Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Paulo Teodoro de
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20240522-110334/
Resumo: Pela aplicação da lei de conservação das massas em um volume de controle de solo, pertencente ao grande grupo Terra Roxa Estrutura- da (Alfisol), localizado no Posto Agrometeorológico da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, da Universidade de São Paulo, estudou-se a evapotranspiração real de uma cultura de milho (Zea mays, L.) Os dados resultantes de evapotranspiração real, estimada pelo método do balanço hídrico, foram correlacionados com os de evapotranspiração estimada pelo método de Penman e com os de evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. Foi também determinado um coeficiente de cultura (Kc), para o período considerado. Obtiveram-se altos coeficientes de correlação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração estimada pelo método de Penman e entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. O coeficiente de cultura (0,75) para o milho, foi obtido para o segundo estágio de desenvolvimento e seu valor está dentro dos limites de variação encontrados na literatura e utilizado em projetos de irrigação.
id USP_e664a1e32a070d830a5fc71aa2199033
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240522-110334
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)EVAPOTRANSPIRAÇÃOMILHOPela aplicação da lei de conservação das massas em um volume de controle de solo, pertencente ao grande grupo Terra Roxa Estrutura- da (Alfisol), localizado no Posto Agrometeorológico da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, da Universidade de São Paulo, estudou-se a evapotranspiração real de uma cultura de milho (Zea mays, L.) Os dados resultantes de evapotranspiração real, estimada pelo método do balanço hídrico, foram correlacionados com os de evapotranspiração estimada pelo método de Penman e com os de evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. Foi também determinado um coeficiente de cultura (Kc), para o período considerado. Obtiveram-se altos coeficientes de correlação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração estimada pelo método de Penman e entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. O coeficiente de cultura (0,75) para o milho, foi obtido para o segundo estágio de desenvolvimento e seu valor está dentro dos limites de variação encontrados na literatura e utilizado em projetos de irrigação.In a soil (Alfisol) located at the Meteorological Station of Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (LISP). Piracicaba, SP, Brazil, the actual evapotranspiration of a corn (Zea mays, L.) crop was estimated by the water balance method. The results obtained from this method were correlated with those estimated by Penman's method and with the potential evapotranspiration estimated from "Class A" evaporation pan. also estimated for the considered period. A crop coefficient (Kc) was Linear cqrrelation coefficients greater than 0,98 were obtained between actual evapotranspiration and evapotranspiration estimated by Penman's method and between actual evapotranspiration and potential evapotranspiration estimated from ?Class A? evaporation pan. The crop coefficiente value obtained for the second stage of development of the crop was 0,75 which is in accordance with literature values.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReichardt, KlausCastro, Paulo Teodoro de1980-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20240522-110334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T18:18:52Zoai:teses.usp.br:tde-20240522-110334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T18:18:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
title Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
spellingShingle Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
Castro, Paulo Teodoro de
EVAPOTRANSPIRAÇÃO
MILHO
title_short Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
title_full Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
title_fullStr Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
title_full_unstemmed Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
title_sort Evapotranspiração atual e potencial de uma cultura de milho (Zea mays, L.)
author Castro, Paulo Teodoro de
author_facet Castro, Paulo Teodoro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reichardt, Klaus
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paulo Teodoro de
dc.subject.por.fl_str_mv EVAPOTRANSPIRAÇÃO
MILHO
topic EVAPOTRANSPIRAÇÃO
MILHO
description Pela aplicação da lei de conservação das massas em um volume de controle de solo, pertencente ao grande grupo Terra Roxa Estrutura- da (Alfisol), localizado no Posto Agrometeorológico da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, da Universidade de São Paulo, estudou-se a evapotranspiração real de uma cultura de milho (Zea mays, L.) Os dados resultantes de evapotranspiração real, estimada pelo método do balanço hídrico, foram correlacionados com os de evapotranspiração estimada pelo método de Penman e com os de evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. Foi também determinado um coeficiente de cultura (Kc), para o período considerado. Obtiveram-se altos coeficientes de correlação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração estimada pelo método de Penman e entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração potencial estimada a partir da evaporação do tanque ?Classe A?. O coeficiente de cultura (0,75) para o milho, foi obtido para o segundo estágio de desenvolvimento e seu valor está dentro dos limites de variação encontrados na literatura e utilizado em projetos de irrigação.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20240522-110334/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11131/tde-20240522-110334/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090949336268800