A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Merielen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12092018-213007/
Resumo: A comunicação, tão fundamental para a constituição do sujeito, é marcada pela linguagem que nos insere no simbólico. Distanciando-nos do conceito positivista de comunicação e aproximando-nos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, aceitamos a opacidade e incompletude da linguagem, que pode ser analisada e percebida pela escuta aqui denominada significativa. Uma escuta que permita um diálogo dentro de nós mesmos com as muitas falas que nos constituíram e nos constituem. A instituição escolar é um lugar que propicia interações e inserção social, assim, o estudo visa a analisar e refletir como a escuta é concebida e realizada no contexto educacional, pois, nesse ambiente, em geral prevalece o discurso autoritário cujo funcionamento impede a reversibilidade (dinâmica da interlocução). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa contaram com a revisão bibliográfica, pesquisa de campo com observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com educadoras de duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. O corpus, recortes de dados determinados pelas condições de produção, foi constituído e analisado com base nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana e algumas contribuições da Psicanálise e das Ciências da Educação. As análises indicam que o sujeito-educador filiado ao discurso autoritário mascara a escuta significativa reduzindo-a ao silêncio do educando durante as explicações ou à participação deles quanto ao conteúdo explicado pelo educador; há tentativas de rompimento e deslizamentos de posições que possibilitam a dinâmica da interlocução, no entanto, não são legitimadas pela instituição escolar que, por sua vez, escamoteia a subjetividade docente. Romper com a predominância do discurso autoritário no contexto educacional é um desafio, mas que acreditamos ser possível com a construção de espaços discursivos que oportunizem aos sujeitos-educadores uma experiência de encontro, de diálogo e de desejo.
id USP_e5de722c412ed8956141c3f5aa7a8d60
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092018-213007
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacionalThe (Im)possibility of meaningful listening in the school environmentAnálise de discurso ; Educação ; EscutaDiscourse analysis ; Education ; ListeningA comunicação, tão fundamental para a constituição do sujeito, é marcada pela linguagem que nos insere no simbólico. Distanciando-nos do conceito positivista de comunicação e aproximando-nos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, aceitamos a opacidade e incompletude da linguagem, que pode ser analisada e percebida pela escuta aqui denominada significativa. Uma escuta que permita um diálogo dentro de nós mesmos com as muitas falas que nos constituíram e nos constituem. A instituição escolar é um lugar que propicia interações e inserção social, assim, o estudo visa a analisar e refletir como a escuta é concebida e realizada no contexto educacional, pois, nesse ambiente, em geral prevalece o discurso autoritário cujo funcionamento impede a reversibilidade (dinâmica da interlocução). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa contaram com a revisão bibliográfica, pesquisa de campo com observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com educadoras de duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. O corpus, recortes de dados determinados pelas condições de produção, foi constituído e analisado com base nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana e algumas contribuições da Psicanálise e das Ciências da Educação. As análises indicam que o sujeito-educador filiado ao discurso autoritário mascara a escuta significativa reduzindo-a ao silêncio do educando durante as explicações ou à participação deles quanto ao conteúdo explicado pelo educador; há tentativas de rompimento e deslizamentos de posições que possibilitam a dinâmica da interlocução, no entanto, não são legitimadas pela instituição escolar que, por sua vez, escamoteia a subjetividade docente. Romper com a predominância do discurso autoritário no contexto educacional é um desafio, mas que acreditamos ser possível com a construção de espaços discursivos que oportunizem aos sujeitos-educadores uma experiência de encontro, de diálogo e de desejo.Communication, important as it is for the constitution of the subject, brings the mark of language, which encases us into the symbolic order. As diverging from positivist concepts of communication, and approaching French discourse analysis, we accept the opacity and incompleteness of language. Language may, therefore, be analyzed and perceived by what we understand as meaningful listening, allowing internal, dialogues with oneself with the many says, which constituted us in the past and the present. The school environment offers interaction and social insertion. This study aims to analyze how the skill of listening is conceived and carried out within the school environment, in which usually authoritarian discourse prevents reversibility (dynamics of communication). The methodology applied in this work relied on literature review, field observation in classrooms and semi-structured interviews with education professionals from two public schools in the countryside of the state of São Paulo, Brazil. The interviews were audio-recorded and transcribed. The corpus, selected cut-outs determined by the production conditions, was assembled and analyzed based on the French theory of discourse analysis, by Michel Pêcheux, on some contributions psychoanalysis, and on sciences of education. The analysis indicates that the subject-educator within the authoritarian discourse disguises the meaningful listening, reducing it to the learners silence or limited participation during the explanation. There are attempts of rupture and displacements of roles, which would allow communication dynamics. Those attempts, however, are not supported by the school instances, which in turn glosses over teachers subjectivity. Fighting against the predominance of authoritarian discourse in the school environment is a challenge that we believe can be faced. Discursive spaces must be created to offer the subject-educators experience of encounter, dialogue and desire.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssolini, Filomena Elaine PaivaCunha, Merielen2018-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12092018-213007/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-12092018-213007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
The (Im)possibility of meaningful listening in the school environment
title A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
spellingShingle A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
Cunha, Merielen
Análise de discurso ; Educação ; Escuta
Discourse analysis ; Education ; Listening
title_short A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
title_full A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
title_fullStr A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
title_full_unstemmed A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
title_sort A (im)possibilidade da escuta significativa no contexto educacional
author Cunha, Merielen
author_facet Cunha, Merielen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assolini, Filomena Elaine Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Merielen
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso ; Educação ; Escuta
Discourse analysis ; Education ; Listening
topic Análise de discurso ; Educação ; Escuta
Discourse analysis ; Education ; Listening
description A comunicação, tão fundamental para a constituição do sujeito, é marcada pela linguagem que nos insere no simbólico. Distanciando-nos do conceito positivista de comunicação e aproximando-nos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, aceitamos a opacidade e incompletude da linguagem, que pode ser analisada e percebida pela escuta aqui denominada significativa. Uma escuta que permita um diálogo dentro de nós mesmos com as muitas falas que nos constituíram e nos constituem. A instituição escolar é um lugar que propicia interações e inserção social, assim, o estudo visa a analisar e refletir como a escuta é concebida e realizada no contexto educacional, pois, nesse ambiente, em geral prevalece o discurso autoritário cujo funcionamento impede a reversibilidade (dinâmica da interlocução). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa contaram com a revisão bibliográfica, pesquisa de campo com observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com educadoras de duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. O corpus, recortes de dados determinados pelas condições de produção, foi constituído e analisado com base nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana e algumas contribuições da Psicanálise e das Ciências da Educação. As análises indicam que o sujeito-educador filiado ao discurso autoritário mascara a escuta significativa reduzindo-a ao silêncio do educando durante as explicações ou à participação deles quanto ao conteúdo explicado pelo educador; há tentativas de rompimento e deslizamentos de posições que possibilitam a dinâmica da interlocução, no entanto, não são legitimadas pela instituição escolar que, por sua vez, escamoteia a subjetividade docente. Romper com a predominância do discurso autoritário no contexto educacional é um desafio, mas que acreditamos ser possível com a construção de espaços discursivos que oportunizem aos sujeitos-educadores uma experiência de encontro, de diálogo e de desejo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12092018-213007/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12092018-213007/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090660229185536