O teatro improvisacional na escola - Espaço de escuta do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lorena Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30112021-113255/
Resumo: O presente trabalho reflete a respeito da prática teatral de improvisação no espaço escolar. Interroga como a prática do teatro de improvisação, constituindo-se como espaço de escuta do adolescente no espaço escolar, pode contribuir para mudança de posição subjetiva por parte dos estudantes, no contexto contemporâneo. Sua hipótese é a de que a prática com o teatro de improvisação colabora para a construção de pontos de ancoragem que podem ajudar os jovens no processo de elaboração e sustentação da fantasia que se constitui no final da infância. Essa conquista lhes permitiria, no espaço escolar, ressignificar sua relação com o saber. Para explorar essa hipótese, no período de 2017 a 2019, oficinas de teatro foram oferecidas no contraturno escolar aos participantes da pesquisa: onze estudantes regulares do ensino fundamental II matutino. O corpus da pesquisa é composto por diários de campo, entrevistas e cartas escritas pelos participantes. O objetivo geral do estudo é refletir a respeito de vivências realizadas em um grupo de teatro de improvisação composto por alunos do ciclo fundamental II de uma escola pública da zona oeste da capital de São Paulo, visando a apreender como se constitui um espaço em que os adolescentes possam refletir a respeito de suas questões pessoais, em articulação com as questões sociais e culturais de seu tempo histórico. Os objetivos específicos, por sua vez, são dois: 1) Refletir a respeito das especificidades da constituição subjetiva dos adolescentes contemporâneos participantes da pesquisa, considerando o possível mal-estar gerado pelos laços frágeis de nossos tempos; e 2) Explorar as inter-relações do teatro de improvisação com a educação, ressaltando suas potencialidades como espaço de elaboração de um possível mal-estar vivenciado pelos participantes da pesquisa. Na análise das cenas de teatro de improvisação construídas pelos jovens, salientaram-se suas interrogações acerca de questões raciais e de gênero; seu mal-estar na constituição de suas posições sexuadas; sua solidão e sua busca por escuta. Por sua vez, no exame das cartas redigidas pelos jovens, pudemos ver elementos que nos indicam mudanças de posição subjetiva, considerando que houve alteração de suas formas de satisfação pulsional, particularmente por meio da sublimação. Assim sendo, concluímos que, no espaço escolar, a prática de teatro de improvisação pode se configurar como um espaço privilegiado de escuta do adolescente, consistindo em uma instância na qual ele pode elaborar suas questões, possibilitando novas formas de se relacionar com o saber inconsciente.
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spelling O teatro improvisacional na escola - Espaço de escuta do adolescenteThe Improvisational theater at school: space for listening to adolescentsAdolescence; Improvisational theater; Psychoanalysis; SubjectivityAdolescência; Teatro improvisacional; Psicanálise; SubjetividadeEscritaWritingO presente trabalho reflete a respeito da prática teatral de improvisação no espaço escolar. Interroga como a prática do teatro de improvisação, constituindo-se como espaço de escuta do adolescente no espaço escolar, pode contribuir para mudança de posição subjetiva por parte dos estudantes, no contexto contemporâneo. Sua hipótese é a de que a prática com o teatro de improvisação colabora para a construção de pontos de ancoragem que podem ajudar os jovens no processo de elaboração e sustentação da fantasia que se constitui no final da infância. Essa conquista lhes permitiria, no espaço escolar, ressignificar sua relação com o saber. Para explorar essa hipótese, no período de 2017 a 2019, oficinas de teatro foram oferecidas no contraturno escolar aos participantes da pesquisa: onze estudantes regulares do ensino fundamental II matutino. O corpus da pesquisa é composto por diários de campo, entrevistas e cartas escritas pelos participantes. O objetivo geral do estudo é refletir a respeito de vivências realizadas em um grupo de teatro de improvisação composto por alunos do ciclo fundamental II de uma escola pública da zona oeste da capital de São Paulo, visando a apreender como se constitui um espaço em que os adolescentes possam refletir a respeito de suas questões pessoais, em articulação com as questões sociais e culturais de seu tempo histórico. Os objetivos específicos, por sua vez, são dois: 1) Refletir a respeito das especificidades da constituição subjetiva dos adolescentes contemporâneos participantes da pesquisa, considerando o possível mal-estar gerado pelos laços frágeis de nossos tempos; e 2) Explorar as inter-relações do teatro de improvisação com a educação, ressaltando suas potencialidades como espaço de elaboração de um possível mal-estar vivenciado pelos participantes da pesquisa. Na análise das cenas de teatro de improvisação construídas pelos jovens, salientaram-se suas interrogações acerca de questões raciais e de gênero; seu mal-estar na constituição de suas posições sexuadas; sua solidão e sua busca por escuta. Por sua vez, no exame das cartas redigidas pelos jovens, pudemos ver elementos que nos indicam mudanças de posição subjetiva, considerando que houve alteração de suas formas de satisfação pulsional, particularmente por meio da sublimação. Assim sendo, concluímos que, no espaço escolar, a prática de teatro de improvisação pode se configurar como um espaço privilegiado de escuta do adolescente, consistindo em uma instância na qual ele pode elaborar suas questões, possibilitando novas formas de se relacionar com o saber inconsciente.The present work reflects about the theatrical practice of improvisation at school environment. It questions how the practice of improvisation theater, constituting a space for listening to adolescents at school, can contribute to changing the subjective position of students in the contemporary context. Our hypothesis is that improvisation theater collaborates with the construction of anchor points that could help young people to elaborate and sustain the fantasy that is constituted at the end of childhood. This achievement would allow them to reframe their relationship with the knowledge at school. To explore this hypothesis, from 2017 to 2019, theater workshops were offered after school to research participants: eleven regular middle school students from morning period. The research corpus consists in field diaries, interviews and letters written by the participants. The general objective of the study is to reflect about the experiences carried out in an improvisational theater group composed of students from the middle school of a public school in the west side of the capital of São Paulo. It aims to understand how a space in which the teenagers can reflect on their personal issues, in conjunction with the social and cultural issues of their historical time is constituted. In turn, the specific objectives, are two: 1) To reflect about the specificities of the subjective constitution of contemporary adolescents participating in the research, considering the possible discomfort generated by the fragile ties of our times; and 2) To explore the interrelationships of improvisation theater with education, highlighting its potential as a space for the elaboration of a possible malaise experienced by the research participants. Questions about gender and racial issues; the discomfort in the constitution of the young people´s sexual positions; their solitude and their quest for listening were highlighted in the analysis of the improvisation theater scenes constructed by them. In turn, in examining the letters written by the young people, we could see elements that indicate changes in their subjective position. We considered that there was a change in their forms of drive satisfaction, particularly through sublimation. Therefore, we conclude that, at school, the practice of improvisation theater is a privileged space for listening adolescents. It consists in an instance in which they can elaborate their questions, enabling new ways of relating to unconscious knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRiolfi, Claudia RosaSouza, Lorena Oliveira de2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30112021-113255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T21:13:32Zoai:teses.usp.br:tde-30112021-113255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T21:13:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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