Contribuições das Ciências Cognitivas para a alfabetização em uma proposta de formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-06092021-162818/ |
Resumo: | Um dos muitos e principais desafios da Educação Brasileira é garantir a alfabetização das crianças e jovens. Tal fato é consenso em vários documentos, planos, acordos postos à Educação do país, sendo este um problema ainda a ser enfrentado e superado. Pesquisas atuais oriundas das Ciências Cognitivas vêm evidenciando o papel do ensino explícito das correspondências fonográficas e do princípio alfabético, juntamente ao desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e, particularmente, da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, a formação dos professores não incorporou, de forma expressiva, o conhecimento de tais evidências. Temos como hipótese de pesquisa de que há lacunas na formação dos professores, quanto à necessidade e à natureza dos conhecimentos linguísticos e metalinguísticos, além das habilidades cognitivas requeridas na alfabetização. Com isso, acreditamos que proporcionar o conhecimento dessas evidências e seus fundamentos teórico-metodológicos pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente, para o aperfeiçoamento das práticas de alfabetização e, consequentemente, para o avanço da proficiência em leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa foi conceber e implementar um programa de formação teórico-prático para professores alfabetizadores, tendo como base tais conhecimentos como conteúdos formativos. A proposta de formação foi concebida, delineada e implementada originalmente para este trabalho de tese, por meio de uma pesquisa-ação, levando em conta o projeto pedagógico da escola, desde uma relação entre coordenadora pedagógica-pesquisadora com um grupo de nove professores das séries que compõem o ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental) da realidade investigada. Foram avaliados os conhecimentos dos professores alfabetizadores antes e após a vivência na formação proposta. Foi investigado se a participação de professores alfabetizadores, na referida formação, pode contribuir para suas aprendizagens, para suas práticas de alfabetização e possíveis desdobramentos nas aprendizagens dos alunos. De forma unânime, as professoras declararam que a formação possibilitou mudanças em sua forma de pensar a alfabetização. Concluímos que ao alfabetizador é imprescindível aprender e desenvolver um conhecimento mais aprofundado da estrutura da língua, do sistema de escrita, dos conhecimentos linguísticos e até ortográficos relacionados a esse sistema; do desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, especialmente em uma proposta de aperfeiçoamento e formação que o ajude a transpor para a prática pedagógica situações de ensino e aprendizagem que visem oferecer aos seus alunos a compreensão do princípio alfabético, para que avancem nos domínios da leitura e da escrita. As conclusões apresentadas por esta pesquisa podem contribuir na discussão dos currículos presentes na formação inicial e no desenho de propostas de formação continuada voltadas aos professores alfabetizadores que contribuam ao seu desenvolvimento profissional |
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Contribuições das Ciências Cognitivas para a alfabetização em uma proposta de formação de professoresCognitive Science\'s input to the Literacy in a proposal for teachers trainingAlfabetizaçãoAprendizagemCiência cognitivaCognitive ScienceConsciência fonológicaFormação de professoresLearningLiteracyPhonological awarenessTeacher educationUm dos muitos e principais desafios da Educação Brasileira é garantir a alfabetização das crianças e jovens. Tal fato é consenso em vários documentos, planos, acordos postos à Educação do país, sendo este um problema ainda a ser enfrentado e superado. Pesquisas atuais oriundas das Ciências Cognitivas vêm evidenciando o papel do ensino explícito das correspondências fonográficas e do princípio alfabético, juntamente ao desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e, particularmente, da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, a formação dos professores não incorporou, de forma expressiva, o conhecimento de tais evidências. Temos como hipótese de pesquisa de que há lacunas na formação dos professores, quanto à necessidade e à natureza dos conhecimentos linguísticos e metalinguísticos, além das habilidades cognitivas requeridas na alfabetização. Com isso, acreditamos que proporcionar o conhecimento dessas evidências e seus fundamentos teórico-metodológicos pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente, para o aperfeiçoamento das práticas de alfabetização e, consequentemente, para o avanço da proficiência em leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa foi conceber e implementar um programa de formação teórico-prático para professores alfabetizadores, tendo como base tais conhecimentos como conteúdos formativos. A proposta de formação foi concebida, delineada e implementada originalmente para este trabalho de tese, por meio de uma pesquisa-ação, levando em conta o projeto pedagógico da escola, desde uma relação entre coordenadora pedagógica-pesquisadora com um grupo de nove professores das séries que compõem o ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental) da realidade investigada. Foram avaliados os conhecimentos dos professores alfabetizadores antes e após a vivência na formação proposta. Foi investigado se a participação de professores alfabetizadores, na referida formação, pode contribuir para suas aprendizagens, para suas práticas de alfabetização e possíveis desdobramentos nas aprendizagens dos alunos. De forma unânime, as professoras declararam que a formação possibilitou mudanças em sua forma de pensar a alfabetização. Concluímos que ao alfabetizador é imprescindível aprender e desenvolver um conhecimento mais aprofundado da estrutura da língua, do sistema de escrita, dos conhecimentos linguísticos e até ortográficos relacionados a esse sistema; do desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, especialmente em uma proposta de aperfeiçoamento e formação que o ajude a transpor para a prática pedagógica situações de ensino e aprendizagem que visem oferecer aos seus alunos a compreensão do princípio alfabético, para que avancem nos domínios da leitura e da escrita. As conclusões apresentadas por esta pesquisa podem contribuir na discussão dos currículos presentes na formação inicial e no desenho de propostas de formação continuada voltadas aos professores alfabetizadores que contribuam ao seu desenvolvimento profissionalOne of the several main challenges of Brazilian Education is to ensure the literacy of children and young people. This fact is a consensus in many documents, plans, agreements put to the country\'s education, and this is a problem still to be faced and to be surpassed. Current research from Cognitive Sciences has been showing the role of the explicit teaching of phonographic correspondence and the alphabetical principle, alongside the development of metalinguistic skills and, specifically, of phonological consciousness for the learning of reading and writing. However, the teacher\'s qualification did not expressly embody the knowledge of such evidence. We hypothesize that there are gaps in the professional qualification of teachers, regarding the need and the nature of linguistic and metalinguistics knowledge, including cognitive abilities required to literacy. Thus, we believe that providing knowledge of this evidence and its theoretical-methodological basis may contribute to the professional development of teachers, perfecting literacy practices, and, consequently, improving students\' reading and writing proficiency. The present research aimed to design and implement a theoretical-practical program of qualification for literacy teachers, having as baseline such knowledge as training content. The qualification proposal was conceived, designed, and implemented originally for this thesis, by an actionresearch, knowing the school\'s pedagogic plan, around a relationship between the author/researcher and curriculum coordinator with a group of nine teachers of the grades that compose the literacy cycle (the first, second and third years of elementary school) of the investigated reality. The knowledge of the literacy teachers was evaluated before and after the qualification program. It also was investigated if the program contributed to their learnings, their practices of literacies and if there were further developed into the students\' learning. Unanimously, the teachers have stated that the program changed the way they view Literacy. We concluded that is indispensable that the literacy-teaching develop a deeper knowledge of the language structure, of the writing system, of the linguistics knowledge, and even orthographical related to it, of the development of metalinguistic abilities, primarily in a perfecting proposal and qualification that help them bring to the pedagogical practice different situations offering their students the comprehension of the alphabetical principle so that their reading and writing proficiency can be perfected. The findings presented here may contribute to the teacher\'s education curriculum debate and on proposing continuing education to literacy tutors that may improve their professional development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deQuintal, Tania Maria Massaruto de2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-06092021-162818/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-08T16:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-06092021-162818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-08T16:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Um dos muitos e principais desafios da Educação Brasileira é garantir a alfabetização das crianças e jovens. Tal fato é consenso em vários documentos, planos, acordos postos à Educação do país, sendo este um problema ainda a ser enfrentado e superado. Pesquisas atuais oriundas das Ciências Cognitivas vêm evidenciando o papel do ensino explícito das correspondências fonográficas e do princípio alfabético, juntamente ao desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e, particularmente, da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, a formação dos professores não incorporou, de forma expressiva, o conhecimento de tais evidências. Temos como hipótese de pesquisa de que há lacunas na formação dos professores, quanto à necessidade e à natureza dos conhecimentos linguísticos e metalinguísticos, além das habilidades cognitivas requeridas na alfabetização. Com isso, acreditamos que proporcionar o conhecimento dessas evidências e seus fundamentos teórico-metodológicos pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente, para o aperfeiçoamento das práticas de alfabetização e, consequentemente, para o avanço da proficiência em leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa foi conceber e implementar um programa de formação teórico-prático para professores alfabetizadores, tendo como base tais conhecimentos como conteúdos formativos. A proposta de formação foi concebida, delineada e implementada originalmente para este trabalho de tese, por meio de uma pesquisa-ação, levando em conta o projeto pedagógico da escola, desde uma relação entre coordenadora pedagógica-pesquisadora com um grupo de nove professores das séries que compõem o ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental) da realidade investigada. Foram avaliados os conhecimentos dos professores alfabetizadores antes e após a vivência na formação proposta. Foi investigado se a participação de professores alfabetizadores, na referida formação, pode contribuir para suas aprendizagens, para suas práticas de alfabetização e possíveis desdobramentos nas aprendizagens dos alunos. De forma unânime, as professoras declararam que a formação possibilitou mudanças em sua forma de pensar a alfabetização. Concluímos que ao alfabetizador é imprescindível aprender e desenvolver um conhecimento mais aprofundado da estrutura da língua, do sistema de escrita, dos conhecimentos linguísticos e até ortográficos relacionados a esse sistema; do desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, especialmente em uma proposta de aperfeiçoamento e formação que o ajude a transpor para a prática pedagógica situações de ensino e aprendizagem que visem oferecer aos seus alunos a compreensão do princípio alfabético, para que avancem nos domínios da leitura e da escrita. As conclusões apresentadas por esta pesquisa podem contribuir na discussão dos currículos presentes na formação inicial e no desenho de propostas de formação continuada voltadas aos professores alfabetizadores que contribuam ao seu desenvolvimento profissional |
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