Entre o cinema e a pintura, o imaginário artístico de Andrei Tarkóvski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, D. G. C. R.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09112022-124141/
Resumo: Todos os sete longas-metragens do cineasta russo soviético Andrei Arsênievitch Tarkóvski (1932-1986), produzidos em vinte e cinco anos de carreira, apresentam referências diretas ou indiretas à história da arte. Esta dissertação dedica-se a investigar como a filmografia do diretor mobilizou telas, afrescos, gravuras e livros de arte na constituição de um imaginário cinematográfico singular, utilizando-se desse repertório como componente narrativo ou mesmo como premissa plástica para a arquitetura da cena. Com o objetivo de identificar e qualificar diálogos entre expressões artísticas, bem como o trânsito de formas, a pesquisa ocupa-se de três de suas películas, Infância de Ivan (Ivanovo detstvo, 1962), O espelho (Zerkalo, 1975) e O sacrifício (Offret, 1986). Infância de Ivan, analisado no primeiro capítulo, introduz o tema da experiência traumática da guerra, oferecendo elementos para a discussão desde o discurso propagandístico incitado pelo Partido Comunista, por meio da ampla produção e circulação de imagens, até a transposição para o cinema de um passado literário capitaneado por Dante Alighieri (1265-1321), da tradição iconográfica ortodoxa e do traço do gravador Albrecht Dürer (1471-1528). Na seção seguinte, dedicada a O espelho, o trabalho ocupa-se de compreender como Tarkóvski articula diferentes fontes visuais pintura e material de arquivo , a fim de construir um enunciado histórico, a um só tempo subjetivo e social. A análise revela conexões entre a inteligência criativa do realizador e o universo estético de nomes como Pieter Bruegel, o Velho (c. 1525-30-1569), Georges de La Tour (1593-1652) e Rembrandt van Rijn (1606-1669). Por fim, partindo da patente citação do renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), o estudo de O sacrifício sublinha uma tendência reflexiva na poética tarkovskiana, descortinando sua relação com o pensamento figurativo do século de ouro holandês. Assumindo o filme enquanto forma plástica e, à vista disso, conjugando a análise composicional ao exercício comparatista, a dissertação debruça-se sobre as propriedades visuais da obra de Andrei Tarkóvski, de maneira a elucidar os antecedentes culturais reverberados por sua cinematografia.
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Com o objetivo de identificar e qualificar diálogos entre expressões artísticas, bem como o trânsito de formas, a pesquisa ocupa-se de três de suas películas, Infância de Ivan (Ivanovo detstvo, 1962), O espelho (Zerkalo, 1975) e O sacrifício (Offret, 1986). Infância de Ivan, analisado no primeiro capítulo, introduz o tema da experiência traumática da guerra, oferecendo elementos para a discussão desde o discurso propagandístico incitado pelo Partido Comunista, por meio da ampla produção e circulação de imagens, até a transposição para o cinema de um passado literário capitaneado por Dante Alighieri (1265-1321), da tradição iconográfica ortodoxa e do traço do gravador Albrecht Dürer (1471-1528). Na seção seguinte, dedicada a O espelho, o trabalho ocupa-se de compreender como Tarkóvski articula diferentes fontes visuais pintura e material de arquivo , a fim de construir um enunciado histórico, a um só tempo subjetivo e social. A análise revela conexões entre a inteligência criativa do realizador e o universo estético de nomes como Pieter Bruegel, o Velho (c. 1525-30-1569), Georges de La Tour (1593-1652) e Rembrandt van Rijn (1606-1669). Por fim, partindo da patente citação do renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), o estudo de O sacrifício sublinha uma tendência reflexiva na poética tarkovskiana, descortinando sua relação com o pensamento figurativo do século de ouro holandês. Assumindo o filme enquanto forma plástica e, à vista disso, conjugando a análise composicional ao exercício comparatista, a dissertação debruça-se sobre as propriedades visuais da obra de Andrei Tarkóvski, de maneira a elucidar os antecedentes culturais reverberados por sua cinematografia.Each of the seven feature films of russian soviet filmmaker Andrei Arsenievitch Tarkovsky (1932-1986), wich were produced in twenty five years of carrer, presents direct or indirect references to art history. This dissertation investigates how his filmography mobilized paitings, frescos, engraving and art books to compose a singular cinematographic imaginary, using this repertoire as a diegetic component or even as a plastic premise in the architecture of the scene. For the purpose of identify and qualify the exchange between medias and the forms in transit, this research analyses three of his filmes, Ivans Childhood (Ivanovo detstvo, 1962), Mirror (Zerkalo, 1975) e The sacrifice (Offret, 1986). Ivans Childhood, analysed in the first chapter, introduces the theme of traumatic experience of war, providing elements to discuss from the propagandistic discourse incited by the Communist Party, through the wide production and circulation of images, to the transposition to cinema of a literary past led by Dante Alighieri (1265-1321), of the orthodox iconographic tradition and of the engraver Albrecht Dürer (1471-1528). In the following section, dedicated to Mirror, the work deals with understanding how Tarkovsky articulates different visual sources painting and archival material in order to construct a historical statement, both subjective and social. The analysis reveals connections between the director\'s creativity and the aesthetic universe of names such as Pieter Bruegel, the older (c. 1525-30-1569), Georges de La Tour (1593-1652) and Rembrandt van Rijn (1606-1669). Finally, based on the quotation by the Renaissance artist Leonardo da Vinci (1452-1519), the study of The sacrifice underlines a reflexive tendency in Tarkovsky\'s poetics, revealing its relationship with the figurative thought of the Dutch golden century. Assuming the film as a plastic form and, in view of this, combining the compositional analysis with the comparative exercise, the dissertation focuses on the visual properties of Andrei Tarkovsky\'s work, in order to elucidate the cultural background reverberated by his cinematography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Mateus Araújo SOUZA, D. G. C. 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