Nos (ciber)espaços de leitura: sentidos e sujeitos em trânsito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-14072015-004717/ |
Resumo: | Através dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, buscamos refletir sobre a leitura, a rede, o sujeito e a produção de sentidos, de uma maneira mais crítica e fecunda, que não leva em conta apenas as questões técnicas, ligadas à materialidade do arquivo, mas a sua dimensão político-ideológica. Procuramos analisar a produção e circulação de sentidos nos arquivos discursivos sobre a leitura, materializados em blogs, redes sociais e outras páginas eletrônicas voltadas para a questão das práticas de leitura, especialmente em ambientes comunitários, dentro e fora da Rede. Pretendemos analisar, também, como a língua significa em sua materialidade digital, observando os embates entre diferentes posições-sujeito e vozes discursivas imbricadas no corpus apresentado. Objetivamos ainda refletir sobre a ideologia como mecanismo de naturalização dos sentidos e produção de evidências sobre alguns discursos acerca da leitura, e não outros, marcando o que pode ou não ser dito. Para atingir esses objetivos, inicialmente, discorremos sobre algumas questões teóricas que compõem o mundo dos arquivos e redes digitais, a partir de um estofo teórico transdisciplinar que envolve, especialmente, os campos da comunicação, do discurso, da sociologia e da filosofia. Em seguida, trazemos à luz alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, perspectiva da qual se partiu para tecer, no capítulo seguinte, algumas considerações acerca da leitura e suas novas configurações assumidas no meio digital, o qual apresenta novas possibilidades de significação, um novo funcionamento discursivo observado na análise do nosso corpus, que foi organizado em torno de três entradas discursivas, nas quais é conferido à leitura um caráter comunitário e de compartilhamento de sentidos constituídos para/no ato de ler. |
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Nos (ciber)espaços de leitura: sentidos e sujeitos em trânsitoIn the (cyber)spaces of reading: senses and subjects in transitDiscourseDiscursoInternetInternetLeituraReadingSenseSentidoSubjectSujeitoAtravés dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, buscamos refletir sobre a leitura, a rede, o sujeito e a produção de sentidos, de uma maneira mais crítica e fecunda, que não leva em conta apenas as questões técnicas, ligadas à materialidade do arquivo, mas a sua dimensão político-ideológica. Procuramos analisar a produção e circulação de sentidos nos arquivos discursivos sobre a leitura, materializados em blogs, redes sociais e outras páginas eletrônicas voltadas para a questão das práticas de leitura, especialmente em ambientes comunitários, dentro e fora da Rede. Pretendemos analisar, também, como a língua significa em sua materialidade digital, observando os embates entre diferentes posições-sujeito e vozes discursivas imbricadas no corpus apresentado. Objetivamos ainda refletir sobre a ideologia como mecanismo de naturalização dos sentidos e produção de evidências sobre alguns discursos acerca da leitura, e não outros, marcando o que pode ou não ser dito. Para atingir esses objetivos, inicialmente, discorremos sobre algumas questões teóricas que compõem o mundo dos arquivos e redes digitais, a partir de um estofo teórico transdisciplinar que envolve, especialmente, os campos da comunicação, do discurso, da sociologia e da filosofia. Em seguida, trazemos à luz alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, perspectiva da qual se partiu para tecer, no capítulo seguinte, algumas considerações acerca da leitura e suas novas configurações assumidas no meio digital, o qual apresenta novas possibilidades de significação, um novo funcionamento discursivo observado na análise do nosso corpus, que foi organizado em torno de três entradas discursivas, nas quais é conferido à leitura um caráter comunitário e de compartilhamento de sentidos constituídos para/no ato de ler.Beginning with the theoretical-analytical foundation of the French Discourse Analysis we reflect on the reading, the Internet, the subject and the production of meaning through a more critical and fruitful manner that does not take just the technical aspects related to the archives materiality into account, but its political- ideological dimension. We tried to analyze the production and circulation of meanings in discursive archives about reading that are materialized in blogs, social networks and others dedicated to the reading practices, particularly in community spaces in and out of Internet. We also intend to analyze how language means in its digital materiality, observing the conflicts between different subject-positions and discursive voices intertwined in the corpus that was presented. We also aim to reflect on the ideology as a mechanism for naturalization of the senses and produce evidences about some discourses on reading instead of others, marking what It is possible to be said. In order to achieve these objectives, at first we will discuss about some theoretical issues on the world of archives and networks, from a transdisciplinary theoretical framework involving especially the fields of communication, discourse, sociology and philosophy. Then we will bring some theoretical concepts of Discourse Analysis; from this perspective, in the following section, we will present some statements about the reading and its new configurations in the digital medium, which presents new possibilities of meaning, a new discursive operation observed in the analysis of our corpus, which was organized around three discursive entries, in which the reading has a community trait besides sharing of senses produced for/in reading.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Lucília Maria Abrahão eFerrarezi, Ludmila2014-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-14072015-004717/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-14072015-004717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Através dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, buscamos refletir sobre a leitura, a rede, o sujeito e a produção de sentidos, de uma maneira mais crítica e fecunda, que não leva em conta apenas as questões técnicas, ligadas à materialidade do arquivo, mas a sua dimensão político-ideológica. Procuramos analisar a produção e circulação de sentidos nos arquivos discursivos sobre a leitura, materializados em blogs, redes sociais e outras páginas eletrônicas voltadas para a questão das práticas de leitura, especialmente em ambientes comunitários, dentro e fora da Rede. Pretendemos analisar, também, como a língua significa em sua materialidade digital, observando os embates entre diferentes posições-sujeito e vozes discursivas imbricadas no corpus apresentado. Objetivamos ainda refletir sobre a ideologia como mecanismo de naturalização dos sentidos e produção de evidências sobre alguns discursos acerca da leitura, e não outros, marcando o que pode ou não ser dito. Para atingir esses objetivos, inicialmente, discorremos sobre algumas questões teóricas que compõem o mundo dos arquivos e redes digitais, a partir de um estofo teórico transdisciplinar que envolve, especialmente, os campos da comunicação, do discurso, da sociologia e da filosofia. Em seguida, trazemos à luz alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, perspectiva da qual se partiu para tecer, no capítulo seguinte, algumas considerações acerca da leitura e suas novas configurações assumidas no meio digital, o qual apresenta novas possibilidades de significação, um novo funcionamento discursivo observado na análise do nosso corpus, que foi organizado em torno de três entradas discursivas, nas quais é conferido à leitura um caráter comunitário e de compartilhamento de sentidos constituídos para/no ato de ler. |
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