Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Ranielly Cabral da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4017
Resumo: O Ensino e Aprendizagem de Álgebra é um desafio para professores e alunos, pois é comum observarmos em nossas salas de aula a insatisfação dos alunos que não conseguem compreender os conteúdos referentes à Álgebra, como também há muitas preocupações por parte de professores que, muitas vezes, não possuem uma metodologia adequada que favoreça o ensino e aprendizagem com mais compreensão. Mediante isso, esta pesquisa buscou identificar e analisar quais contribuições a Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode propiciar ao ensino e aprendizagem de expressões algébricas de modo que se torne mais compreensivo para o aluno. A investigação foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual na cidade de Ingá – PB. Eles foram escolhidos por serem alunos da professora/pesquisadora e por observar nas literaturas que, neste ano escolar, os alunos apresentam uma maior dificuldade em relação aos conteúdos de Álgebra. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa (ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), na modalidade de pesquisa pedagógica, defendida por Lankshear e Knobel (2008). Para o levantamento de dados, planejamos e utilizamos atividades para o ensino de expressões algébricas que atendessem às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), da Base Nacional Comum Curricular (2017) e dos autores Friedlander & Arcavi (2017), a partir da Metodologia Resolução de Problemas e com base na Exploração de Problemas, proposto por Andrade, S. (1998, 2017). Os dados foram levantados com base nas análises das produções dos alunos, bem como das anotações realizadas pela professora/pesquisadora durante a realização das atividades. Por meio deles, constatamos a potencialidade da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição para o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, uma vez que era notória a participação ativa dos alunos durante a exploração dos problemas, os quais passaram a refletir, argumentar e justificar suas ideias, favorecendo uma aprendizagem com mais compreensão. Sendo assim, concluímos que o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, através da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, tornou-se mais compreensivo para o aluno.
id UEPB_d2eac371f6363af7d1720fe1c906ffb9
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4017
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemasResolução de problemasExpressões algébricasEnsino de MatemáticaProblemas matemáticosAlgebraic expressionsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO Ensino e Aprendizagem de Álgebra é um desafio para professores e alunos, pois é comum observarmos em nossas salas de aula a insatisfação dos alunos que não conseguem compreender os conteúdos referentes à Álgebra, como também há muitas preocupações por parte de professores que, muitas vezes, não possuem uma metodologia adequada que favoreça o ensino e aprendizagem com mais compreensão. Mediante isso, esta pesquisa buscou identificar e analisar quais contribuições a Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode propiciar ao ensino e aprendizagem de expressões algébricas de modo que se torne mais compreensivo para o aluno. A investigação foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual na cidade de Ingá – PB. Eles foram escolhidos por serem alunos da professora/pesquisadora e por observar nas literaturas que, neste ano escolar, os alunos apresentam uma maior dificuldade em relação aos conteúdos de Álgebra. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa (ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), na modalidade de pesquisa pedagógica, defendida por Lankshear e Knobel (2008). Para o levantamento de dados, planejamos e utilizamos atividades para o ensino de expressões algébricas que atendessem às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), da Base Nacional Comum Curricular (2017) e dos autores Friedlander & Arcavi (2017), a partir da Metodologia Resolução de Problemas e com base na Exploração de Problemas, proposto por Andrade, S. (1998, 2017). Os dados foram levantados com base nas análises das produções dos alunos, bem como das anotações realizadas pela professora/pesquisadora durante a realização das atividades. Por meio deles, constatamos a potencialidade da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição para o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, uma vez que era notória a participação ativa dos alunos durante a exploração dos problemas, os quais passaram a refletir, argumentar e justificar suas ideias, favorecendo uma aprendizagem com mais compreensão. Sendo assim, concluímos que o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, através da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, tornou-se mais compreensivo para o aluno.Teaching and Learning Algebra is a challenge for teachers and students, because it is common to observe in our classrooms the dissatisfaction of students who cannot understand the contents related to Algebra, as well as there are many concerns on the part of teachers who often do not have an adequate methodology that favors algebraic teaching and learning. Through this, this research seeks to identify and analyze which contributions the Methodology Problem Exploration, Solving and Posing can provide to the teaching and learning of algebraic expressions in a way that becomes more comprehensive to the student. The investigation was carried out with students from the 8th grade of an elementary school at a state public school in the town of Ingá - PB. They were chosen because they are students of the teacher / researcher and for observing in the literature that, in this school year, students have greater difficulty in relation to the contents of Algebra. The research is characterized as qualitative (ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), in the pedagogical research modality, defended by Lankshear and Knobel (2008, p. 14). For data collection, we plan and use activities for teaching algebraic expressions that meet the recommendations of the National Curriculum Parameters (1998), from the National Common Curricular Base (2017) and from the authors Friedlander & Arcavi (2017), based on the Problem Resolution Methodology, from the perspective of Problem Exploration, proposed by Andrade, S. (1998, 2017). The data were collected based on the analysis of the students' productions, as well as the notes taken by the teacher / researcher during the activities. Through them, we see the potential of the Exploration, Solving and Posing Methodology for teaching and learning Algebraic Expressions, since it was notorious the active participation of students during the exploration of problems, which started to reflect, argue and justify their ideas , favoring learning with more understanding. Thus, we conclude that the teaching and learning of Algebraic Expressions, through the Methodology Problem Exploration, Solving and Posing, became more comprehensive to the student.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvânio de43807631534Yanes, Maria Isabelle Silva Dias00074631462Freitas, Tiêgo dos Santos08765488423Silva, Renata Ranielly Cabral da2022-01-05T12:17:42Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2020. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-05T12:17:42Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-05T12:17:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
title Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
spellingShingle Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
Silva, Renata Ranielly Cabral da
Resolução de problemas
Expressões algébricas
Ensino de Matemática
Problemas matemáticos
Algebraic expressions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
title_full Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
title_fullStr Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
title_sort Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas
author Silva, Renata Ranielly Cabral da
author_facet Silva, Renata Ranielly Cabral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvânio de
43807631534
Yanes, Maria Isabelle Silva Dias
00074631462
Freitas, Tiêgo dos Santos
08765488423
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Ranielly Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Expressões algébricas
Ensino de Matemática
Problemas matemáticos
Algebraic expressions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Resolução de problemas
Expressões algébricas
Ensino de Matemática
Problemas matemáticos
Algebraic expressions
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O Ensino e Aprendizagem de Álgebra é um desafio para professores e alunos, pois é comum observarmos em nossas salas de aula a insatisfação dos alunos que não conseguem compreender os conteúdos referentes à Álgebra, como também há muitas preocupações por parte de professores que, muitas vezes, não possuem uma metodologia adequada que favoreça o ensino e aprendizagem com mais compreensão. Mediante isso, esta pesquisa buscou identificar e analisar quais contribuições a Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas pode propiciar ao ensino e aprendizagem de expressões algébricas de modo que se torne mais compreensivo para o aluno. A investigação foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual na cidade de Ingá – PB. Eles foram escolhidos por serem alunos da professora/pesquisadora e por observar nas literaturas que, neste ano escolar, os alunos apresentam uma maior dificuldade em relação aos conteúdos de Álgebra. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa (ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), na modalidade de pesquisa pedagógica, defendida por Lankshear e Knobel (2008). Para o levantamento de dados, planejamos e utilizamos atividades para o ensino de expressões algébricas que atendessem às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), da Base Nacional Comum Curricular (2017) e dos autores Friedlander & Arcavi (2017), a partir da Metodologia Resolução de Problemas e com base na Exploração de Problemas, proposto por Andrade, S. (1998, 2017). Os dados foram levantados com base nas análises das produções dos alunos, bem como das anotações realizadas pela professora/pesquisadora durante a realização das atividades. Por meio deles, constatamos a potencialidade da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição para o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, uma vez que era notória a participação ativa dos alunos durante a exploração dos problemas, os quais passaram a refletir, argumentar e justificar suas ideias, favorecendo uma aprendizagem com mais compreensão. Sendo assim, concluímos que o ensino e aprendizagem de Expressões Algébricas, através da Metodologia Exploração, Resolução e Proposição de Problemas, tornou-se mais compreensivo para o aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
2022-01-05T12:17:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2020. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4017
identifier_str_mv SILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2020. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458427671347200