O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Barbosa Bittencourt
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.81.2013.tde-10042014-193923
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o conteúdo histórico presente, assim como sua disposição, nos livros didáticos brasileiros de Biologia recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2007. A fim de realizar essa análise foi selecionado um episódio relativo à História da Genética que se supunha, dada sua relevância, estar presente nos nove livros que compõem a lista citada: as contribuições de Gregor Mendel (1822-1884). Um segundo objetivo da pesquisa é o de fornecer um material histórico de apoio ao professor que optar por trabalhar com esse episódio em suas aulas. Nessa etapa foi seguida metodologia de pesquisa de História das Ciências, caracterizada pela análise de fontes primárias à luz de fontes secundárias. O método de trabalho para análise do conteúdo de cunho histórico consistiu na adoção, acompanhada de adaptação, de um protocolo já utilizado pela literatura da área. Trata-se de uma ferramenta de análise que leva em conta aspectos quantitativos e qualitativos da informação histórica disponibilizada. Os aspectos que foram analisados nas narrativas históricas selecionadas foram: contexto epistêmico; contexto não-epistêmico; vida dos personagens; características dos personagens; comunidade de estudiosos, abordagem de ideias; desenvolvimento da ciência. Para cada inserção detectada por essa ferramenta foi analisada a sua disposição no texto, podendo: fazer parte de seção específica de caráter histórico, constituir uma seção introdutória do capítulo, estar distribuída ao longo do texto, ou, ainda, limitada a caixas de texto. Os resultados obtidos mostram que, ainda que presente na maioria dos livros analisados, a abordagem histórica permanece mantendo vícios historiográficos, além de equívocos históricos, que já foram largamente discutidos na História da Ciência desde meados do século XX e que são descritos nessa pesquisa. Além disso, é possível que embora um livro apresente conteúdo histórico adequado, o mesmo possa estar disponibilizado de maneira não dialogada com o texto científico, podendo, assim, diminuir o objetivo educacional pretendido, fato constatado em um dos livros. Como conclusão final, sugere-se aos professores que adotam esses livros que façam uma leitura crítica desses textos junto aos alunos, por meio de discussões meta-científicas que explicitem os efeitos de tais abordagens sobre a compreensão da Natureza da Ciência (NdC).
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A fim de realizar essa análise foi selecionado um episódio relativo à História da Genética que se supunha, dada sua relevância, estar presente nos nove livros que compõem a lista citada: as contribuições de Gregor Mendel (1822-1884). Um segundo objetivo da pesquisa é o de fornecer um material histórico de apoio ao professor que optar por trabalhar com esse episódio em suas aulas. Nessa etapa foi seguida metodologia de pesquisa de História das Ciências, caracterizada pela análise de fontes primárias à luz de fontes secundárias. O método de trabalho para análise do conteúdo de cunho histórico consistiu na adoção, acompanhada de adaptação, de um protocolo já utilizado pela literatura da área. Trata-se de uma ferramenta de análise que leva em conta aspectos quantitativos e qualitativos da informação histórica disponibilizada. Os aspectos que foram analisados nas narrativas históricas selecionadas foram: contexto epistêmico; contexto não-epistêmico; vida dos personagens; características dos personagens; comunidade de estudiosos, abordagem de ideias; desenvolvimento da ciência. Para cada inserção detectada por essa ferramenta foi analisada a sua disposição no texto, podendo: fazer parte de seção específica de caráter histórico, constituir uma seção introdutória do capítulo, estar distribuída ao longo do texto, ou, ainda, limitada a caixas de texto. Os resultados obtidos mostram que, ainda que presente na maioria dos livros analisados, a abordagem histórica permanece mantendo vícios historiográficos, além de equívocos históricos, que já foram largamente discutidos na História da Ciência desde meados do século XX e que são descritos nessa pesquisa. Além disso, é possível que embora um livro apresente conteúdo histórico adequado, o mesmo possa estar disponibilizado de maneira não dialogada com o texto científico, podendo, assim, diminuir o objetivo educacional pretendido, fato constatado em um dos livros. Como conclusão final, sugere-se aos professores que adotam esses livros que façam uma leitura crítica desses textos junto aos alunos, por meio de discussões meta-científicas que explicitem os efeitos de tais abordagens sobre a compreensão da Natureza da Ciência (NdC). This work aims to analyze the historical content present, as well its disposal, in Brazilian Biology textbooks recommended by the National Textbook for High Schools (PNLEM-2007). It was selected for analysis an episode on the History of Genetics that was supposed, given its relevance, to be present in the nine books that make up the previously mentioned list: the contributions of Gregor Mendel (1822-1884). A second objective of the research is to provide a historical material to support teacher who choose to work with this episode in their classes. This step followed History of Science\'s research methodology, characterized by the analysis of primary sources in the light of secondary sources.The working method for analyzing the contents of a historical nature consists in the adoption, accompanied by adaptation, of a protocol already presented in the literature. It is an analysis tool that takes into account quantitative and qualitative aspects of the historical information available. The analyzed aspects in historical narratives were: epistemic context; non-epistemic context; the characters\' lives and their personalities; community of scholars; approach of ideas and development of Science. For each insertion detected by this tool, it was analyzed its arrangement in the text, which can: be part of specific section of a historical nature; constitute an introductory section of the chapter; be distributed throughout the text; or even limited to boxes. The results show that, although present in most of the analyzed books, the historical approach remains keeping historiography vices and historical misconceptions that have been widely discussed in the History of Science since the mid-twentieth century and which are described in this research. Moreover, it was found that although the book presents a proper historical content, it can be available on a non-dialogued form with the scientific text, what can reduce the desired educational objectives. As a final conclusion, It is suggested to the teachers that choose these books to make a critical reading of these texts with the students, through meta-scientific discussions that explicit the effects of such approaches to understanding the Nature of Science (NoS). https://doi.org/10.11606/D.81.2013.tde-10042014-193923info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:35:55Zoai:teses.usp.br:tde-10042014-193923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:25:40.695023Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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