir o grau de orientação de uma organização a informação através das práticas de tecnologia da informação, práticas de gerenciamento da informação e comportamentos e valores de informação. O foco deste trabalho será estudar as práticas de tecnologia da informação e do gerenciamento da informação em empresas brasileiras de varejo.Information is one of the main elements for companies to achieve competitive advantage, and if this is true for companies in general, it is particularly true to retail companies. Due to the high level of competition in the market, companies are being forced to search for new competitive advantages and markets, and to segment their customers to understand and serve them better in order to create a closer connection to the other parts of the supply chain. Companies are now faced with the challenge of monitoring, collecting, organizing, processing and storing information in order to create competitive advantages in the market. Most retail companies have put out efforts to collect data about their sales, but few are effectively committed to transforming such data into information that could result in competitive advantage. According to Marchand et al (2000) one could measure how much a company is oriented towards information through the use of information technology, information management practices and behavior and also the value of information. The focus of this work is studying information technology practices observed in Brazilian retail companies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZwicker, RonaldoD'Emidio, Marcelo2005-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17042023-112422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-17T14:30:16Zoai:teses.usp.br:tde-17042023-112422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-17T14:30:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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