Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25141/tde-04112009-161022/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia de ensino à distância, por meio de videoconferência, para capacitar Agentes Comunitários de Saúde em relação à prevenção e educação em saúde bucal. Foram preparados doze módulos a serem desenvolvidos no período de um ano, sendo que cada módulo foi constituído por uma aula presencial e uma não presencial. Os temas adotados nestes módulos permitirão aos Agentes Comunitários de Saúde multiplicar os conhecimentos adquiridos nas micro-áreas em que atuam. O instrumento de medida proposto foi um questionário a ser aplicado antes, durante e após a capacitação, composto por questões relacionadas à saúde bucal. A videoconferência como ferramenta auxiliar de ensino é uma alternativa para a capacitação do ACS, uma vez que os municípios da região amazônica se situam afastados dos grandes centros formadores e dificultam o acesso destes profissionais. O planejamento de aplicação na região amazônica não exclui a possibilidade de aplicação da metodologia aqui apresentada em outras áreas geográficas de difícil acesso. |
id |
USP_e7d6925c02e03ac8879ad0fcd5424d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04112009-161022 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucalDistance educationEducação a distânciaEducação em saúde bucalOral healthcaresTechnologyTecnologiaVideoconferênciaVideoconferencingO objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia de ensino à distância, por meio de videoconferência, para capacitar Agentes Comunitários de Saúde em relação à prevenção e educação em saúde bucal. Foram preparados doze módulos a serem desenvolvidos no período de um ano, sendo que cada módulo foi constituído por uma aula presencial e uma não presencial. Os temas adotados nestes módulos permitirão aos Agentes Comunitários de Saúde multiplicar os conhecimentos adquiridos nas micro-áreas em que atuam. O instrumento de medida proposto foi um questionário a ser aplicado antes, durante e após a capacitação, composto por questões relacionadas à saúde bucal. A videoconferência como ferramenta auxiliar de ensino é uma alternativa para a capacitação do ACS, uma vez que os municípios da região amazônica se situam afastados dos grandes centros formadores e dificultam o acesso destes profissionais. O planejamento de aplicação na região amazônica não exclui a possibilidade de aplicação da metodologia aqui apresentada em outras áreas geográficas de difícil acesso.The objective of this study is to present a methodology for distance learning through videoconferencing to train Community Health Workers for the prevention and oral health education. It were prepared twelve modules to be developed within one year, and each module consisted of a face class and not a face. The themes adopted in these modules will allow the Community Health Agents multiply the acquired knowledge in micro-areas in which they operate. The proposed measuring instrument was a questionnaire to be applied before, during and after the training, consisting of questions related to oral health. Videoconferencing as an auxiliary tool for teaching is an alternative to the training of ACS, as the municipalities of the Amazon region are located far from the large training centers and hinder access to these professionals. The planning application in the Amazon does not exclude the possibility of applying the methodology presented here in other geographical areas of difficult access.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBastos, Jose Roberto de MagalhaesMaia Junior, Adelson Francisco2009-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25141/tde-04112009-161022/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-04112009-161022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
title |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
spellingShingle |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal Maia Junior, Adelson Francisco Distance education Educação a distância Educação em saúde bucal Oral healthcares Technology Tecnologia Videoconferência Videoconferencing |
title_short |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
title_full |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
title_fullStr |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
title_full_unstemmed |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
title_sort |
Formação de agentes comunitários de saúde na região amazônica: o uso de videoconferência como ferramenta auxiliar na educação em saúde bucal |
author |
Maia Junior, Adelson Francisco |
author_facet |
Maia Junior, Adelson Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Jose Roberto de Magalhaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia Junior, Adelson Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance education Educação a distância Educação em saúde bucal Oral healthcares Technology Tecnologia Videoconferência Videoconferencing |
topic |
Distance education Educação a distância Educação em saúde bucal Oral healthcares Technology Tecnologia Videoconferência Videoconferencing |
description |
O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia de ensino à distância, por meio de videoconferência, para capacitar Agentes Comunitários de Saúde em relação à prevenção e educação em saúde bucal. Foram preparados doze módulos a serem desenvolvidos no período de um ano, sendo que cada módulo foi constituído por uma aula presencial e uma não presencial. Os temas adotados nestes módulos permitirão aos Agentes Comunitários de Saúde multiplicar os conhecimentos adquiridos nas micro-áreas em que atuam. O instrumento de medida proposto foi um questionário a ser aplicado antes, durante e após a capacitação, composto por questões relacionadas à saúde bucal. A videoconferência como ferramenta auxiliar de ensino é uma alternativa para a capacitação do ACS, uma vez que os municípios da região amazônica se situam afastados dos grandes centros formadores e dificultam o acesso destes profissionais. O planejamento de aplicação na região amazônica não exclui a possibilidade de aplicação da metodologia aqui apresentada em outras áreas geográficas de difícil acesso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25141/tde-04112009-161022/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25141/tde-04112009-161022/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256675253223424 |