A cultura histórica no ensino médio do Estado de São Paulo: análises sobre o Novo Currículo Paulista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-05022024-090358/ |
Resumo: | O tema desta investigação emergiu da elaboração e implementação de um novo currículo paulista para o Ensino Médio, chamado de \"Currículo em Ação\", homologado em agosto de 2020, um ano depois do novo currículo para o Ensino Infantil e Fundamental. No ano de 2021, foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio na rede escolar do Estado de São Paulo, o que suscitou questões sobre a identidade curricular do Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio. Neste registro, a presente tese tem como questão central: o que tem de novo para o Ensino Médio, no campo da História, no Novo Currículo Paulista - \"Currículo em Ação\" - proposto pelo Governo do Estado de São Paulo? Por isso, nosso objetivo geral é analisar o Novo Currículo Paulista no âmbito da área de História para o Ensino Médio, o que implica três objetivos específicos, a saber: discutir o que é currículo; descrever o Novo Currículo Paulista e analisar sua identidade curricular; identificar e analisar a cultura histórica que o Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio/História busca promover. Nossa tese considera que a cultura histórica que produziu o NCP repercute a centralidade hegemônica e ideológica da educação pelas competências a fim de buscar formar cidadãos flexíveis quanto ao trabalho, fechados quanto à identidade e incapazes de (re)elaborar as narrativas criticamente. Quanto ao delineamento metodológico, optamos por realizar um estudo de caso com análise documental e abordagem qualitativa. Do ponto de vista teórico, focalizamos em autores que se situam entre os campos da Teoria da História, do Ensino de História, Filosofia da Linguagem e da pesquisa educacional para refletir sobre conceitos, como os de currículo, cultura histórica e paradigma narrativista. Os resultados permitem-nos afirmar que o Novo Currículo Paulista e o Novo Ensino Médio distanciaram a possibilidade de um Ensino Médio que concilie objetivos propedêuticos e a formação para o mundo do trabalho, entre outras razões, porque foram elaborados e implementados sem a conversação necessária ao êxito de qualquer currículo. Nossa proposta é ampliar, enriquecer e manter a conversação sobre os currículos, as experiências humanas em geral e as interpretações a elas correspondentes. Afinal, delas emergem a orientação para a ação e a constituição de sentido, atributos da cultura histórica. Esta, pluralizada pela conversação, pode contribuir com a produção de currículos mais legítimos e representativos. Perspectiva que coaduna com a concepção de currículo como narrativa por implicar a superação de silenciamentos, aspecto que favorece uma formação cultural e educacional transformadora. |
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A cultura histórica no ensino médio do Estado de São Paulo: análises sobre o Novo Currículo PaulistaThe historical culture in high school the São Paulo State: analysis about New São Paulo CurriculumCultura históricaCurrículo paulistaCurriculum theoriesEnsino médioHigh schoolHistorical cultureNarrativaNarrativeSão Paulo curriculumTeorias curricularesO tema desta investigação emergiu da elaboração e implementação de um novo currículo paulista para o Ensino Médio, chamado de \"Currículo em Ação\", homologado em agosto de 2020, um ano depois do novo currículo para o Ensino Infantil e Fundamental. No ano de 2021, foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio na rede escolar do Estado de São Paulo, o que suscitou questões sobre a identidade curricular do Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio. Neste registro, a presente tese tem como questão central: o que tem de novo para o Ensino Médio, no campo da História, no Novo Currículo Paulista - \"Currículo em Ação\" - proposto pelo Governo do Estado de São Paulo? Por isso, nosso objetivo geral é analisar o Novo Currículo Paulista no âmbito da área de História para o Ensino Médio, o que implica três objetivos específicos, a saber: discutir o que é currículo; descrever o Novo Currículo Paulista e analisar sua identidade curricular; identificar e analisar a cultura histórica que o Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio/História busca promover. Nossa tese considera que a cultura histórica que produziu o NCP repercute a centralidade hegemônica e ideológica da educação pelas competências a fim de buscar formar cidadãos flexíveis quanto ao trabalho, fechados quanto à identidade e incapazes de (re)elaborar as narrativas criticamente. Quanto ao delineamento metodológico, optamos por realizar um estudo de caso com análise documental e abordagem qualitativa. Do ponto de vista teórico, focalizamos em autores que se situam entre os campos da Teoria da História, do Ensino de História, Filosofia da Linguagem e da pesquisa educacional para refletir sobre conceitos, como os de currículo, cultura histórica e paradigma narrativista. Os resultados permitem-nos afirmar que o Novo Currículo Paulista e o Novo Ensino Médio distanciaram a possibilidade de um Ensino Médio que concilie objetivos propedêuticos e a formação para o mundo do trabalho, entre outras razões, porque foram elaborados e implementados sem a conversação necessária ao êxito de qualquer currículo. Nossa proposta é ampliar, enriquecer e manter a conversação sobre os currículos, as experiências humanas em geral e as interpretações a elas correspondentes. Afinal, delas emergem a orientação para a ação e a constituição de sentido, atributos da cultura histórica. Esta, pluralizada pela conversação, pode contribuir com a produção de currículos mais legítimos e representativos. Perspectiva que coaduna com a concepção de currículo como narrativa por implicar a superação de silenciamentos, aspecto que favorece uma formação cultural e educacional transformadora.The subject of this investigation emerged from the drafting and implementation of a new São Paulo High School curriculum, called \"Curriculum in Action\" (Currículo em Ação), approved in August 2020, one year after the new curriculum for Elementary School and Middle School. In 2021, the implementation of the New High School Curriculum in the São Paulo state school network, which raised questions about the curricular identity of the New São Paulo High School Curriculum. For the records, the central question of this thesis is: what is new for Hogh School education, in the field of History, in the New São Paulo Curriculum - \"Curriculum in Action\" - proposed by the São Paulo State Government? For this reason, our general objective is to analyze the New São Paulo Curriculum in what concerns History in High School, which implies three specific objectives, namely: to discuss what curriculum is; to describe the New São Paulo Curriculum and analyze its curricular identity; to identify and analyze the historical culture that the New São Paulo Curriculum for High School/History seeks to promote. Our thesis considers that the historical culture that produced the New the New São Paulo Curriculum (NCP - Novo Currículo Paulista) reflects the hegemonic and ideological centrality of competency-based education in order to form citizens who are flexible in terms of work, closed in terms of identity and incapable of (re)elaborating narratives critically. As for the methodological design, one chose to carry out a case study with documentary analysis and a qualitative approach. From a theoretical point of view, one focused on authors from the fields of History Theory, History Teaching, Philosophy of Language and educational research to reflect on concepts such as curriculum, historical culture and the narrativist paradigm. The results allow us to state that the New São Paulo Curriculum and the New High School have distanced the possibility of a High School that reconciles propaedeutic objectives and training for the world of work, among other reasons, because they were elaborated and implemented without the dialogue necessary for the success of any curriculum. Our proposal, thus, is to broaden and enrich the curricular conversation with contributions from a historical culture capable of guiding action and constituting meaning. Our proposal is to broaden, enrich and maintain the conversation about curricula, human experiences in general and the interpretations that correspond to them. After all, it is from these that the orientation towards action and the constitution of meaning, attributes of historical culture emerge. This proposal, pluralized by conversation, can contribute to the production of more legitimate and representative curricula. This perspective is in line with the concept of curriculum as narrative, as it implies overcoming silencing, which favors a transformative cultural and educational formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLastória, Andrea CoelhoSantos, José Faustino de Almeida2024-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-05022024-090358/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-06T14:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-05022024-090358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-06T14:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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