A Educação Interprofissional para a Prática Colaborativa na Atenção Primária em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caracio, Flavia Cristina Castilho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7143/tde-23022021-113603/
Resumo: Introdução: Esta investigação tem como objeto a Educação Interprofissional, uma estratégia de mudança do perfil profissional na área da saúde que favorece a prática colaborativa. Ocorre quando dois ou mais estudantes de diferentes áreas da saúde aprendem juntos, visando melhorar a colaboração e a qualidade do cuidado. Este estudo enfoca particularmente a formação de enfermeiras e médicos, principais integrantes das equipes nos serviços da Atenção Primária em Saúde. Objetivo: analisar se o processo de formação de enfermeiros e médicos na Faculdade de Medicina de Marília está ancorado nas premissas da Educação Interprofissional e se contribui para prática colaborativa na Atenção Primária. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em três etapas: na primeira, foi feita a análise documental dos projetos político- pedagógicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Marília. Na segunda, realizou-se a aplicação do questionário Readiness Interprofessional Learning Scale, na versão adaptada para o português do Brasil e validada para estudantes de cursos de graduação. Na terceira etapa foram feitas entrevistas individuais semiestruturadas com discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina. A análise documental tomou como referência as diretrizes propostas pelo Centre for the Advancement of Interprofessional Education para identificar se a proposta curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina continha as premissas da Educação Interprofissional. As respostas do questionário foram submetidas a análise estatística. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: A integração dos resultados das três etapas da pesquisa corroborou para a identificação dos temas que favorecem a EIP nos cursos da Famema: A construção do aprendizado integrado com as equipes da Atenção Primária, A importância das metodologias ativas na construção da autonomia profissional, A formação da identidade profissional de forma interdependente entre as profissões e A participação do usuário na formação interprofissional dos profissionais da saúde.Conclusão: O estudo revelou que, na ótica dos estudantes, o processo de formação de enfermeiras e médicos na Famema apresenta-se orientado para a aprendizagem interprofissional por meio da formação ancorada em um currículo integrado, que faz uso de metodologias ativas e cenários reais de prática, promovendo a autonomia do estudante no processo de construção do aprendizado, contribuindo assim para prática colaborativa na APS.
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spelling A Educação Interprofissional para a Prática Colaborativa na Atenção Primária em SaúdeInterprofessional education for collaborative practice in Primary Health CareAtenção Primária à SaúdeEducação Interprofissional em SaúdeEducação SuperiorEnfermagemHigher educationInterprofessional Education in HealthMedicinaMedicineNursingPrimary Health CareIntrodução: Esta investigação tem como objeto a Educação Interprofissional, uma estratégia de mudança do perfil profissional na área da saúde que favorece a prática colaborativa. Ocorre quando dois ou mais estudantes de diferentes áreas da saúde aprendem juntos, visando melhorar a colaboração e a qualidade do cuidado. Este estudo enfoca particularmente a formação de enfermeiras e médicos, principais integrantes das equipes nos serviços da Atenção Primária em Saúde. Objetivo: analisar se o processo de formação de enfermeiros e médicos na Faculdade de Medicina de Marília está ancorado nas premissas da Educação Interprofissional e se contribui para prática colaborativa na Atenção Primária. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em três etapas: na primeira, foi feita a análise documental dos projetos político- pedagógicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Marília. Na segunda, realizou-se a aplicação do questionário Readiness Interprofessional Learning Scale, na versão adaptada para o português do Brasil e validada para estudantes de cursos de graduação. Na terceira etapa foram feitas entrevistas individuais semiestruturadas com discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina. A análise documental tomou como referência as diretrizes propostas pelo Centre for the Advancement of Interprofessional Education para identificar se a proposta curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina continha as premissas da Educação Interprofissional. As respostas do questionário foram submetidas a análise estatística. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: A integração dos resultados das três etapas da pesquisa corroborou para a identificação dos temas que favorecem a EIP nos cursos da Famema: A construção do aprendizado integrado com as equipes da Atenção Primária, A importância das metodologias ativas na construção da autonomia profissional, A formação da identidade profissional de forma interdependente entre as profissões e A participação do usuário na formação interprofissional dos profissionais da saúde.Conclusão: O estudo revelou que, na ótica dos estudantes, o processo de formação de enfermeiras e médicos na Famema apresenta-se orientado para a aprendizagem interprofissional por meio da formação ancorada em um currículo integrado, que faz uso de metodologias ativas e cenários reais de prática, promovendo a autonomia do estudante no processo de construção do aprendizado, contribuindo assim para prática colaborativa na APS.Introduction: This research has as its object the Interprofessional Education, a change strategy of a professional profile in the health area, which promotes collaborative practice. It occurs, when two or more students from different health areas learn together to improve collaboration and quality of care. This study focuses, particularly, on the training of nurses and physicians, the main members of the teams in the Primary Health Care services. Objective: to analyze if the process of training nurses and doctors in the School of Medicine of Marília is anchored in the premises of Interprofessional Education and, if contributes for collaborative practice in Primary Health Care. Method: This is a quantitative-qualitative research, a case study, developed in three stages: in the first stage, the documentary analysis of the political- pedagogical projects of the Nursing and Medicine courses of the Faculty of Medicine of Marília was made. The second one was the application of the Readiness Interprofessional Learning Scale questionnaire, in the version adapted to Brazilian Portuguese and validated for undergraduate students. In the third stage, individual semi-structured interviews were conducted with students of Nursing and Medicine courses. The documentary analysis, took as reference the guidelines proposed by the Center for the Advancement of Interprofessional Education to identify if the curricular proposal of the courses of Nursing and Medicine sustained the premises of Interprofessional Education. The answers of the questionnaire were submitted to statistical analysis. The interviews were transcribed and submitted to content analysis. Results: The results favor Interprofessional Education in Famema. The integration of the results of the three stages of the research corroborated the identification of the themes: The construction of integrated learning with primary care teams, the importance of active methodologies in the construction of professional autonomy, professional identity in an interdependent way between the professions and the participation of the user in the interprofessional formation of health professionals.Conclusion: The study revealed that, from the point of view of the students, the Nursing and Physicians training process at Famema presents an integrated curricula, use of active methodologies and real practice scenarios, promoting the students autonomy in the process of building in professional identity, thus contributing to interprofessional learning and collaborative practice in PHC.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Maria Amelia de CamposCaracio, Flavia Cristina Castilho2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7143/tde-23022021-113603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-24T14:49:01Zoai:teses.usp.br:tde-23022021-113603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T14:49:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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