Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sai, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31082020-182242/
Resumo: Este trabalho pretende elucidar as relações entre as abordagens dadas à introdução e ao estudo de expressões algébricas e o ensino-aprendizagem de genética e outros conceitos biológicos tratados no Ensino Médio. Através dos processos de elaboração e construção de modelos matemáticos da realidade/situação observada foi elaborada uma oficina dirigida de acordo com temas préselecionados, como determinação do sexo biológico de indivíduos, variação de características ao longo de gerações, leis mendelianas e interação gênica, entre outros. Os estudantes que participaram da mesma puderam entender como se dão os processos que compõem a criação de modelos, como a estruturação, elaboração de hipóteses e validação de resultados obtidos a partir da análise dos dados apresentados a cerca de um determinado fenômeno biológico, além de observarem a manipulação de expressões e a apresentação de proposições algébricas sob um caráter interdisciplinar.
id USP_e7be10b74519735e19b90a6cbc12b8cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31082020-182242
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Expressões algébricas e genética: Uma troca de olharesAlgebraic expressions and genetics: an exchange of glancesAlgebraic expressionsEnsinoExpressões algébricasGenéticaGeneticsModelagemModelingProbabilidadeProbabilityTeachingEste trabalho pretende elucidar as relações entre as abordagens dadas à introdução e ao estudo de expressões algébricas e o ensino-aprendizagem de genética e outros conceitos biológicos tratados no Ensino Médio. Através dos processos de elaboração e construção de modelos matemáticos da realidade/situação observada foi elaborada uma oficina dirigida de acordo com temas préselecionados, como determinação do sexo biológico de indivíduos, variação de características ao longo de gerações, leis mendelianas e interação gênica, entre outros. Os estudantes que participaram da mesma puderam entender como se dão os processos que compõem a criação de modelos, como a estruturação, elaboração de hipóteses e validação de resultados obtidos a partir da análise dos dados apresentados a cerca de um determinado fenômeno biológico, além de observarem a manipulação de expressões e a apresentação de proposições algébricas sob um caráter interdisciplinar.This work aims to elucidate the relationships between the approaches given to the introduction and study of algebraic expressions and the teaching-learning of genetics and other biological concepts treated in high school. Through the processes of elaboration and construction of mathematical models of the observed reality / situation, a workshop was developed according to pre-selected themes, such as determining the biological sex of individuals, variation of characteristics over generations, Mendelian laws and gene interaction, among others. The students who participated in it were able to understand how the processes that make up the creation of models occur, such as structuring, hypothesis elaboration and validation of results obtained from the analysis of the data presented about a certain biological phenomenon, in addition to observing the manipulation of expressions and the presentation of algebraic propositions under an interdisciplinary character.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Claudia InésSai, Luiz Henrique2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31082020-182242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T11:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-31082020-182242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T11:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
Algebraic expressions and genetics: an exchange of glances
title Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
spellingShingle Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
Sai, Luiz Henrique
Algebraic expressions
Ensino
Expressões algébricas
Genética
Genetics
Modelagem
Modeling
Probabilidade
Probability
Teaching
title_short Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
title_full Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
title_fullStr Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
title_full_unstemmed Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
title_sort Expressões algébricas e genética: Uma troca de olhares
author Sai, Luiz Henrique
author_facet Sai, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Claudia Inés
dc.contributor.author.fl_str_mv Sai, Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Algebraic expressions
Ensino
Expressões algébricas
Genética
Genetics
Modelagem
Modeling
Probabilidade
Probability
Teaching
topic Algebraic expressions
Ensino
Expressões algébricas
Genética
Genetics
Modelagem
Modeling
Probabilidade
Probability
Teaching
description Este trabalho pretende elucidar as relações entre as abordagens dadas à introdução e ao estudo de expressões algébricas e o ensino-aprendizagem de genética e outros conceitos biológicos tratados no Ensino Médio. Através dos processos de elaboração e construção de modelos matemáticos da realidade/situação observada foi elaborada uma oficina dirigida de acordo com temas préselecionados, como determinação do sexo biológico de indivíduos, variação de características ao longo de gerações, leis mendelianas e interação gênica, entre outros. Os estudantes que participaram da mesma puderam entender como se dão os processos que compõem a criação de modelos, como a estruturação, elaboração de hipóteses e validação de resultados obtidos a partir da análise dos dados apresentados a cerca de um determinado fenômeno biológico, além de observarem a manipulação de expressões e a apresentação de proposições algébricas sob um caráter interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31082020-182242/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31082020-182242/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257517620461568