O Talk Show na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giannini, Myrian Clark
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26112019-162736/
Resumo: O Talk Show na Escola é um trabalho que pretende contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação a partir de um gênero televisivo. Desenvolvemos uma série de atividades que levam os alunos a produzir um talk nos moldes dos programas profissionais exibidos na TV aberta, mas valorizando a cultura na qual os estudantes estão imersos. O programa é feito pelos alunos e tem como público alvo a comunidade escolar. Aplicamos uma iniciativa do entretenimento da TV na escola, permitindo que os alunos ampliem a sua cultura comunicacional e a visão que têm da realidade e de si mesmos. Unimos nossa experiência por 17 anos como jornalista na produção do Programa do Jô, exibido na TV Globo, com os princípios da Educomunicação. Buscamos assim promover também uma leitura crítica da mídia. Nesta pesquisa comparamos o desenvolvimento das atividades do Talk Show na Escola em dois ambientes. Em 2015 a atividade foi oferecida a alunos do Ensino Médio de uma escola particular, o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Em 2017, o Talk Show na Escola foi oferecido na ETEC de Sapopemba, uma escola pública de São Paulo. Este experimento tem por objetivo avaliar e incentivar os relacionamentos interpessoais e as práticas educomunicativas em diferentes contextos. A pesquisa-ação nos amparou enquanto metodologia.
id USP_e7bebb1b451f73b9d102a34e8dd85314
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26112019-162736
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Talk Show na Escola-action researchadolescentadolescentecritical Reading.culturadiálogodialogueEducommunicationEducomunicaçãoentrevistaescolagroup workinterview, cultureJô SoaresJô Soaresleitura críticamediameios de comunicaçãopesquisa-açãoschooltalk showtalk showtrabalho em grupoO Talk Show na Escola é um trabalho que pretende contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação a partir de um gênero televisivo. Desenvolvemos uma série de atividades que levam os alunos a produzir um talk nos moldes dos programas profissionais exibidos na TV aberta, mas valorizando a cultura na qual os estudantes estão imersos. O programa é feito pelos alunos e tem como público alvo a comunidade escolar. Aplicamos uma iniciativa do entretenimento da TV na escola, permitindo que os alunos ampliem a sua cultura comunicacional e a visão que têm da realidade e de si mesmos. Unimos nossa experiência por 17 anos como jornalista na produção do Programa do Jô, exibido na TV Globo, com os princípios da Educomunicação. Buscamos assim promover também uma leitura crítica da mídia. Nesta pesquisa comparamos o desenvolvimento das atividades do Talk Show na Escola em dois ambientes. Em 2015 a atividade foi oferecida a alunos do Ensino Médio de uma escola particular, o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Em 2017, o Talk Show na Escola foi oferecido na ETEC de Sapopemba, uma escola pública de São Paulo. Este experimento tem por objetivo avaliar e incentivar os relacionamentos interpessoais e as práticas educomunicativas em diferentes contextos. A pesquisa-ação nos amparou enquanto metodologia.The Talk Show in School project is an educomunicative experience in which, from the development of a series of activities, we guide young people in the production of a talk show. The program is made by students with the school community as a target audience. We apply an in-school TV entertainment initiative, allowing students to appropriate a television genre and broaden their view of reality and themselves. We combine our experience as a journalist in the production of the Jô Soares Show, shown on TV Globo, with the principles of Educommunication. We seek to promote a critical reading of the media. In this research we compare the development of Talk Show activities in the School in two environments. In 2015 the activity was offered to high school students of a private school, the Archdiocesan Marist College of São Paulo. In 2017, the Talk Show at the School was offered at Sapopemba\'s ETEC, a public school in São Paulo. This experiment aims to evaluate and encourage interpersonal relationships and educommunication practices in different contexts. Action research supported us as a research methodology. From working with a television genre, we seek to explore the culture of the media and value the culture of students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Maria Cristina CastilhoGiannini, Myrian Clark2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26112019-162736/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T23:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-162736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T23:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Talk Show na Escola
-
title O Talk Show na Escola
spellingShingle O Talk Show na Escola
Giannini, Myrian Clark
action research
adolescent
adolescente
critical Reading.
cultura
diálogo
dialogue
Educommunication
Educomunicação
entrevista
escola
group work
interview, culture
Jô Soares
Jô Soares
leitura crítica
media
meios de comunicação
pesquisa-ação
school
talk show
talk show
trabalho em grupo
title_short O Talk Show na Escola
title_full O Talk Show na Escola
title_fullStr O Talk Show na Escola
title_full_unstemmed O Talk Show na Escola
title_sort O Talk Show na Escola
author Giannini, Myrian Clark
author_facet Giannini, Myrian Clark
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Cristina Castilho
dc.contributor.author.fl_str_mv Giannini, Myrian Clark
dc.subject.por.fl_str_mv action research
adolescent
adolescente
critical Reading.
cultura
diálogo
dialogue
Educommunication
Educomunicação
entrevista
escola
group work
interview, culture
Jô Soares
Jô Soares
leitura crítica
media
meios de comunicação
pesquisa-ação
school
talk show
talk show
trabalho em grupo
topic action research
adolescent
adolescente
critical Reading.
cultura
diálogo
dialogue
Educommunication
Educomunicação
entrevista
escola
group work
interview, culture
Jô Soares
Jô Soares
leitura crítica
media
meios de comunicação
pesquisa-ação
school
talk show
talk show
trabalho em grupo
description O Talk Show na Escola é um trabalho que pretende contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação a partir de um gênero televisivo. Desenvolvemos uma série de atividades que levam os alunos a produzir um talk nos moldes dos programas profissionais exibidos na TV aberta, mas valorizando a cultura na qual os estudantes estão imersos. O programa é feito pelos alunos e tem como público alvo a comunidade escolar. Aplicamos uma iniciativa do entretenimento da TV na escola, permitindo que os alunos ampliem a sua cultura comunicacional e a visão que têm da realidade e de si mesmos. Unimos nossa experiência por 17 anos como jornalista na produção do Programa do Jô, exibido na TV Globo, com os princípios da Educomunicação. Buscamos assim promover também uma leitura crítica da mídia. Nesta pesquisa comparamos o desenvolvimento das atividades do Talk Show na Escola em dois ambientes. Em 2015 a atividade foi oferecida a alunos do Ensino Médio de uma escola particular, o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Em 2017, o Talk Show na Escola foi oferecido na ETEC de Sapopemba, uma escola pública de São Paulo. Este experimento tem por objetivo avaliar e incentivar os relacionamentos interpessoais e as práticas educomunicativas em diferentes contextos. A pesquisa-ação nos amparou enquanto metodologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26112019-162736/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26112019-162736/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091112741109760