O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Fabio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885
Resumo: Teses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina.
id USCS-2_244da6ec87b734c9be31fce68b02c04c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7885
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULOThe new high school at state of São Paulo: the flexibilization like a with instrumentalization and curriculum adequation Curriculum FlexibilityPaulista CurriculumNew High SchoolDiscipline of PhysicsFlexibilização curricularCurrículo PaulistaNovo Ensino MédioDisciplina de FísicaTeses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina.In recent decades, thesis that advocate curriculum flexibility in the organization of high school have become common.  As a consequence of these theses, is the defense of the curriculum flexibility to high school students with a view to the demands of preparation for the job market for this age group. These narratives are in the LDB, in the PCNs at 1990´s, at high school reform in 2017 and in the BNCC. The purpose the paper is to analyze how there curriculum flexibility thesis is incorporated at new Paulista Curriculum, argue how the inversion of school functions, in which the right to scientific knowledge accumulated by humanity over time, is exchanged for the minimum learning required by market labor. Furthermore, to exhibit the decrease in curricular content offered to students, specifically in the discipline of physics and, consequently, the decrease in the workload of teachers in that discipline.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/788510.13037/rea-e.vol6n12.7885Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885/3644Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Fabiodo Prado Ferraz de Carvalho, Celso 2022-10-05T17:26:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7885Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
The new high school at state of São Paulo: the flexibilization like a with instrumentalization and curriculum adequation
title O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
spellingShingle O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
Cavalcanti, Fabio
Curriculum Flexibility
Paulista Curriculum
New High School
Discipline of Physics
Flexibilização curricular
Currículo Paulista
Novo Ensino Médio
Disciplina de Física
title_short O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
title_full O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
title_fullStr O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
title_full_unstemmed O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
title_sort O NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A FLEXIBILIZAÇÃO COMO MEIO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO
author Cavalcanti, Fabio
author_facet Cavalcanti, Fabio
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
author_role author
author2 do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Fabio
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum Flexibility
Paulista Curriculum
New High School
Discipline of Physics
Flexibilização curricular
Currículo Paulista
Novo Ensino Médio
Disciplina de Física
topic Curriculum Flexibility
Paulista Curriculum
New High School
Discipline of Physics
Flexibilização curricular
Currículo Paulista
Novo Ensino Médio
Disciplina de Física
description Teses que defendem a flexibilização curricular na organização do ensino médio tornaram-se comuns nas últimas décadas. Seu corolário é a defesa que fazem da flexibilização curricular como meio de contribuir para adequar a formação oferecida no ensino médio às demandas de formação profissional dos estudantes dessa faixa etária. As marcas dessa narrativa estão na LDB, nos PCN da década de 1990, na reforma do ensino médio de 2017 e na BNCC. O objetivo deste artigo é analisar como a tese de um currículo flexível é incorporado no novo Currículo Paulista, argumentar como a inversão das funções da escola, no qual o direito ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo dos séculos é trocado pelas aprendizagens mínimas demandadas pelos processos de trabalho. Também, refletir sobre a diminuição dos conteúdos curriculares oferecidos aos alunos, especificamente na disciplina de física e, consequentemente, a diminuição da carga horária dos professores dessa disciplina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885
10.13037/rea-e.vol6n12.7885
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.7885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7885/3644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fabio Cavalcanti, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887871582208