O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885 |
Resumo: | Teses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina. |
id |
USCS-2_244da6ec87b734c9be31fce68b02c04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7885 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULOThe new high school at state of São Paulo: the flexibilization like a with instrumentalization and curriculum adequation Curriculum FlexibilityPaulista CurriculumNew High SchoolDiscipline of PhysicsFlexibilização curricularCurrículo PaulistaNovo Ensino MédioDisciplina de FísicaTeses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina.In recent decades, thesis that advocate curriculum flexibility in the organization of high school have become common. As a consequence of these theses, is the defense of the curriculum flexibility to high school students with a view to the demands of preparation for the job market for this age group. These narratives are in the LDB, in the PCNs at 1990´s, at high school reform in 2017 and in the BNCC. The purpose the paper is to analyze how there curriculum flexibility thesis is incorporated at new Paulista Curriculum, argue how the inversion of school functions, in which the right to scientific knowledge accumulated by humanity over time, is exchanged for the minimum learning required by market labor. Furthermore, to exhibit the decrease in curricular content offered to students, specifically in the discipline of physics and, consequently, the decrease in the workload of teachers in that discipline.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/788510.13037/rea-e.vol6n12.7885Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885/3644Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Fabiodo Prado Ferraz de Carvalho, Celso 2022-10-05T17:26:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7885Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO The new high school at state of São Paulo: the flexibilization like a with instrumentalization and curriculum adequation |
title |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
spellingShingle |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO Cavalcanti, Fabio Curriculum Flexibility Paulista Curriculum New High School Discipline of Physics Flexibilização curricular Currículo Paulista Novo Ensino Médio Disciplina de Física |
title_short |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
title_full |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
title_fullStr |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
title_full_unstemmed |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
title_sort |
O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO |
author |
Cavalcanti, Fabio |
author_facet |
Cavalcanti, Fabio do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
author_role |
author |
author2 |
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Fabio do Prado Ferraz de Carvalho, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Flexibility Paulista Curriculum New High School Discipline of Physics Flexibilização curricular Currículo Paulista Novo Ensino Médio Disciplina de Física |
topic |
Curriculum Flexibility Paulista Curriculum New High School Discipline of Physics Flexibilização curricular Currículo Paulista Novo Ensino Médio Disciplina de Física |
description |
Teses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885 10.13037/rea-e.vol6n12.7885 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.7885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885/3644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887871582208 |